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Como emitir as etiquetas de envio no Nuvem Envio?

Veja os passos para gerar e imprimir as etiquetas e outros documentos de envio dos pedidos feitos pelo Nuvem Envio em sua loja virtual.

Última atualização: 12/04/2024

Com Nuvem Envio ativado em sua loja virtual, os clientes podem selecionar essa opção de frete para receberem suas compras. Para enviar os pedidos, você precisa imprimir e anexar as etiquetas e outros documentos de envio na embalagem que será despachada.

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Info

Não sabe como gerenciar os pedidos feitos com o Nuvem Envio? Recomendamos acessar o tutorial 👉 Como gerenciar os envios dos pedidos no painel do Nuvem Envio?

Os pedidos prontos para envio vão aparecer automaticamente na listagem da tela principal do Nuvem Envio com o status "Aguardando envio" e uma indicação de que está "Sem rastreio".

O próximo passo é imprimir os documentos de envio que podem ser: etiqueta de envio, declaração de conteúdo ou PLP.

Etiqueta de envio

Ela deve ser colada na embalagem com os dados do remetente (sua loja) e destinatário (comprador). Na etiqueta, aparece também o código de rastreio, que é enviado ao cliente para o acompanhamento da entrega.

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Success

A plataforma não é compatível com a linguagem de impressoras térmicas (PPLA ou PPLB, por exemplo). Porém, algumas impressoras dessas possuem um driver que permite imprimir normalmente arquivos PDF (formato utilizado em nosso sistema).

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Declaração de conteúdo

Documento obrigatório para o envio de produtos de microempresas que não emitem Notas Fiscais. O documento deve ser anexado na embalagem, detalhando o conteúdo que está sendo transportado.

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PLP (pré lista de postagem)

Este é um documento específico do Correios, que a maioria das agências não solicitam e raramente você precisará imprimi-lo.

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Gerar etiqueta, declaração de conteúdo e PLP

Veja os passos para emitir os documentos de forma individual ou em massa:

Gerar documentos de envio de forma individual

1. No painel do Nuvem Envio, clicar sobre o número do pedido que terá o documento de envio gerado para abrir seus detalhes.

Tela de pedidos do Nuvem Envio, com destaque para o número de um pedido para clicar e ver seus detalhes
2. Na seção "Imprimir documentos", selecionar os documentos que deseja imprimir e clicar no botão "Gerar rastreio e imprimir".


3. Quando o sistema integrar os dados do pedido com a transportadora, esse pedido vai ganhar um código de rastreio e uma será aberta uma aba do navegador para cada um dos documentos selecionados, que estarão em formato PDF.

Visualização das abas do navegador com os documentos abertos
4. Voltando à página do pedido, na seção "Detalhes do envio" vai aparecer o código de rastreio, que você pode copiar facilmente clicando no botão "Copiar".

Página de detalhes do pedido, com as informações "Código de rastreamento" e "Copiar" em destaque
❗ Voltando para a tela principal do Nuvem Envio, o código de rastreio também vai aparecer na linha do pedido.

Tela inicial do Nuvem Envio, com a coluna "Código de rastreio" em destaque
Veja um exemplo prático no GIF abaixo:

GIF de exemplo para selecionar e imprimir os documentos de envio do pedido

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Warning

Enquanto o pedido não for enviado, você pode reimprimir os documentos repetindo os mesmo passos acima. A diferença é que o sistema não precisará integrar com a transportadora novamente, pois este pedido já tem um código de rastreio.

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Gerar documentos de envio de forma massiva

Você também poderá gerar os documentos de envio para vários pedidos ao mesmo tempo a partir da tela principal do Nuvem Envio.

1. No painel do Nuvem Envio, você deve selecionar os pedidos que deseja imprimir os documentos clicando na caixa de seleção ao lado do número deles.

Tela do painel Nuvem Envio, com destaque para as caixas de seleção ao lado dos números dos pedidos
2. O cabeçalho da listagem de pedidos mostrará uma lista de ações. Você deve clicar nela e escolher a ação "Gerar rastreio e imprimir".

Caixa de opções do painel Nuvem Envio em destaque, com destaque para "Gerar rastreio e imprimir"
3. Uma tela lateral se abrirá, onde você poderá confirmar os pedidos selecionados e escolher quais documentos de envio quer imprimir. Após conferir e selecionar as opções, clicar em "Gerar rastreio e imprimir".

Janela para confirmar os pedidos selecionados e o botão "Gerar rastreio e imprimir" em destaque
4. O sistema vai integrar os dados dos pedidos com a transportadora, gerando um código de rastreio de cada um. Novas abas do seu navegador serão abertas para cada um dos documentos selecionados em formato PDF e com uma página por pedido.

Veja o exemplo prático no GIF abaixo:

GIF de exemplo para imprimir documentos de envio de forma massiva
Você também pode usar estes mesmos passos para reimprimir os documentos de vários pedidos.

Se escolher pedidos mesclados, em que alguns já tem código de rastreio e outros não, para estes que não tem, o sistema primeiro integra os dados com a transportadora e gera um código de rastreio para cada, exibindo os documentos em seguida.

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Warning

Dependendo do navegador que você utiliza, precisará autorizar a abertura de novas abas ou guias para o Nuvem Envio conseguir mostrar os documentos gerados em PDF. Normalmente, o navegador pede essa autorização ao gerar o primeiro documento, sem precisar repetir para os próximos.

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Pronto! 🙌

Os documentos de envio dos pedidos gerados com Nuvem Envio foram gerados e impressos.

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Success

A etiqueta e a PLP possuem a validade de 15 dias. Passado esse prazo, se você não tiver enviado o pedido ainda, será necessário criar um novo pedido. Para isso, você pode cancelar pedido e criar um novo indo em "Vendas > Pedidos Manuais", desta forma no novo pedido será possível emitir uma nova etiqueta.

Se seguir alguma dúvida no momento de imprimir suas etiquetas no Nuvem Envio, separamos um vídeo com todo o passo a passo:


Confirmar o envio dos pedidos

Após ter os documentos e o código de rastreio, você precisa despachar os pacotes em uma agência dos Correios e confirmar o envio dentro do painel Nuvem Envio. Dessa forma, o status do pedido é atualizado e o comprador receberá um e-mail com essa informação.

Veja como notificar o envio de forma individual ou em massa:

Confirmar envio individual

1. No painel Nuvem Envio, clicar sobre o número do pedido enviado para abrir seus detalhes.

Tela do Nuvem Envio, com destaque para o número de um pedido para clicar e ver seus detalhes
2. Como o pedido já possui um código de rastreio, basta clicar no botão "Marcar como enviado".

Seção "Detalhes do envio" da página do pedido, com o botão "Marcar como enviado" em destaque
3. Voltando para a tela principal do Nuvem Envio, o status do pedido estará como "Enviado".

Tela do Nuvem Envio, com destaque para a etiqueta "Enviado"

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Warning

Acessando a tela "Vendas > Lista de vendas" do painel Nuvemshop, no detalhe desse pedido também constará o código de rastreio e o status atualizado.

4. Quando o código de rastreio aparece no pedido na tela "Vendas", é o momento em que o seu cliente recebe um e-mail informando que o pedido foi enviado. Para confirmar, clique sobre o número do pedido para abrir os seus detalhes:

Tela da lista de vendas, com destaque para o pedido marcado como enviado pelo Nuvem Envio
5. Em seguida, busque pelo campo onde consta a opção de envio selecionada e o código de rastreio.

Visualização das informações de envio nos detalhes do pedido
Veja o exemplo prático no GIF abaixo:

GIF de exemplo para marcar um pedido como Enviado no painel Nuvem Envio

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Confirmar envio em massa

Na forma massiva, você poderá marcar vários pedidos ao mesmo tempo como enviados a partir da tela principal do Nuvem Envio.

1. No painel do Nuvem Envio, você deve selecionar os pedidos que deseja marcar como enviados clicando na caixa de seleção ao lado do número deles.

Tela do Nuvem Envio, com destaque para as caixas de seleção ao lado dos números dos pedidos
2. O cabeçalho da listagem de pedidos mostrará uma lista de ações. Você deve clicar nela e escolher a ação "Gerar rastreio e imprimir".

Caixa de opções do painel Nuvem Envio em destaque, com destaque para "Marcar como enviados"
3. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela. Em seguida os pedidos terão seu status alterado para "Enviado" e os respectivos pedidos na tela de vendas terão o rastreio integrado.

Veja o exemplo prático no GIF abaixo:

GIF de exemplo para marcar os pedidos como enviados de forma massiva

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❗ Caso apareça alguma mensagem de erro ao gerar a etiqueta, pode ser que não tenha cadastrado o endereço de remetente no painel da sua Nuvemshop. Para verificar, vá em "Configurações > Formas de entrega > Editar centros de distribuição". Com o endereço cadastrado, retorne ao painel do Nuvem Envio para gerar a etiqueta. 

Pronto! 🙌

Os pedidos gerados com o Nuvem Envio como forma de entrega foram marcados como enviados.


Caso queira consultar os outros conteúdos sobre o Nuvem Envio, acesse a seção abaixo:

📁 Nuvem Envio

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