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Como saber se uma venda já foi paga?

Saiba como visualizar o status de pagamento de um pedido feito em sua loja virtual e verificar se foi ou não processado pelo meio de pagamento.

Última atualização: 13/10/2023

Normalmente, quando uma compra é realizada utilizando um intermediador de pagamento, o status do seu pedido dentro da sua lista de vendas mudará automaticamente quando o pagamento for confirmado.

No entanto, o tempo de atualização do status poder variar de acordo com o intermediador ativo e a forma de pagamento escolhida por seu cliente para realizar aquela compra, como cartão de crédito, boleto bancário e PIX.

Prazo de compensação dos diferentes tipos de pagamento

Cartão de crédito ou débito online

Quando seu cliente realiza a compra com um intermediador de pagamento e opta por cartão de crédito, ou débito online, o pagamento da compra é geralmente recebido minutos depois. 

Então, se isso não acontecer nas próximas 48h, o ideal é acessar o painel do intermediador e conferir se há alguma compra ou pagamento confirmado por lá.

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Warning

A Nuvemshop possui um sistema de notificação automática com todos os intermediadores de pagamentos integrados. Para saber mais, acesse o tutorial 👉 O status da minha venda não mudou. Por quê?.

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PIX

Quando um pagamento é realizado por PIX, o valor é compensado no mesmo instante pelo intermediador de pagamento. A atualização no painel Nuvemshop pode ocorrer entre 24 e 48 horas.

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Boleto bancário

Normalmente, quando o cliente opta por efetuar um pagamento através de boleto bancário, a confirmação é feita em até 5 dias úteis. Passado esse prazo, se não identificar o valor na conta cadastrada no intermediador, sugerimos que cancele esse pedido.

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Pagamento personalizado

Nesse caso, o pagamento nunca será confirmado automaticamente e é preciso que essa ação seja feita manualmente por você, quando identificar o pagamento através da forma escolhida.

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Info

Se você não cadastrar uma forma de pagamento na sua loja, não será possível realizar vendas. Para saber como configurar um meio de pagamento, é só acessar o tutorial 👉 Como receber por minhas vendas na internet? e seguir os passos para cadastrar um intermediador.

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Success

Para saber sobre o prazo de devolução de valores de pedidos cancelados, acesse 📝 Como estornar o pagamento de um pedido cancelado?


Como saber quando um pagamento foi realizado?

Meios de pagamento integrados

Para saber quando o pagamento de seu pedido foi realizado, acesse sua lista de vendas seguindo o caminho "Vendas > Lista de vendas".

Pagamentos concluídos corretamente

Na sua lista de vendas, aquele pedido cujo pagamento foi realizado corretamente terá o status "Pronta para embalar" e a ação recomendada será "Marcar como embalado".

Ação recomendada marcar como embalado.

Isso quer dizer que o pagamento foi recebido e agora será possível seguir para o próximo passo, que é embalar o pedido.

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Pagamentos rejeitados

Caso o pagamento tenha sido recusado, você verá que o status daquele pedido será "Pagamento rejeitado" e a ação recomendada será "Cancelar pedido", uma vez que seu cliente não pode fazer um novo pagamento associado a esse pedido.

Ação recomendada cancelar pedido.

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Info

Para saber mais informações sobre o andamento pedido, clique no número do pedido para acessar o resumo da compra. Na caixa "Histórico do pedido", você poderá visualizar a atualização do status do pagamento.

Tela de histórico do pedido

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Pagamento personalizado

Quando um pedido tiver como meio de pagamento um pagamento personalizado, o status do pedido não será atualizado automaticamente.

Nesse caso, mostrará a informação "Esperando sua confirmação de pagamento", junto do nome que você deu para essa forma de pagamento, e o botão "Marcar pagamento recebido" como ação recomendada.

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Info

Se você não tem um pagamento personalizado na sua loja virtual e gostaria de oferecer essa possibilidade, consulte os requisitos e passos para habilitar 👉 Como configurar meio de pagamento personalizado?.

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Success

Não marque um pedido como "Pagamento recebido" sem ter certeza que o pagamento foi realizado. 

Ao marcar como pagamento recebido, seu cliente receberá um e-mail informando que o pagamento foi recebido e não é possível anular esse e-mail, se o mesmo for enviado. Por isso, essa ação só deve ser feita quando de fato identificar o pagamento.

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