Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Configurações Configurações avançadas API

O que é a API da Nuvemshop? E o que é possível integrar por meio dela?

Informações adicionais sobre o que é a API e como funcionam as integrações com a Nuvemshop.

Última atualização: 08/02/2024

API  é uma sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. Essa interface especifica de que maneira devem interagir os diversos componentes de um software.

No caso da Nuvemshop, a API pode ser utilizada para integrar a plataforma com serviços externos ou para ampliar o potencial das funcionalidades atuais com desenvolvedores externos. 

É importante ressaltar que para se desenvolver uma integração com a Nuvemshop, o desenvolvedor precisar ser um Parceiro da Nuvemshop. Para saber como ser um parceiro, consultar o tutorial 👉 Quais são e como funcionam os programas de parceiros da Nuvemshop?.

Também é possível integrar sua loja virtual Nuvemshop a outras plataformas que ainda não estão integradas utilizando a API, que é tipo REST e utiliza JSON e OAuth.

Os elementos possíveis de serem obtidos via API são os seguintes:

  • Loja
  • Produtos (Estoque)
  • Variáveis do produtos
  • Imagens do produtos
  • Categorias
  • Ordens
  • Clientes
  • Cupons

Usando a API, é possível fazer as seguintes integrações:

  • Obter informações da loja, como nome, URL, páginas de Facebook ou Twitter, entre outras.
  • Criar ou eliminar produtos, ou modificar qualquer um de seus atributos.
  • Acessar as imagens dos produtos e suas variantes e realizar ações sobre elas.
  • Criar ou modificar categorias dentro da loja.
  • Consultar a lista de pedidos da loja e realizar operações diversas sobre elas (cancelar, finalizar, entre outros).
  • Criar ou modificar clientes da loja, ou adquirir mais informações de seu comportamento, por exemplo, data de última compra. 
  • Criar cupons de desconto ou de frete grátis. 

 Com as aplicações desenvolvidas pela API, seria possível, por exemplo:

  • Sincronizar o estoque da loja com um software de gestão.
  • Exportar informação de um cliente para um sistema de CRM que ajude o dono da loja a fazer a gestão de seus contatos.
  • Conseguir informações de clientes da loja para nutrir a base de dados de uma ferramenta de email marketing, aproveitando o que tem disponível para melhorar a segmentação.
  • Oferecer cupons de desconto de maneira automática a clientes que abandonaram os carrinhos. 
  • Integrar automaticamente as vendas com um sistema de faturamento para emitir notas fiscais de maneira automatizada às vendas.
  • Incorporar um chat para atendimento em tempo real dos clientes da loja. 


Como adiantamos, para integrar um sistema externo com a nossa plataforma é preciso ter um desenvolvedor que idealize a integração e, antes de qualquer coisa, seja cadastrado como 👉 Parceiro da Nuvemshop

Feito o cadastro, é só acessar a 👉 nossa documentação específica para criação de API, com os passos para os desenvolvedores a seguir.
 
Após o esboço da integração estar pronto, pode entrar em contato através do e-mail parceiros@nuvemshop.com.br, onde nossos desenvolvedores testarão a ferramenta e verão se está funcionando corretamente.

E para criação de aplicativos, separamos um guia prático de como desenvolver um Aplicativo para o App Store. Clique no botão abaixo para conferir.

Success

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com relação à API, entre em contato om a nossa equipe através do e-mail 📧 parceiros@nuvemshop.com.br

O artigo ajudou você?