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Como criar meu primeiro anúncio no Google ADS?

Passos para criar um anúncio para sua loja no Google ADS Inteligente

Última atualização: 08/07/2022

Antes de chegar em uma loja virtual, muitas pessoas pesquisam preços e ofertas na Internet. É fato que o Google é onde a maioria faz estas buscas e se você quer conquistar novos clientes é bem interessante conhecer o Google ADS.

Google ADS (antes conhecido como AdWords) é uma ferramenta de criação de anúncios. Estes anúncios aparecerão quando uma busca por uma palavra-chave for realizada no Google. É um investimento que vale a pena e você pode aprender mais visitando 🎓 Trilhas de Conhecimento da Nuvemshop e nosso 📃 Blog do E-commerce.

Neste tutorial, vamos te ensinar a usar o Google Ads no modo Inteligente, para você criar seu primeiro anúncio de forma rápida e descomplicada, e começar a investir nesse tipo de publicidade.

Criando o cadastro

1. Para criar uma conta no Google Ads, acesse o site de registro de anúncios do Google Ads, clique em "Começar Agora". 

2. Siga as etapas de registro do Google ads fornecendo informações sobre sua loja como Nome, endereço, etc.

Importante:

Para criar o seu cadastro, é necessário gerar a primeira campanha, porém, uma das etapas é efetuar o pagamento. Caso não tenha certeza, indicamos que selecione a opção pagamentos manuais para gerar um boleto.

3. Assim que finalizar o cadastro da sua conta, você visualizará uma página igual o exemplo abaixo. Clique em "Explorar sua campanha" para prosseguir.

4. Ao acessar o painel do Google Ads pela primeira vez, caso queira excluir a primeira campanha que acabou de criar, siga pelo caminho "Todas as campanhas > Ver campanha". 

5.  Em seguida irá carregar a lista de campanhas geradas, para remover, clique no "ícone da caneta > Remover campanha" ao lado do nome da campanha.  Aparecerá uma pop-up, cliquem em "Remover Campanha" novamente.

Criando o anúncio

1. Após excluir a campanha ou ou se quiser criar um novo anúncio, na página inicial, vá em  "Todas as campanhas", em seguida clique em  "+ Nova campanha". 

2. Na etapa seguinte, escolha a meta de publicidade. Ao todo são 7 ações:  Vendas, Leads, Tráfego, Consideração de produto e marca, Alcance e reconhecimento da marca, promoção de app e Visitas a lojas locais e promoções.

3. Para esse tutorial selecionamos a campanha voltada à realização de uma ação na loja, ou seja, a compra de um produto, desta forma, clique na opção “Vendas”. Lembrando que você pode escolher qualquer uma das metas de acordo com sua estratégia. 

4. Depois selecione como os seus clientes visualizaram seus anúncios. Ao todo são 6 formas diferentes de campanhas:

  • Pesquisar: Os anúncios aparecerão na lista de resultados de buscas no Google.

  • Rede de Display: Os anúncios aparecerão destacados ao lado das listas de resultados.

  • Shopping: Os anúncios serão exibidos na guia Shopping do Google. Para isso é necessário 👉 Configurar o Google shopping.

  • Vídeo: Foco para quem usa anúncios em formato de vídeo.

  • Smart: Para gerar anúncios automatizados que serão exibidos no Google, no Google Maps e em toda a Web.

  • Discovery: Para gerar anúncios personalizados com apelo visual para Youtube, Gmail, no Discover e em outros produtos.

5. Para esse tutorial, selecionamos o tipo de campanha Pesquisa" para que os anúncios apareça nos resultados de pesquisas do Google.

6. Em seguida, selecione como deseja alcançar a sua meta, basta escolher uma das 4 opções. Como o foco desse anúncio é gerar mais vendas na sua loja on-line, habilite a opção "Visitas ao site" e "insira o endereço da sua loja".

7. Para prosseguir, clique em "Continuar".

8. Na próxima tela, siga as etapas conforme os passos abaixo:

1: Selecionar configurações da campanha

1. Na primeira etapa, ela é divida em 4 seções:

Configurações gerais

Neste primeira seção, você precisará configurar informações gerais do anúncio.

1. Para começar, você verá o Tipo e Meta de anúncio que foram configurados na primeira parte desse tutorial:


2. Em seguinte, no campo Nome da campanha, atribua um nome para a campanha que está criando. Assim ficará mais fácil localizá-la dentro do Google Ads.

No exemplo abaixo, colocamos o seguinte nome Loja Nuvemshop Evento Black friday.

3. Em Redes, por padrão o Google Ads deixará as opções de Rede de pesquisaRede de display selecionadas. Recomendamos que deixe essas opções marcadas para um melhor alcance do seu anúncio.

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Segmentação e público-alvo

Na seção Segmentação e segmentos de público-alvo, faça a segmentação dos seus anúncios para que a companha seja mais assertiva:

1. Em Locais, visualizará 3 opções para segmentar o anúncio: Todos os países / Territórios, Brasil ou Inserir outro local.



  • Para as duas primeiras opções Todos os países/territórios e Brasil, não será possível segmentar por alguma localidade, já que elas seleciona um território por completo.

  • Na opção Inserir outro Local permite selecionar um território (País, Estado, Cidade).


    E ao clicar em "Pesquisa avançada", o Google redirecionará você para uma página que permite configurar a segmentação por Local ou Raio.


Concluindo a segmentação por local, ao clicar em "Opções de local", é possível configurar a Meta e Excluir da segmentação. Indicamos que deixei as opções recomendadas pelo Google Ads selecionadas igual o exemplo abaixo:



2. Na seção Idiomas, selecione os idiomas que os seus clientes falam. Basta digitar o idiomaselecionar o idioma, igual o exemplo abaixo:


3. Na última seção Segmentos de público-alvo, selecione o público-alvo de sua campanha usando as opções Pesquisar por termos (palavras-chave) ou Procurar de acordo com a sugestões do Google Ads de segmentação.


Exemplo de como usar a o recurso de Pesquisa:




Exemplo de como usar a o recurso de Procurar:

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Orçamento e Lances

Após a segmentação do anúncio, defina quanto e como deseja aplicar os lances e orçamento.

1. Em Orçamento, defina o valor médio que será investido na campanha. Lembrando que o cálculo é o Valor do orçamento multiplicado pelo número médio de dias do mês.


2. Na seção Lances, selecione o tipo de métrica deseja focar com base nas opções lances. Lembrando que esse tipo campanha tem como objetivo Maximizar conversões a partir do Lance configurado, gerando um maior número de conversões com seu orçamento definido.


Caso não tenha conhecimento em como criar uma estratégia para o anúncio a partir de um lance, recomendamos que use a opção de Orçamento.

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Info

Para saber mais sobre como funciona o cálculo de um orçamento diário médio, consulte o artigo do Google Ads 🌍 Cobranças e seu orçamento diário médio.

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Extensões de anúncio

Na última seção Extensões de anúncio, configure informações adicionais do seu anúncio que deverão ser exibidas. É possível configurar 3 tipos de Extensões: Sitelinks, Frase de destaqueChamada.

1. Para configurar, clique nas setas que ficam no lado direito da tela, ao fazer isso expandirá alguns campos, preencha-os conforme as orientações em sua tela.




2. Se quiser adicionar mais alguma extensão, clique no botão "+ Extensão de anúncio".




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Warning

De acordo com o Google Ads, ao exibir as informações adicionais nos anúncios, aumentam a taxa de cliques em até 15%.  Por esse motivo recomendamos que faça essa configuração. 

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2. Ao finalizar a configuração da campanha, clique em "Salvar e Continuar" para prosseguir.

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2: Configurar grupos de anúncios

Na segunda etapa, você deve configurar os grupos de anúncios para sua campanha.

1. Primeiro, em Tipo de grupo de anúncios, selecione a opção "Padrão".


2. Em seguida atribua um Nome do grupo de anúncios. No exemplo abaixo nomeamos como "Grupo mulheres roupas".


3. Depois é preciso configurar as palavras-chave, para isso, insira o URL (endereço web) e produtos ou serviços de sua loja.


4. Após de adicionar os produtos e serviços, clique no botão Atualizar "Palavras-chave", ao fazer isso, o quadra de palavras-chave será atualizado.


5. Caso queria criar outros grupos de anúncios, clique no botão "+ Novo grupo de anúncios". e siga os passos acima para configurar as palavras-chave.


6. Conforme  for configurando os grupos de anúncios, no lado direito de sua tela, poderá acompanhar a estimativa diárias para entender melhor o orçamento a ser investigado na campanha.


7. Finalizando a configuração do grupo de anúncio, clique em "Salvar e continuar" para prosseguir.

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3: Criar anúncios

Na terceira parte, você criará o anúncio, ou seja, irá personalizar o anúncio de como os seus clientes visualizará quando aparecer em algum resultado de busca.

1. No campo URL final, insira o endereço de sua loja com HTTPS://, igual o exemplo abaixo:




2. No campo Caminho de exibição, faz parte do URL de visualização em anúncios de texto expandido. Esse campo é utilizado pelo Google Ads para combinar o endereço de sua loja com o texto inserido para o URL de visualização.


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Success

O Google Ads não garante a exibição do desses campos, por esse motivo é uma configuração opcional. Para saber mais como funciona, consulte o artigo do Google Ads 🌍 Caminho.


3. Em Títulos 2/15, insira de 3 até 15 títulos com termos que estão relacionados diretamente com o seu produto ou serviço. 


4. No campo Descrições ‪0/4, atribua ao anúncio de 2 até 4 descrições. 


5. E se clicar no botão Opções de URL do anúncio, poderá configurar o Modelo de acompanhamento ou Sufixo do URL final.


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Info

Para saber mais como funciona o Modelo de acompanhamento ou Sufixo de URL final, consulte os tutoriais do Google Ads 🌍 Modelo de acompanhamento: definição  e 🌍  Adicionar um sufixo de URL final.


6. Finalizando a criação do anúncio, clique em "Concluído"


7. Para prosseguir, clique em "Salvar e continuar".

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4: Revisar

Na última parte, revise o anúncio criado, caso tenha saldo suficiente e estando tudo certo, basta clicar em "Publicar".

Se ainda não entrou o saldo para publicar o anúncio, o Google solicitará que faça a correção antes de prosseguir com ativação do anúncio.

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Gerando a tag e snippet de conversão para vincular no painel

Após criar o seu primeiro anúncio, para acompanhar as conversas em sua loja, recomendamos que gere a tag e o snippet de conversão do Google Adsvincule em sua loja Nuvemshop. Para saber mais, consulte o nosso tutorial abaixo:
📝 Como vincular os códigos do Google Ads na minha loja?

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