Como funcionam as promoções e os descontos?
Perguntas frequentes sobre a ferramenta de promoções, descontos e ofertas.
Última atualização: 15/01/2021
Table of Contents
Promoções individuaisPromoções ColetivasDescontos sobre o total da compraPerguntas FrequentesNesse tutorial você encontrará as respostas para as principais dúvidas e informações importantes que precisa saber sobre essas promoções.
Atualmente oferecemos 3 formas diferentes de criar descontos e promoções:
Promoções individuais: Preço promocional;
Promoções coletivas: 2x1, 3x2 e Desconto por quantidade;
Descontos sobre o total da compra: Cupom de desconto, Desconto através de um meio de pagamento personalizado e Frete grátis.
Se ainda não criou nenhuma promoção em sua loja, recomendamos que consulte o nosso tutorial 👉 Como oferecer promoções e descontos?. Nele você encontrará as possíveis promoções e ofertas que poderá oferecer em sua loja virtual Nuvemshop.
Promoções individuais
Oferecer preços promocionais em sua loja, é o tipo de promoção que se enquadra na categoria "promoção individual" e se aplica por produto, incluindo variações se tiver.
Incidem, diretamente, sobre o preço unitário do produto, e o valor promocional será exibido ao lado do valor original do produto, sendo possível definir uma porcentagem de desconto para o produto em questão.
Por outro lado, se o cliente incluir mais produtos no carrinho será visto esse desconto no subtotal da compra e não no valor direto do produto.
Promoções Coletivas
Nessa categoria se engloba as ofertar de Leve 3, Pague 2 ou Leve 2, Page 1. Neste tipo de promoção depende do número de produtos que estão no carrinho de compra.
Não será visível diretamente no produto, ou seja, não afetam o valor unitário dele ou no subtotal da compra e sim, no total da compra quando for adicionado produtos que fazem parte da promoção. Porém, o seu cliente poderá identificar a ofertar através da tag da promoção que aparece próximo ao produto.
As promoções coletivas não são cumulativas com outras promoções individuais (preço promocional) e com descontos sobre o total da compra (cupom de desconto, frete grátis, etc).
Descontos sobre o total da compra
Dentro desse grupo, se enquadram as promoções efetuadas com cupons, descontos através de um meio de pagamento personalizados e frete grátis.
Tais descontos se aplicam sobre o valor total do pedido e são cumulativos com promoções coletivas e individuais.
Perguntas Frequentes
❓ Sobre quais produtos são aplicados as promoções coletivas?
R: Serão aplicados, sempre, para os produtos mais em conta do carrinho. Então se for configurado essa promoção para categoria, será descontado o valor do produto mais em conta, independente se for o primeiro, segundo ou terceiro produto a ser adicionado no carrinho de compras.
❓ O que acontece se um produto tiver duas ou mais promoções coletivas?
R: Nesse caso, será aplicado apenas uma promoção e dará preferência para a promoção que alcance menos produtos, na seguinte ordem:
Promoção para determinados produtos;
Promoção por categorias;
Promoção para todos os produtos.
❓ E se duas ou mais promoções coletivas para o mesmo produto tiverem o mesmo alcance?
R: Permanece a promoção criada por último.
❓ É possível combinar 2x1 ou 3x2 entre diferentes promoções?
R: Não, as promoções são aplicadas, unicamente, para as opções selecionadas, ou seja, não possível combinar mais de uma opção. Se quiser aplicar para todos os produtos alguma das promoções, deverá selecionar a opção de "aplicar promoção para todos os produtos".
❓ Qual é a ordem de aplicação dos descontos e promoções se eu tiver outras promoções aplicadas?
Primeiro são aplicadas as promoções individuais, como preços promocionais (aplicadas diretamente no produto) ou % de desconto, que resultará em um valor W.
Sobre esse valor W, serão aplicadas as promoções coletivas, como 2x1 ou 3x2, resultando em um valor X.
Sobre o valor X, se aplica um cupom de desconto, obtendo um terceiro valor, Y.
Desse valor Y, pode ser aplicado o desconto do meio de pagamento personalizado, resultando no valor Z.
No final é somado o custo do frete á esse valor Z, ou se o frete for gratuito não é aplicado valor nenhum, e esse será o total de uma compra.
❓ Posso oferecer um desconto de 100% em cima no valor da compra?
R: Não! Isso porque não é possível concluir pedidos com o valor de compra zerado na loja, ou seja, você ofereceu um desconto de 100% em algum produto ou através de um cupom, o cliente não conseguirá finalizar a compra.
❓ É possível bloquear descontos cumulativos?
R: Não, no momento não é possível impedir que descontos cumulativos sejam aplicados no pedido quando as condições aplicáveis de desconto são atingidas.