Central de Atendimento Nuvem Impulsione seu negócio Canais de Venda Instagram Shopping

Como configurar meus produtos para o Instagram Shopping?

Passos para configurar seus produtos para serem corretamente carregados no Instagram

Última atualização: 20/12/2021

Para que os produtos possam ser carregados corretamente para o Instagram Shopping e você possa fazer as marcações, habilitando a sacolinha de compra, é necessário que eles estejam corretamente configurados antes de enviar o catálogo através do Gerenciador de Negócios do Facebook (ferramenta por onde seu catálogo de produtos será enviado para o Instagram).

Abaixo listamos algumas informações que são obrigatórias e outras são opcionais nas configurações dos produtos.

Antes de configurar os produtos para o Instagram Shopping

Como o Instagram Shopping é uma ferramenta do Facebook e ela compartilha do mesmo sistema para sincronizar os catálogos com a Loja do Facebook e o Instagram Shopping, é importante lembrar que os produtos não devem possuir títulos e descrições em caixa alta (letras maiúsculas).



Caso tenha algum produto cadastrado nessa formatação de texto, é muito provável que ao sincronizar o catálogo com o Gerenciador de Negócios, ele seja recusado.

Para que o Gerenciador de Negócios valide o produto, é preciso garantir que os nomes e descrições estejam no padrão "primeira letra maiúscula, demais letras minúsculas".

Info

Se precisar atualizar muitos produtos, recomendamos que use a nossa planilha de carga em massa. Para saber como usar, consulte o tutorial 📝Como cadastrar produtos de forma massiva?.

Informações obrigatórias

Para que o Facebook possa validar as informações dos seus produtos, é necessário o preenchimento o campo Marca nos produtos. conforme o passo a passo abaixo:

1. Acesse o painel da loja Nuvemshop.

2. Siga pelo caminho  "Produtos" > "Lista de produtos".

3. Acesse o produto que deseja configurar.

4. Vá até a seção Opções avançadas, em Mais Opções, clique no botão "Editar Opções".



5. No campo Marca, você deve preencher com a marca do seu produto. Se for um produto que você fabrica, coloque o nome de sua empresa, por exemplo. Feito isso clique no botão "Pronto!" para finalizar.



6. Para finalizar, clique em "Salvar Alteração". Repita esse passo em todos os produtos em sua loja.


Info

Se possui uma grande quantidade de produtos para cadastrar/atualizar, utilize a nossa plataforma de carga em massa. Para saber como usar, consulte o tutorial 📝 Como cadastrar produtos de forma massiva?.

Informações opcionais

Além do campo Marca, o Instagram Shopping também utiliza outros identificadores que auxiliam na busca pelo produto, são eles:

Código de barras

Código de barras ou GTIN, EAN, ISBN, etc., diferente do campo da Marcaesse campo não é obrigatório, isso quer dizer que se o produto não possui um código de barra, recomendamos que deixe esse campo em branco.

Agora se o produto possui um código, para uma melhor performance nas publicações dos seus anúncios, indicamos que preencha essa campo conforme o passos abaixo:

1. Acesse o painel da loja Nuvemshop.

2. Siga pelo caminho  "Produtos" > "Lista de produtos".

3. Acesse o produto que deseja configurar.

4. na seção de Estoque, o campo Código de barras (se as tiver).



6. Para finalizar, clique em "Salvar Alteração". Repita esse passo em todos os produtos em sua loja.

Categorias do Google Shopping

Apesar de ser um recurso utilizado para habilitar o Google Shopping, o Instagram também usa esses identificadores para categorizar os produtos corretamente, facilitando a sua busca dentro dentro do Instagram Shopping ou até mesmo na Loja do Facebook.

Para habilitar essas categorias, não é necessário fazer toda a configuração para ativar o Google Shopping. O que precisa ser feito é:

1. Habilitar o Google Shopping conforme explicamos nesse tutorial 📝 Como ativar o Google Shopping?.

2. Com o a funcionalidade do Google Shopping ativa, siga os passos do tutorial 📝 Como configurar a taxonomia do Google Shopping em minhas categorias? para configurar as categorias.


Success

Caso você envie o catálogo sem as informações opcionais, é possível que o Gerenciador de Negócios aponte alguns erros. Não se preocupe, pois isso não impede que você suba o seu catálogo para o Facebook ou que o Instagram libere a funcionalidade do Instagram Shopping em sua conta, basta desconsiderar a notificação.


Warning

Após configurar seus produtos, é necessário aguardar até o próximo dia para que as novas informações sejam absorvidas pelo feed que será enviado ao Gerenciador de Negócios. Então, programe-se para configurar os produtos em um dia e fazer as configurações no Gerenciador de Negócios em outro dia.

O artigo ajudou você?