Central de Atendimento Nuvem Impulsione seu negócio Canais de Venda Instagram Shopping

Como verificar se meu catálogo para o Instagram Shopping está correto?

Problemas frequentes do catálogo e como solucioná-los para habilitar o Instagram Shopping

Última atualização: 10/08/2021

Após conectar o catálogo de produtos com a Loja do Facebook ou Instagram Shopping, é necessário fazer a manutenção para garantir que os produtos sejam carregados corretamente nesses dois canais de vendas.

Lembrando que, por ser uma configuração quase que 100% externa à Nuvemshop, tanto o Facebook quanto o Instagram podem demorar a liberar a exibição do catálogo nos canais de vendas ou para marcação de produtos nas fotos do Instagram, por exemplo.

Neste tutorial, preparamos uma lista com os problemas mais frequentes que podem impedir a liberação destas funcionalidades e como resolvê-los.

Acessando o relatório de erros do feed

1. Acesse o seu 🌍 Gerenciador de Negócios do Facebook.

2. No menu principal, siga pelo caminho "Todas as ferramentas" > "Gerenciador de Comércio".

3. Na próxima tela, em Ativos, vá até a seção Catálogo e clique sobre o catálogo que deseja verificar.

No exemplo abaixo, acessamos o nosso catálogo modelo "catálogo de produtos nuvemshop". No seu gerenciado, procure pelo seu catálogo de produtos.


4. Depois siga pelo caminho "Catálogo" > "Fonte de dados".

5. Dentro da fonte de dados, você verá algumas informações sobre o catálogo de produto. Clique em Ver relatório de erros do Feed para acessar o relatório. 

Neste relatório. você encontrará algumas mensagens de alerta. É importante saber que as mensagens em amarelo se referem a erros que não impactam na ativação do Instagram Shopping. as mensagens em vermelho são problemas que devem ser corrigidos para que seja possível habilitar a funcionalidade. Alguns exemplos:

Informações ausentes: google_product_category


Este erro não é relevante para a ativação do Instagram Shop, e está relacionado com as categorias exigidas pelo Google para o funcionamento do Google Shopping. Em outras palavras, não é necessário fazer nenhuma ação para corrigi-lo.

No entanto, esse recurso ajuda a categorizar os itens da sua loja, facilitando realizar anúncios e ações de marketing. Para habilitar essas categorias, não precisar fazer toda a configuração de ativação do Google Shopping. O que precisa ser feito é:

1. Habilitar o Google Shopping conforme explicamos nesse tutorial 📝 Como ativar o Google Shopping?.

2. Com o a funcionalidade do Google Shopping ativa, siga os passos do tutorial 📝 Como configurar a taxonomia do Google Shopping em minhas categorias? para configurar as categorias

Erro "price currency not support"


Se visualizar este erro, mas os preços dos produtos aparecem corretamente em sua Loja do Facebook, não existe motivo para se preocupar, pois a ativação da funcionalidade não será afetada. Se, após várias horas, os preços dos produtos aparecerem com o status "Em processo" ou "Processando", te sugerimos que entre em contato com nossa equipe de atendimento, enviando algumas imagens mostrando o erro.

Esses campos contém palavras em maiúsculas


Esse erro aparece nos campos Title ou Description. Isso acontece porque o Gerenciador de Negócios não aceita nenhuma palavra que esteja totalmente em maiúsculas. 

Se colocou os nomes e as descrições dos produtos em caixa alta (maiúsculas) ao cadastrá-los em sua loja Nuvemshop, existe uma grande chance dele ser rejeitado.

Para corrigi-los, mude os títulos e descrições de seus produtos manualmente ou de forma massiva. Para fazer massivamente, baixe o arquivo com todos os seus produtos e altere todas as letras maiúsculas para minúsculas com a ajuda 🌎 deste tutorial do Office.

Info

Para atualizar os produtos de forma massiva, consulte o tutorial 📝 Como cadastrar produtos de forma massiva?

Campos estão ausentes


Uns dos requisitos do Gerenciador de Negócios do Facebook é que todos os produtos do catálogo tenham Title (Nome do produto) e Description (descrição do produto)

Se os produtos possuem apenas descrições com imagens, sem texto, é provável que ele seja rejeitado. Para corrigir, recomendamos que complete as descrições dos produtos, inserindo textos.

Info

Para atualizar os produtos de forma massiva, consulte o tutorial 📝 Como cadastrar produtos de forma massiva?.

Faltam indicadores universais: GTIN, MPN e Brand


Este erro pode acontecer quando o GTIN dos seus produtos não tem a estrutura requerida pelo Facebook, como, por exemplo, ter somente números.

Se você não usa o Google Shopping, recomendamos excluir o GTIN dos produtos e usar o SKU como código de controle interno. Não é obrigatório informar o GTIN, MPN e Brand (marca) para que o catálogo seja aprovado, porém se adicionar produtos manualmente ao catálogo, o Facebook exigirá que adicione a todos. Por isso, acreditamos que excluir pode ser a melhor opção. 

Já se você usa o Google Shopping, deverá corrigir essa informação. Note que essa informação pode ou não afetar a funcionalidade, pois em algumas ocasiões aparece em amarelo  e em outras em vermelho.

O artigo ajudou você?