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Como usar os campos "Outros códigos de conversão"?

Informações sobre os campos "Outros códigos de conversão" presentes na tela de Códigos externos

Última atualização: 16/05/2022

Os códigos de conversão ajudam a rastrear e medir as vendas da sua loja. Eles geralmente são usados para medir o sucesso de uma campanha, pois permitem identificar a origem do tráfego da sua loja.

Neste tutorial, ensinaremos como usar os campos códigos de conversão

Como funciona o campo código de conversão?

Através do campo Código de conversão, você poderá comparar quantas vendas foram iniciadas a partir de suas campanhas como do Facebook, Google e outras médias, podendo compreender quais delas melhor funciona para você, assim decidindo em qual continuar investindo.

Abaixo explicamos o funcionamento de cada campo:

Para página de finalização

Esse campo é mais assertivo, principalmente para quem utilizar somente meios de pagamento transparentes (PagSeguro, Mercado Pago e Moip). Agora se você usa meios de pagamento que não são transparentes e pagamentos personalizados, a medição pode não ser muito assertiva.

Isso acontece pois, para os meios de pagamento não transparentes, no qual o comprador precise clicar para retornar à loja para que a conversão seja considerada. Se esse comprador somente feche a página com a confirmação do intermediador de pagamento, a conversão não será considerada.

Dependendo do meio de pagamento, este processo será feito de forma automática ou manual. Por exemplo, se o PagSeguro estiver configurado como Checkout padrão, ao finalizar a compra, ele oferecerá as duas opções, veja:


Para esses casos, o cliente poderá aguardar até o final da contagem para retornar à loja ou é só clicar em Voltar para a loja para ser redirecionado novamente, indicando que a compra foi concluída com sucesso.

O mesmo acontece com pagamentos personalizados. Como não existe a efetivação do pagamento no momento da compra.

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Para página de confirmação

Já este campo, todas as compras serão consideradas, independentemente do pedido ter o seu pagamento confirmado ou não.

Como a conversão é considerada assim que o comprador clicar no último botão do processo, são considerados os pedidos com todos os intermediadores de pagamento, inclusive com pagamentos personalizados.

A desvantagem é que, tanto pagamentos finalizados com sucesso ou aqueles que o cliente não realizou o pagamento  serão considerados como uma venda concluída.

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Como adicionar um código de conversão?

Primeiro obtenha o código de conversão correspondente à sua campanha. Cada ferramenta possui etapas específicas para obter seu código de conversão, em geral, o código é apresentado no formato JavaScript.

Dica: 

Se ainda não sabe qual ferramenta usar para realizar as suas campanhas e medir a evolução delas, indicamos a ferramenta Google Ads do Google. Para como criar o seu anúncio e gerar as tags, consulte o tutorial 

👉 Como vincular os códigos do Google Ads na minha loja?.

Caso já tenha a tag e deseja, siga os passos a abaixo:

1. Dentro no seu painel de administração, vá Configurações > Códigos externos.

2. Vá até a seção "Outros códigos de conversão".

3. Nesta seção, você visualizará o campo Finalização de compra e logo abaixo a opção para habilitar o campo para Confirmação de compra:

Página de finalização de compra

O primeiro já aparecerá habilitado, e serve para a adicionar códigos de conversão para a página de finalização de compra.

A página de finalização de compra é a última página do checkout exibida para o comprador (aquela que tem o final  /success/).


Com essa configuração, uma conversão será contabilizada quando seu cliente visitar essa página. Ela é exibida para seus consumidores quando:

  • Após a finalização de uma compra com um meio de pagamento personalizado
  • Após o pagamento da compra com um meio pagamento.

No segundo caso, é necessário que o cliente retorne a sua loja após concluir o pagamento na página da plataforma de pagamento utilizada. Se um cliente efetuar o pagamento e não retornar à loja, a conversão não será contabilizada.

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Página de confirmação de compra

O segundo campo, "Códigos de conversão para a página de confirmação de compra", fica oculto e só é exibido após a opção "Configurar um código de conversão para a página de confirmação de compra" ser habilitada.


Neste caso, a conversão é considerada assim que o comprador clica em "Pagar através da" na etapa final do checkout. Ou seja, a conversão será contabilizada mesmo se o pagamento não foi confirmado.

Na imagem abaixo, podemos ver um exemplo do Mercado Pago, porém, o mesmo acontece com qualquer meio de pagamento habilitado na sua loja.

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Importante:

se você adicionar o mesmo código nas duas seções, é possível que as vendas da sua loja sejam contabilizadas duas vezes e por isso, desaconselhamos essa configuração. 

4. Após inserir os códigos nos respectivos campos, clique em "Salvar alterações" no final da página.

Pronto! Você já tem o código de conversão vinculado à sua loja e pode começar a analisar de onde vêm suas vendas.

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