O que é e para que servem os campos de Outros códigos de conversão?
Informações sobre os campos "Outros códigos de conversão" presentes na tela de Códigos externos
Última atualização: 09/01/2021
Os códigos de conversão ajudam a rastrear e medir as vendas da sua loja. Eles geralmente são usados para medir o sucesso de uma campanha, pois permitem identificar a origem do tráfego da sua loja.
Para medir suas conversões, seja através do Google Analytics, Facebook Ads ou em outras ferramentas, é necessário definir uma ação que será considerada uma conversão. No e-commerce, uma conversão costuma ser uma venda concluída por um cliente.
Neste tutorial, vamos te ensinar a configurar os códigos de conversões de outras ferramentas.
Como o campo código de conversão funciona?
Para entender melhor sobre os dois campos e quais você deve preencher, vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles.
👉 Códigos de conversão para a página de finalização de compra
Esse campo é mais assertivo, principalmente para quem utilizar somente meios de pagamento transparentes (PagSeguro, Mercado Pago e Wirecard). Agora se você usa meios de pagamento que não são transparentes e pagamentos personalizados, a medição pode não ser muito assertiva.
Isso acontece pois, em casos de meios de pagamento não transparentes, o comprador precisa clicar para retornar à loja para que a conversão seja considerada. Caso o comprador somente feche a página com a confirmação do intermediador de pagamento, a conversão não será considerada.
Dependendo do meio de pagamento, este processo será feito de forma automática ou manual. Por exemplo, se o PagSeguro estiver configurado como Checkout padrão, ao finalizar a compra, ele oferecerá as duas opções, veja:
Neste caso o cliente poderá aguardar até o final da contagem para retornar à loja ou é só clicar em Voltar para a loja para ser redirecionado novamente, indicando que a compra foi concluída com sucesso.
O mesmo acontece com pagamentos personalizados. Como não existe a efetivação do pagamento no momento da compra.
👉 Códigos de conversão para a página de confirmação de compra
Já este campo, todas as compras serão consideradas, independentemente do pedido ter o seu pagamento confirmado ou não.
Como a conversão é considerada assim que o comprador clicar no último botão do processo, são considerados os pedidos com todos os intermediadores de pagamento, inclusive com pagamentos personalizados.
A desvantagem é que, tanto pagamentos finalizados com sucesso ou aqueles que o cliente não realizou o pagamento serão considerados como uma venda concluída.
Como adicionar uma Tag de conversão?
Primeiro obtenha o código de conversão correspondente à sua campanha. Cada ferramenta possui etapas específicas para obter seu código de conversão, em geral, o código é apresentado no formato JavaScript.
Caso já tenha a tag e deseja, siga os passos a abaixo:
1. Dentro no seu painel de administração, vá Configurações > Códigos externos.
2. Vá até a seção "Outros códigos de conversão".
Ela se divide em dois campos:
- Códigos de conversão para a página de finalização de compra
- Códigos de conversão para a página de confirmação de compra.
Dependendo do campo que você utilizar, as conversões serão medidas de diferentes formas.
Códigos de conversão para a página de finalização de compra
O primeiro já aparecerá habilitado, e serve para a adicionar códigos de conversão para a página de finalização de compra.A página de finalização de compra é a última página do checkout exibida para o comprador (aquela que tem o final /success/).
Com essa configuração, uma conversão será contabilizada quando seu cliente visitar essa página. Ela é exibida para seus consumidores quando:
- Após a finalização de uma compra com um meio de pagamento personalizado
- Após o pagamento da compra com um meio pagamento.
No segundo caso, é necessário que o cliente retorne a sua loja após concluir o pagamento na página da plataforma de pagamento utilizada. Se um cliente efetuar o pagamento e não retornar à loja, a conversão não será contabilizada.
Códigos de conversão para a página de confirmação de compra
O segundo campo, "Códigos de conversão para a página de confirmação de compra", fica oculto e só é exibido após a opção "Configurar um código de conversão para a página de confirmação de compra" ser habilitada.
Neste caso, a conversão é considerada assim que o comprador clica em "Pagar através da" na etapa final do checkout. Ou seja, a conversão será contabilizada mesmo se o pagamento não foi confirmado.
Na imagem abaixo, podemos ver um exemplo do Mercado Pago, porém, o mesmo acontece com qualquer meio de pagamento habilitado na sua loja.
3. Após inserir os códigos nos respectivos campos, clique em "Salvar alterações" no final da página.
Pronto! Você já tem o código de conversão vinculado à sua loja e pode começar a analisar de onde vêm suas vendas.