Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Domínios Certificado de segurança SSL

Sua Conexão não é segura ou Falha na Conexão Segura

Explicação do que fazer quando sua loja apresentar o erro “Sua conexão não é segura” ou “Falha na Conexão Segura”.

Última atualização: 03/05/2021

Neste artigo, explicaremos sobre os principais pontos que podem causar os erros “Sua Conexão não é segura” ou “Falha na Conexão Segura” e como resolvê-los.

Ativação do certificado ainda não foi feita

Caso você tenha vinculado o seu domínio à sua loja da Nuvemshop, mas ainda não ativou o certificado SSL esses erros podem aparecer em sua loja. Para ativar o certificado é só seguir o artigo 📝 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio?

Tempo de propagação do domínio e certificado SSL

Depois de fazer as configurações para vincular o seu domínio à sua loja de forma correta, o domínio pode levar até 48hs para funcionar, ou seja, até que passe às 48has você pode ver em seu site a mensagem de site não seguro. Isso acontece por que é necessário um período de propagação do certificado SSL.

Caso tenha feito os apontamentos a pouco tempo, aguarde 48 horas para voltar a testar o seu domínio.

Apontamentos feitos incorretamente

Se após 48 hs o seu domínio ainda não estiver funcionando, recomendamos que você reveja os apontamentos e confira se eles estão corretos dentro do painel do local que você comprou seu domínio.

Para saber se os apontamentos estão corretos, recomendamos consultar o artigo 📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente? para confirmar se a configuração do domínio está correta.

Apontamentos não foram feitos

Se os apontamentos não apareçam ao consultar em uma ferramenta que permite detectar os apontamentos DNS, isso quer dizer que eles não foram cadastrados corretamente e você terá que entrar novamente nas configurações do seu domínio e refazer os apontamentos.

Para esses casos, recomendamos consultar o artigo 📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente? para confirmar se a configuração do domínio está correta.

Success

E caso não tenha acesso às configurações do apontamento, entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio para que eles possam te ajudar com os acessos e a entender melhor o problema.

Apontamentos excedentes 

Em alguns casos, é normal que exista apontamentos adicionais dentro do serviço de hospedagem do seu domínio. Isso acontece quando é feito algum encaminhamento ou o domínio já foi utilizado em outra plataforma.

Lembrando que para vincular o seu domínio na Nuvemshop, você deve cadastrar os seguintes apontamentos:

Apontamento A

  • Destino: 52.200.197.31 
  • Entrada: @ (ou deixar em branco) 

Apontamento CNAME

  • Destino: Preencha com o seu domínio Nuvemshop (sualoja.loja.virtualnuvem.com.br);
  • Entrada: WWW
Se ao consultar as configurações do seu domínio conforme explicamos no tutorial 📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente? e identificar algum apontamento excedente, recomendamos que remova-os para que seja possível ativar o certificado de segurança.

No exemplo abaixo, os apontamentos que estão sinalizados na cor azul, devem permanecer, já que eles permitiram que o seu domínio vincule corretamente com a Nuvemshop. O apontamento sinalizado em vermelho, deve ser removido, já que ele está em incorreto e direciona o seu domínio para outra plataforma. 

1620057434493-apontamentos excedentes.png

Warning

Após configurar o seu domínio, é normal que aparece alguns apontamentos espelhos para o tipo A. Se ao consultar e identificar que existe os seguintes IP: 52.5.157.71, 52.206.238.9 e 52.200.197.31, solicitamos que desconsidere, já que eles não interferem na ativação do certificado de segurança.

1620057962603-1620057962603.png

Apontamentos duplicados

Caso seu domínio esteja sendo utilizando em algum outro site ou plataforma no momento que fizer as configurações indicadas nos tutoriais o domínio será apontado para sua loja virtual na Nuvemshop, tirando do ar automaticamente o outro site.

Se os apontamentos aparecerem duplicados ao consultar as configurações, basta apagar os apontamentos antigos e cadastrar novamente. Para te ajudar, separamos um índice com o passo a passo dos principais  serviços de hospedagens, basta consultar o índice 👉 Como adicionar um domínio próprio?.

Agora, se você já usou o seu domínio em alguma outra loja na Nuvemshop você precisa remover os apontamentos dentro do administrador da sua loja antiga antes de vincular a nova loja.

Success

Um domínio só pode apontar para um único site por vez. Ou seja, não é possível apontar um mesmo domínio para dois locais diferentes. Se você já usa o seu domínio em um site e agora quer fazer uma loja virtual, pode criar um subdomínio. Para saber mais, consulte o nosso tutorial 📝 Como criar e apontar um subdomínio?.

O artigo ajudou você?