Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Domínios Resolução de problemas

Não é possível acessar esse site

Explicação o que fazer quando sua loja apresentar o erro “não é possível acessar esse site”.

Última atualização: 31/05/2021

Neste tutorial, explicamos quais são as possíveis soluções para resolver o erro "Não é possível acessar esse site" ao tentar acessar a loja usando um domínio próprio.

Falta vincular o domínio

O erro “Não é possível acessar esse site” pode aparecer quando você vincula o domínio apenas dentro do painel da Nuvemshop sem fazer os apontamentos dentro do provedor do seu domínio. Para ter certeza desse erro, consulte o seu domínio dentro do painel da sua loja.
1622053477016-1622053477016.png

Se aparece o alerta igual o exemplo acima, procurei o seu domínio no artigo 👉 Como adicionar um domínio próprio? e siga o passo a próprio corretamente. 

O domínio próprio pode estar vencido

Se sua loja já é mais antiga, confira se seu domínio próprio está vencido. Quando você compra o domínio, pode escolher o tempo que a licença deve durar. Você pode ter comprado a licença de uso por 1 ou 2 anos e pode ter esquecido de fazer a renovação. Quando o domínio não é renovado ele é automaticamente desativado pelo serviço onde você o comprou.

Apontamentos feitos incorretamente

Se após as 48 horas de propagação o seu domínio não vincular ou estiver apresentando algum erro para acessar seu site, recomendamos verificar se os apontamentos estão cadastrados corretamente utilizando alguma ferramenta externa que permite detectar os apontamentos DNS dos seus domínios que estão ativos.

Como verificar se os apontamentos estão corretos?

Passo a passo para verificar os apontamentos

1. Acesse o site do 🌎 WhoIs, digite o seu domínio e clique na lupa, para pesquisar.

2. Na página do resultado, clique na opção "DNS Records".

3. Agora, busque pelos apontamentos que você fez no painel do domínio. Eles estarão misturados junto de outros apontamentos:


Consultei os apontamentos, o que devo fazer?

Para apontamentos corretos

Se os apontamentos foram cadastrados corretamente no painel do servidor de hospedagem do domínio e loja continua fora do ar, você deve seguir os passos abaixo:

Passo 1: Aguardar propagação

Ao concluir as configurações do seu domínio e vinculá-lo no painel da loja, a plataforma poderá apresentar a informação de que falta vincular o domínio.


Ou instabilidades durante a navegação. Caso isso aconteça, recomendamos que aguarde, isso porque o seu domínio estará em processo de propagação para Nuvemshop. Em até 48 horas essa informação será atualizada.

Passo 2: Ativar o certificado SSL

Após configurar os apontamentos DNS do seu domínio e ele vincular corretamente no painel, é necessário ativar o certificado de segurança logo em seguida.

1622053134824-1622053134824.png

Para saber como emitir o certificado SSL do seu domínio, siga os passos do tutorial 📝 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio? e aguardar entre 24h e 48h para concluir sua ativação, colocando a sua loja no ar.


Success

Após configurar o domínio, todo o processo deverá ser concluído em até 72, isso porque após vincular o domínio, é preciso aguardar o certificado de segurança ser ativado em todas as páginas.

Para apontamentos incorretos

Se ao verificar os apontamentos e identificar que ele estão incorretos, você deve seguir os passos abaixo:

Passo 1: Refazer as configurações

Se você já sabe configurar os apontamentos através do seu serviço de hospedagem, recomendamos que exclua todos os apontamentos direcionados para as entradas do tipo A e CNAME e cadastre novamente.

Para te ajudar, na seção 👉 Adicionar um domínio próprio na Central de Atendimento Nuvem, você encontrará artigos com o passo a passo dos principais serviços de hospedagens dessa configuração.

Caso não saiba realizar essa configuração, mesmo seguindo os passos disponíveis nos nossos artigos, recomendamos que entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio para que eles possam te ajudar.

Passo 1: Aguardar propagação

Ao refazer as configurações do seu domínio, verifique se os apontamentos estão corretos e vincule no painel da sua loja, conforme mostrando no tutorial 📝 Como adicionar o domínio no painel da loja?.

Lembrando que a plataforma poderá apresentar a informação de que falta vincular o domínio, mesmo após os ajustes.


Ou instabilidades durante a navegação. Caso isso aconteça, aguarde algumas horas, isso porque o seu domínio estará em processo de propagação para Nuvemshop e todo esse processo leva até 48 horas para ser atualizada.

Passo 3: Ativar o certificado SSL

Após configurar os apontamentos DNS e vincular o seu domínio corretamente no painel, você deve ativar o certificado de segurança logo em seguida.

1622053134824-1622053134824.png

Para saber como emitir o certificado SSL do seu domínio, siga os passos do tutorial 📝 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio? e aguardar entre 24h e 48h para concluir sua ativação, colocando a sua loja no ar.


Success

Após configurar o domínio, todo o processo deverá ser concluído em até 72, isso porque após vincular o domínio, é preciso aguardar o certificado de segurança ser ativado em todas as páginas.

Se estiver tudo certo e mesmo assim não funcionar, acesse o tutorial 📝  Por que minha loja está fora do ar? para entender quais são os possíveis motivos da loja estar fora do ar, além dos apontamentos DNS.

Apontamentos não foram feitos

Se os apontamentos não apareçam na lista em DNS Records no Who.is, quer dizer que eles ainda não foram finalizados. Você pode entrar novamente nas configurações do seu domínio e refazer os apontamentos. Você seguir este tutorial 👉 Como adicionar um domínio próprio?

Caso não tenha acesso às configurações do apontamento, entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio para que eles possam te ajudar com os acessos e a entender melhor o problema.

Apontamentos duplicados

Success

Um domínio só pode apontar para um único site por vez. Ou seja, não é possível apontar um mesmo domínio para dois locais diferentes.

Caso seu domínio esteja sendo utilizando em algum outro site ou plataforma no momento que fizer as configurações indicadas nos tutoriais o domínio será apontado para sua loja virtual na Nuvemshop, tirando do ar automaticamente o outro site

Se os apontamentos aparecerem duplicados no site do Who.is, ou seja, estiverem informações diferentes no Content, apague os apontamentos antigos e faça novamente os passos do tutorial 👉 Como adicionar um domínio próprio?.

Se você já usa o seu domínio em um site e agora quer fazer uma loja virtual, pode criar um subdomínio.

Agora, se você já usou o seu domínio em alguma outra loja na Nuvemshop e não consegue adicioná-lo, consulte o nosso tutorial 📝 O domínio já está sendo usado por outra loja, o que fazer? para saber como liberar o seu endereço web.


Conferir se o redirecionamento 301 foi feito corretamente

Geralmente o erro “Esta página não está funcionando” aparece quando fazemos o redirecionamento 301 de forma incorreta. Caso você insira o mesmo URL tanto no local para URL antiga e quanto para URL nova ou você coloque um URL que não existe, você pode fazer com que tanto o seu domínio próprio, quando o domínio compartilhado da Nuvemshop não funcionem. 1622495657403-apontamento  3012.png

Para corrigir é só apagar os redirecionamentos feitos incorretamente em Remover e garantir que os URL inseridos existem e estão nas duas entradas de forma diferente.


Success

Caso tenha feito os apontamentos a pouco tempo, aguarde 48 horas para voltar a testar o seu domínio, ou seja, é normalmente que durante esse período aparece algum erro ao navegar entre as páginas.

O artigo ajudou você?