Como configurar meu domínio no Hostgator?
Passo a passo de como solicitar a configuração no Hostgator e como fazer a ativação dentro do Administrador Nuvem
Última atualização: 09/01/2021
Hostgator é um serviço de comercialização e hospedagem de domínios. Ao comprar um domínio com eles, você pode optar por ter ou não a hospedagem do seu domínio.
Na maioria das vezes, o domínio não é vendido com a hospedagem. Nesse caso, você pode comprar a hospedagem, o que terá um custo pago diretamente a eles, ou somente solicitar ao suporte da Hostgator para que faça os apontamentos para você.
Quem compra o domínio + hospedagem consegue fazer os apontamentos por conta própria, pois recebe acesso ao CPANEL. Aqueles que optam por não comprar a hospedagem, devem obrigatoriamente solicitar ao suporte da Hostgator os apontamentos, pois somente eles tem acesso ao CPANEL.
Este tutorial é mais voltado para quem não tem a hospedagem, e está dividido em duas partes:
- Solicitando os apontamentos para a Hostgator
- Adicionando o domínio no painel de administração de sua loja
Solicitando os apontamentos para a Hostgator
-
Acesse o 🌎 painel do Hostgator e faça o login com o seu usuário cadastrado no Hostgator.
- No canto superior direito, clique em "Suporte"
- Na próxima tela você deve clicar em "Abrir novo chamado".
- Na tela seguinte, selecione "para qual produto/serviço deseja suporte?" para habilitar a segunda etapa da abertura do chamado. Depois clique em "enviar".
- Escolha o Setor "Suporte Técnico" e clique em enviar novamente.
- No próximo passo qual a sua necessidade? Selecione a opção "Alteração de DNS".
- Irá habilitar um campo para incluir as informações de como o suporte do Hostgator deverá configurar os apontamentos do seu domínio.
Os apontamentos a serem solicitados tem que ser os seguintes:
- Tipo A - IP: 52.200.197.31
-
Tipo CNAME - nomedaloja.lojavirtualnuvem.com.br
Igual o exemplo abaixo:Feito isso, irá abrir uma janela informando que o chamado foi criado com sucesso.
Pronto! Agora, você precisa aguardar o retorno do suporte da Hostgator para poder prosseguir com as configurações no painel de administração da Nuvemshop.
Como vincular o domínio na minha loja?
Agora que você já fez a configuração correta dos apontamentos DNS no painel do Hostgator, é preciso vincular o domínio à sua loja, inserindo-o no painel e administração da Nuvemshop.
- No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Domínios.
- Clique no botão "Adicionar um novo domínio".
Pode ser o botão do meio da tela, se for o seu primeiro domínio, ou do canto superior direito, se já tiver outros domínios cadastrados.
- Preencha o campo com o endereço do seu domínio. Não é necessário colocar o "http://" no começo, pois a plataforma já entende essa informação automaticamente. Clique em "Salvar domínio" para prosseguir.
- Você verá uma mensagem sucesso, como no exemplo baixo:
E como mencionamos acima, após essas configurações o domínio ficará por 48 horas em período de propagação e, por esse motivo, com possíveis instabilidades. Após 4 horas da configuração do domínio, o certificado de segurança SSL ficará disponível para a ativação. Consulte o tutorial 👉 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio? para saber como ativar o SSL.
Pronto, seu domínio estará configurado!
Como saber se os apontamentos estão corretos?
Para verificar se os apontamentos já propagaram ou foram configurados conforme o passo a passo, basta consultar o tutorial abaixo.