🌟 Importante: este passo a passo foi criado tendo como base um aparelho da marca Samsung, modelo Galaxy S7, com versão do Android 7.0. Dependendo da marca, modelo ou versão do Android do seu celular, os passos poderão ser um pouco diferentes. Para facilitar a troca entre os teclados, recomendamos que você use em seu Android o teclado oficial do Google, o Gboard.

O Teclado Nuvem é forma mais rápida de você compartilhar seus produtos onde quiser via dispositivos móveis. Em poucos toques, você tem acesso ao seu catálogo completo de produtos, podendo apresentá-los nas redes sociais ou aplicativos de trocas de mensagens.

📌 Observação: no momento, o Teclado Nuvem está disponível para lojas com menos de 50 produtos. Seguiremos trabalhando para adaptá-lo para o uso em lojas com maiores quantidades de produtos. 

Este tutorial está dividido em 3 partes:

  • Como verificar se o aplicativo Nuvem Shop Mobile está atualizado
  • Como ativar o teclado
  • Como trocar o teclado e compartilhar produtos

Vamos aos passos!

Como verificar se o aplicativo Nuvem Shop Mobile está atualizado

1. Acesse a Play Store e busque por "Nuvem Shop". Caso apareça "Abrir", seu aplicativo está atualizado. Se aparecer "Atualizar", ele está com uma versão antiga do aplicativo. Nesse caso, basta clicar em "Atualizar" e aguardar a instalação da atualização. 

📌Observação: o Teclado Nuvem está presente a partir da versão 2.2.3 do aplicativo Nuvem Shop Mobile.

2. Clique em "Abrir", para acessar o aplicativo.

3. No aplicativo, clique no menu e confira as informações sobre o Teclado Nuvem.

Pronto, o aplicativo estará atualizado e com o Teclado Nuvem pronto para o uso!

Como ativar o teclado

Com o aplicativo atualizado, agora é hora de ativar o teclado.

1. Na tela inicial do aplicativo, na seção "Novo. Habilite o teclado Nuvem", clique em Habilitar Teclado Nuvem.

2. Na próxima tela, você verá todos os teclados instalados em seu celular. Toque no teclado Nuvem Keyboard para habilitá-lo, e em seguida clique em "Ok", para autorizar a ativação. Depois, é só voltar para o aplicativo ou sair.

Pronto, o teclado já está habilitado e pronto para uso!

Como trocar o teclado e compartilhar produtos

Como adiantamos no começo do tutorial, esse processo acontecerá de forma um pouco diferente dependendo da marca, modelo e versão do Android do seu celular, mas em geral o processo é bastante simples. Vamos te mostrar uma simulação no WhatsApp, usando o Gboard como teclado inicial, mas o mesmo processo pode ser feito no aplicativo do Facebook, Twitter, E-mail, enfim, em qualquer aplicativo onde você quiser compartilhar um produto de sua loja.

1. Na tela do aplicativo onde quer compartilhar o produto, toque na barra de espaços e segure, para que abra o popup de seleção de teclados.

2. Selecione o teclado English (US) Nuvem Keyboard. Você verá que no lugar dos das letras e caracteres, visualizará os produtos de sua loja. 

Basta arrastar para esquerda para visualizar mais produtos e tocar sobre eles, para que sejam incluídos no campo de escrita, e enviá-los da mesma forma que envia mensagens de texto.

3. Para voltar a escrever com o teclado convencional, basta clicar no globo que fica no canto inferior esquerdo da tela e selecionar o Gboard.

Sempre que precisar compartilhar produtos, basta repetir estes passo!

💡 Dica: se você quer usar o aplicativo e o Teclado Nuvem em um dispositivo iOS, isso também é possível! Consulte os tutoriais 📝 Como instalar o aplicativo Nuvem Shop Mobile para iOS em meu celular? e  📝 Como habilitar e usar o Teclado Nuvem no iOS? para mais detalhes!

Encontrou sua resposta?