Neste tutorial, você encontrará um índice com as dúvidas frequentes na administração dos pedidos e todo o conteúdo de nossa Central de Atendimento nas Nuvens relacionado às vendas de sua loja. Também apresentamos uma série de artigos do nosso 📃 Blog do E-commerce e cursos e e-books de nossa 🎓 Universidade do E-commerce, onde você encontrará diversas dicas sobre como vender mais!

Dúvidas frequentes

1. Quero vender para fora do Brasil. Isso é possível?

Sim. As funcionalidades que permitem que sua loja venda para outros países está disponível somente em alguns planos. Você pode conferir em no painel de administração de sua loja, seguindo pelo caminho Minha conta > Planos

Para vender, você precisa basicamente de 3 coisas: 

2. Um cliente comprou pagando via boleto bancário, mas agora quer pagar via cartão de crédito. Eu consigo trocar isso no pedido?

Não. Uma vez confirmados, os pedidos não podem ser alterados. Desta forma, a única alternativa é cancelar o primeiro pedido e gerar um novo. Ao fazer isso, os produtos voltarão para o estoque e será possível comprá-los novamente.

Se preferir, você pode gerar manualmente a cobrança no intermediador de pagamento que você usa (alguns permitem isso) e atualizar o status do pedido manualmente.

🌟 Importante: recomendamos cuidado ao marcar o pedido como pago manualmente. Certifique-se de que o pagamento realmente foi realizado antes de marcar o pedido como pago e enviar os produtos aos seus clientes.

3. Cancelei uma venda. O estorno é feito automaticamente?

Não. Quando um pedido é cancelado, os produtos retornam para o estoque, porém o pagamento não é estornado automaticamente.

Cada intermediador tem seu próprio processo de estorno, por isso é importante você procurar o atendimento do intermediador para te ajudar com essa questão.

Em geral, o estorno de pagamentos via cartão de crédito precisa dessa ajuda. Já pagamentos feitos via boleto bancário podem ser resolvidos entre o lojista e o comprador. Basta você solicitar os dados bancários e fazer a devolução do dinheiro. O mesmo acontece com débito em conta ou com os pagamentos personalizados.

4. Eu consigo editar o código de rastreio?

Não. Assim que você incluir o código de cadastro no pedido, seu cliente recebe via e-mail uma notificação, e pode conferir o andamento do pedido na tela final do checkout.

Caso seja necessário informar outro código, recomendamos que escreva para seu cliente, via WhatsApp ou por e-mail, informando o novo código. Isso não alterará o código da página de acompanhamento, mas você poderá orientá-lo a visualizar o status do envio diretamente na página de acompanhamento da transportadora.

Para saber como escrever para seu cliente via WhatsApp, siga os passos do tutorial 👉  Como iniciar uma conversa via WhatsApp pelo painel de administração?. Já para escrever um e-mail, siga os passos do tutorial 👉 Como escrever um e-mail para meu cliente pelo painel de administração?.

5. Marquei um pedido como pago por engano. Consigo reverter essa ação?

Não. Assim que você marcar o pedido como pago não há como reverter essa ação. 

Assim como no exemplo anterior, recomendamos que escreva para seu cliente, via WhatsApp ou por e-mail, informando que o pedido foi marcado como pago por engano. Assim você poderá orientá-lo sobre realizar o pagamento, se estiver pendente, ou que está aguardando a confirmação do meio de pagamento para seguir com o envio. 

Para saber como escrever para seu cliente via WhatsApp, siga os passos do tutorial 👉  Como iniciar uma conversa via WhatsApp pelo painel de administração?. Já para escrever um e-mail, siga os passos do tutorial 👉 Como escrever um e-mail para meu cliente pelo painel de administração?.

6. Vou sair em férias. Consigo pausar a loja?

Sim. Você consegue colocar sua loja no Modo manutenção e personalizar a mensagem informando que está em férias. Para saber como fazer isso, siga os passos do tutorial 👉 Como colocar a loja em pausa para férias?.

7. Eu quero visualizar todos os pedidos realizados com um tipo específico de frete. Eu consigo fazer isso? E por origem, consigo também?

Sim! Se você tem mais de uma forma de frete habilitada em sua loja, é possível filtrar para visualizá-los em separado. Para saber como utilizar este filtro, siga os passos do tutorial 👉 Como filtrar os pedidos de acordo com o tipo de frete?.

Quanto a origem, se você usa a integração com o Mercado Livre, também consegue filtrar para visualizar somente os pedidos recebidos por lá ou pela loja. Saiba como fazer isso pelo tutorial 👉  Como filtrar os pedidos de acordo com a origem?.

💡 Dica: a Nuvemshop apresenta no painel alguns filtros pré prontos, com buscas frequentes do dia a dia de uma loja virtual. Você pode ir para a lista de pedidos aguardando pagamento, pedidos aguardando confirmação de envio e pedidos que estão aguardando serem embalados.

💡 Mais uma dica: depois de filtrar os pedidos, você poderá navegar entre eles e retornar para o último filtro realizado sem dificuldades. Basta acessar um dos pedidos e clicar nas setas que ficam no topo da tela:

Para voltar para os pedidos filtrados, é só clicar em < Vendas.

🌟 Importante: as setas do teclado também podem ser usadas para navegar entre os pedidos. Então, tome cuidado ao pressionar essas teclas, para não ir a um outro pedido sem perceber e realizar alguma ação que não é para ser feita.

Dicas para vender mais

Separamos alguns artigos do nosso 📃 Blog do E-commerce e cursos da nossa 🎓 Universidade do E-commerce que poderão te ajudar a vender mais. São artigos e cursos relacionados ao marketing de sua loja, precificação dos produtos, pós venda e diversos temas pertinentes ao seu negócio.

Artigos

Cursos e E-books

Agora, vamos aos tutoriais onde você encontrará todas as informações sobre as configurações e gerenciamento das vendas de sua loja.

Administração geral dos pedidos

Envio dos pedidos

Ações em massa

Carrinhos Abandonados

Cancelar pedidos

Personalizar e-mail automático de compra

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