API  é uma sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. Essa interface especifica de que maneira devem interagir os diversos componentes de um software.

No caso da Nuvemshop, a API pode ser utilizada para integrar a plataforma com serviços externos ou para ampliar o potencial das funcionalidades atuais com desenvolvedores externos.

É importante ressaltar que para se desenvolver uma integração com a Nuvemshop, o desenvolvedor precisar ser um Parceiro da Nuvemshop. Para saber como ser um parceiro, consulte o tutorial 📝 Como posso ser parceiro Nuvemshop?.

Também é possível integrar sua loja virtual Nuvemshop à outras plataformas que ainda não estão integradas utilizando a API, que é tipo REST e utiliza JSON e OAuth.

Os elementos possíveis de serem obtidos via API são os seguinte:

  • Loja
  • Produtos (Estoque)
  • Variáveis do produtos
  • Imagens do produtos
  • Categorias
  • Ordens
  • Clientes
  • Cupons

Usando a API, é possível fazer as seguintes integrações:

  • Obter informações da loja, como nome, URL, páginas de Facebook ou Twitter, entre outras.
  • Criar ou eliminar produtos, ou modificar qualquer um de seus atributos.
  • Acessar as imagens dos produtos e suas variantes e realizar ações sobre elas.
  • Criar ou modificar categorias dentro da loja.
  • Consultar a lista de pedidos da loja e realizar operações diversas sobre elas (cancelar, finalizar, entre outros).
  • Criar ou modificar clientes da loja, ou adquirir mais informações de seu comportamento, como por exemplo, data de última compra. 
  • Criar cupons de desconto ou de frete grátis. 

 Com as aplicações desenvolvidas pela API, seria possível por exemplo:

  • Sincronizar o estoque daloja com um software de gestão.
  • Exportar informação de um cliente para um sistema de CRM que ajude o dono da loja a fazer a gestão de seus contatos.
  • Conseguir informações de clientes da loja para nutrir a base de dados de uma ferramenta de email marketing, aproveitando o que tem disponível para melhorar a segmentação.
  • Oferecer cupons de desconto de maneira automática a clientes que abandonaram os carrinhos. 
  • Integrar automaticamente as vendas com um sistema de faturamento para emitir notas fiscais de maneira automatizada às vendas.
  • Incorporar um chat para atendimento em tempo real dos clientes da loja. 


Como adiantamos, para integrar um sistema externo com a nossa plataforma é preciso ter um desenvolvedor que idealize a integração e, antes de qualquer coisa, seja cadastrado como 🖌️Parceiro da Nuvemshop

Feito o cadastro, é só acessar a nossa documentação específica para criação de API, com os passos para os desenvolvedores a seguir.
 
 Após o esboço da integração estar pronto, pode entrar em contato através do e-mail api@nuvemshop.com.br, onde nossos desenvolvedores testarão a ferramente e verão se está funcionando corretamente.

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