Para facilitar a gestão de seus pedidos, você consegue gerar etiquetas e recibos para o envio de forma automática, individual ou em massa.

Este tutorial está dividido em 5 partes:

  • Como gerar a etiqueta de um pedido
  • Como gerar o recibo de um pedido
  • Como gerar etiquetas e recibos em massa
  • Como alterar o endereço do remetente da etiqueta
  • Como alterar o endereço do destinatário da etiqueta

🌟 Importante: as etiquetas que nos referimos neste tutorial seguem um padrão da Nuvemshop e tem como intenção acelerar as suas atividades no dia a dia e facilitar a administração de sua loja virtual. Elas não são etiquetas oficiais dos Correios e não tem valor de postagem, ou seja, você deverá fazer o repasse do valor recebido aos Correios quando entregar para que eles enviem. Se você fizer questão de usar uma etiqueta padronizada pelos Correios, com código de rastreio já na etiqueta, recomendamos então que utilize o 🌎 Endereçador dos Correios na versão Web ou Escritório. 

Vamos aos passos!

Como gerar a etiqueta de um pedido

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Vendas > Lista de vendas.

2. Clique no número do pedido que quer gerar a etiqueta.

3. No canto superior direito, clique no botão "Imprimir recibo e etiqueta para envio".

4. Abrirá uma nova página, onde você poderá escolher quais informações aparecerão na etiqueta. Você pode optar por exibir somente os dados do comprador e adicionar os dados de sua loja e do pedido, criando diferentes combinações. Para ver qual é o melhor modelo para seu negócio, é só você selecionar as opções e observar o resultado, como na animação a seguir.

Após escolher o modelo que você quiser, é só clicar em "Imprimir etiqueta" e pronto. Dependendo do seu navegador, ele exibirá uma pré-visualização da etiqueta. Você pode configurar se quer a etiqueta em formato retrato ou paisagem e enviar para a impressão. Depois de fechar a janela de impressão, basta clicar em "Retornar ao pedido".

💡 Dica: o padrão da etiqueta é até o tamanho de uma folha A4,  tamanho de um sulfite padrão.

Como gerar o recibo de um pedido

1. No painel de administração de sua loja, siga novamente pelo caminho Vendas > Lista de vendas e clique no número do pedido que quer gerar a etiqueta.

2. Você verá, logo acima dos detalhes do pedido, o botão "Imprimir recibo". Clique nele para abrir a janela de impressão.

Dependendo do seu navegador, ele exibirá uma pré-visualização do recibo. Você pode configurar se quer o recibo em formato retrato ou paisagem e enviar para a impressão.

Como gerar etiquetas e recibos em massa

Se você tiver muitos pedidos para gerar etiquetas e recibos, poderá usar uma funcionalidade que permite imprimir estes documentos massivamente.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Vendas > Lista de  vendas e selecione todos os pedidos que quer gerar os documentos.

Assim que fizer isso, o menu Escolha uma ação aparecerá na tela.

2. No menu Escolha uma ação, selecione se você quer Imprimir etiquetas para envio ou Imprimir recibos.

Assim como acontece com os documentos individuais, dependendo do seu navegador, será exibida uma pré-visualização. Você pode configurar se quer imprimi-los em formato retrato ou paisagem.

📌 Observação: os recibos são impressos 1 por página, já as etiquetas podem ser impressas em mais documentos por página.

Como alterar o endereço do remetente da etiqueta

O endereço que aparece na etiqueta gerada considera os dados preenchidos em dois campos da plataforma: o CEP da parte do Frete e os demais dado das Informações de contato. Agora, vamos te ensinar a alterar esses dados.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Serviços de frete.

2. Você verá uma frase informando que o cálculo do frete está ativo a partir de uma determinada cidade. Para alterar o CEP, clique em "Alterar".

 3. Troque o CEP antigo pelo novo e clique em "Aceitar".

4. Agora, siga pelo caminho Minha Nuvemshop > Informações de contato.

5. No campo Endereço da Loja coloque o endereço atualizado sem o CEP e clique em "Salvar alterações", no final da página.

E pronto! Você já alterou o endereço e o CEP que aparecerá na etiqueta de envio de seus pedidos.

Como alterar o endereço do destinatário da etiqueta

Para saber como alterar o endereço do destinatário, temos um tutorial específico que ensina como fazer isso passo a passo. Consulte o tutorial 👉Como editar as informações de envio de um pedido? para mais informações!

Encontrou sua resposta?