Nos dias de hoje, as redes sociais tem um papel importante nas vendas de qualquer loja virtual. Na Nuvem Shop, você pode gerar um catálogo de produtos enviá-lo para a funcionalidade de Loja do Facebook e para o Instashop, via 🌎 Gerenciador de Negócios.

Por ser uma configuração quase que 100% externa à Nuvem Shop, tanto o Facebook quanto o Instagram podem demorar a liberar a exibição do catálogo na fanpage e a marcação de produtos nas fotos, e por isso preparamos uma lista com os problemas mais frequentes que podem impedir a liberação destas funcionalidades e como resolvê-los.

💡 Dica: se você ainda não configurou a Loja do Facebook, consulte o tutorial 👉 Como vender pelo Facebook? para iniciar as configurações. Já se ainda não configurou o Instashop, consulte o tutorial 👉 Como vender pelo Instagram? para mais detalhes.

Problemas do catálogo
Acesse o seu Gerenciador de Negócios, e em seguia acesso o catálogo gerado. Depois, clique na aba "Diagnóstico"

Nesta aba você encontrará algumas mensagens de alerta. É importante saber que as mensagens em amarelo se referem a erros que não impactam na ativação do Instashop. as mensagens em vermelho são problemas que devem ser corrigidos para que seja possível habilitar a funcionalidade. Alguns exemplos:

Erro "google_product_category"

Este erro não é relevante para a ativação do Instagram Shop, e está relacionado com as categorias exigidas pelo Google para o funcionamento do Google Shopping. Em outras palavras, não é necessário fazer nenhuma ação para corrigi-lo.

Erro "price currency not supported"

Se visualizar este erro, mas os preços dos produtos aparecem corretamente em sua Loja do Facebook, não existe motivo para se preocupar, pois a ativação da funcionalidade não será afetada. Se, após várias horas, os preços dos produtos aparecerem com o status "Em processo" ou "Processando", te sugerimos que entre em contato com nossa equipe de atendimento, enviando algumas imagens mostrando o erro.

Erro "o campo não pode conter apenas letras maiúsculas"

O Facebook não permite catálogos com títulos e descrições em letras maiúsculas, então é necessário corrigir essas informações para conseguir ativar o Instashop.

Solução sugerida: mude os títulos e descrições de seus produtos manualmente ou de forma massiva. Para fazer massivamente, baixe o arquivo com todos os seus produtos e altere todas as letras maiúsculas para minúsculas com a ajuda 🌎 deste tutorial do Office.

Erro "Um campo obrigatório está ausente: description"

O Facebook exige que todos os produtos de seu catálogo tenham o campo de descrição completo e com algum texto. Se as suas descrições forem compostas apenas por imagens, é possível que veja uma imagem semelhante.

Solução sugerida: recomendamos que complete as descrições dos produtos e, caso tenha somente imagens nas descrições, mude-as por texto.

Erro "faltam os indicadores universais: gtin, mpn, brand" ou "GTIN informado incorretamente"

Este erro pode acontecer quando o GTIN dos seus produtos não tem a estrutura requerida pelo Facebook, como, por exemplo, ter somente números.

Solução sugerida: se você não usa o Google Shopping, recomendamos excluir o GTIN dos produtos e usar o SKU como código de controle interno. Não é obrigatório informar o GTIN, MPN e Brand (marca) para que o catálogo seja aprovado, porém se adicionar produtos manualmente ao catálogo, o Facebook exigirá que adicione a todos. Por isso, acreditamos que excluir pode ser a melhor opção. 

Já se você usa o Google Shopping, deverá corrigir essa informação. Note que essa informação pode ou não afetar a funcionalidade, pois em algumas ocasiões aparece em amarelo  e em outras em vermelho.

Outros problemas de configuração

Além desses problemas pontuais do catálogo, existem outros problemas de configuração que podem estar dificultando a ativação do Instashop.

Botão "Enviar mensagem' na Loja do Facebook

Se nos produtos de sua Loja do Facebook aparece o botão "Enviar mensagem" no lugar do botão "Finalizar compra no site", o Instagram não habilitará a funcionalidade. O correto é aparecer como na imagem abaixo:

ara resolver esta questão, será necessário excluir sua loja do Facebook e criá-la novamente. Para tanto, acesso sua fanpage e clique na guia "Loja". Em seguida, do lado direito, clique nas Configurações (⚙) e depois em "Excluir loja".

Em seguida, faça os passos do tutorial 👉 Como criar a minha loja no Facebook? para adicionar novamente a guia Loja.

🌟 Importante: ao refazer esta configuração, é importante se atentar ao passo 3 da etapa Configurando a guia. É importante escolher a opção certa!

Sua conta comercial não tem a função de Administrador do catálogo

Para conferir se sua conta comercial tem a função de Administrador do catálogo, é necessário seguir para a tela "Configurações" dentro do catálogo. Nesta tela deve estar vinculado o nome do seu negócio na seção Business Manager Account. Se aparecer somente um botão "Connect" significa que você não tem a função de administrador do catálogo.

Solução sugerida: clique em "Connect" e selecione sua conta comercial.

Sua fanpage não está vinculada à sua conta comercial

Ao acessar as Configurações do Negócio no seu Gerenciador, na aba Páginas você deve visualizar o ícone de sua página do Facebook. Se o campo estiver diferente da imagem abaixo, ou seja, vazio, sua página não está vinculada à sua conta comercial.

Solução sugerida: clique em "+ Adicionar" e siga os passos para vincular sua fanpage.

Sua conta do Instagram não está vinculada ao Gerenciador de Negócios
Também nas Configurações do Negócio, na aba Contas do Instagram você deve visualizar o ícone de sua conta do Instagram. Se o campo estiver vazio, sua conta do instagram não está vinculada à sua conta comercial.

Solução sugerida: clique em "+ Adicionar" e siga os passos para vincular sua conta do Instagram.


Pronto, agora você já conhece as principais causas do Instagram Shopping não habilitar em sua conta. Podem existir diversos outros motivos - o Facebook e o Instagram não deixam muito claros estes critérios - mas é importante se certificar de que ao menos estes pontos estão corretos.

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