Neste tutorial, listamos todo o conteúdo de nossa Central de Atendimento nas Nuvens relacionado à integração com o Mercado Livre.

🌟 Importante: a atual integração com o Mercado Livre está em versão Beta, ou seja, pode conter alguns erros. A ferramenta pode ser utilizada normalmente, mas ao realizar alterações no Mercado Livre (como preço, estoque ou adicionar variações de produto), é possível que a sincronização entre as duas plataformas seja perdida.

Sugerimos que utilize a integração somente se tiver um catálogo pequeno de produtos (menos de 30) e que gerencie esse catálogo pela Nuvem Shop e não pelo Mercado Livre.

Você pode utilizar a integração em versão Beta, mas lembre-se de que, quando a nova versão estiver pronta, poderemos pedir para você sincronizar novamente seus produtos.

Criação e integração da conta

Sincronização dos produtos

Informações gerais

Dúvidas frequentes

Sincronização entre as plataformas

Quando você vincula sua conta do Mercado Livre à Nuvem Shop, ocorre uma sincronização entre as duas plataformas. 

É importante entender algumas particularidades desta sincronização, pois algumas ações podem fazer com que as sincronizações deixem de funcionar ou funcionem incorretamente.

1. Consigo importar meus produtos do Mercado Livre para minha loja virtual Nuvem Shop? 

Sim. Oferecemos o tutorial 👉 Como importar produtos do Mercado Livre para minha loja virtual? com o passo a passo completo para essa configuração.

2. Consigo vincular minha loja virtual com o Mercado Livre?

Sim. Temos o tutorial 👉 Como vincular minha loja no Mercado Livre? que mostra passo a passo como fazer isso.

3. Posso modificar meus anúncios diretamente no MercadoLivre?

Pode, com algumas ressalvas.

Atualmente, a sincronização entre os produtos da Nuvem Shop e os anúncios do Mercado Livre contempla o estoque e o preço.

Desta forma, se você modificar o estoque na Nuvem Shop, ele será atualizado no Mercado Livre, assim como o preço. O mesmo acontece se a atualização ocorrer a partir do Mercado Livre.

O que pode afetar a sincronização são algumas ações que alterem a estrutura do produto ou do anúncio. Por exemplo, se você tem um produto que tem variações de cores, ao adicionar uma nova cor, o anúncio não será atualizado na outra plataforma. É necessário excluir a publicação em um dos canais de venda e realizar a exportação/importação do produto.

4. Caso eu queira dessincronizar algum produto, ele é excluído automaticamente do Mercado Livre?

A dessincronização de alguns produtos não faz com que ocorra a baixa automática na publicação em sua conta Mercado Livre. Caso queira realizar a dessincronização de um produto antes do tempo indicado pela publicação, você deverá finalizar o anúncio na sua conta do Mercado Livre também.

5. E se eu excluir um anúncio do Mercado Livre, isso excluirá o produto criado em minha loja Nuvem Shop?

Não. Caso você exclua o produto do Mercado Livre, ele permanecerá ativo na Nuvem Shop. Isso significa que se você quiser parar de vender um produto pelo Mercado Livre, pode excluir o anúncio por lá e o produto na Nuvem Shop não será afetado. Nesse mesmo sentido, se quiser parar de vender um produto definitivamente em qualquer canal, deve excluí-lo de ambas as plataformas.

Anúncios

1. As variações dos meus produtos entrarão normalmente no anúncio? 

Depende do tipo de categoria que seu produto se encaixa no Mercado Livre. No tutorial 👉 Como funcionam as variações dos meus produtos ao sincronizar com o Mercado Livre? mostramos como se comportam as variações dos produtos de acordo com a categoria do Mercado Livre.

2. Ao importar um anúncio do Mercado Livre para minha loja Nuvem Shop, e vice-versa, o status de produto novo ou usado também é sincronizado? 

Ao exportar um produto da Nuvem Shop para o Mercado Livre, você poderá selecionar o estado, se é usado ou novo. Já ao importar um produto do Mercado Livre para a Nuvem Shop, se o produto for usado, a Nuvem Shop não identificará essa informação. O que recomendamos é que coloque na descrição do produto que é usado para que seu cliente fique ciente.

3. Quais os tipos de anúncios posso fazer a partir do painel de administração da minha loja? 

Os anúncios possíveis são:

  • Grátis - só está disponível até as 20 primeiras vendas no Mercado Livre, após vender mais não exibirá mais a opção de anúncio grátis dentro do painel de administração de sua loja;
  • Clássico - se o produto custar menos de R$ 120, o Mercado Livre cobra uma taxa em cima do valor da venda de 11% + R$ 5 por unidade; se custar mais de R$ 120, cobra somente 11%;
  • Premium - se o produto custar menos de R$ 120, o Mercado Livre cobra uma taxa em cima do valor da venda de 16% + R$ 5 por unidade; se custar mais de R$ 120, cobra somente 16%;

Ao escolher o tipo de anúncio, dentro do painel de administração, você verá quanto será cobrado pela venda.

Se for o primeiro anúncio do produto a ser anunciado, todas as opções são grátis

Para mais detalhes sobre as taxas, consulte o artigo 🌎 Quanto custa vender um produto, oferecido pelo próprio Mercado Livre.

4. Existem outros tipos de anúncio dentro do Mercado Livre, por que não vejo no meu painel de administração?

A integração que temos com o Mercado Livre apresenta as opções de anúncios de acordo com a disponibilidade para seu perfil. Nos últimos tempos, o Mercado Livre passou a identificar automaticamente os tipos de anúncios permitidos, tendo como critério a reputação do vendedor.

5. Como funciona o anúncio grátis?

Você pode anunciar quantas vezes quiser, porém o estoque do produto a ser anunciado é limitado: só pode ter uma (1) unidade em estoque, caso contrário não conseguirá publicar o anúncio. Como informado mais acima, para fazer anúncios grátis você deve ter menos de 20 vendas nos últimos 365 dias. Se cumprir com esse requisito, poderá ter até 20 anúncios Grátis simultâneos com no máximo 1 unidade em estoque. 

Caso esta opção não apareça é porque o cliente já atingiu o limite de 20 vendas no ano ou o produto não se encaixa nesse perfil de anúncio.

6. É alterado o valor do produto na Nuvem Shop quando incluo o custo adicional do anúncio no Mercado Livre?

Não. Mesmo o produto alterando o valor devido o custo do anúncio no momento da sincronização, o valor do produto na loja mantém o mesmo.

7. Cancelando a loja na Nuvem Shop, os anúncios integrados ao Mercado Livre serão apagados?

Caso você tenha criado novos anúncios após a sincronização Nuvem Shop > Mercado Livre, ao cancelar a loja o anúncio não será finalizado por lá.  

Neste caso, o que acontece é que ele irá sincronizar com o estoque que estava na loja virtual Nuvem Shop, e quando a loja for reativada  o estoque estará atualizado conforme as vendas que saíram pelo Mercado Livre enquanto a loja esteve cancelada.

Caso não queira mais vender pelo Mercado Livre ou encerrar as atividades de sua loja definitivamente, o ideal é que pause ou exclua os seus anúncios lá no Mercado Livre.

  • Pausar anúncio - permite que ele não seja exibido mas pode ser reativado no futuro, mantendo o posicionamento, perguntas e informações que já foram geradas pelos clientes através do Mercado Livre.
  • Excluir anúncio - permite que todo anúncio seja totalmente removido, ideal quando o cliente deseja criar um novo anúncio no futuro e desta forma evita a existência de dois anúncios iguais.

8. Caso eu precise dar baixa em algum produto, por onde devo realizar esse processo?

Caso queira dar baixa em alguma publicação no Mercado Livre, você deverá realizar essa baixa a partir da sua conta do MercadoLivre. Lembre-se que pela Nuvem Shop não é possível encerrarmos suas publicações a não ser que o estoque se esgote.

9. Se eu der baixa em um anúncio, consigo publicar esse produto novamente?

Ao dar baixa na publicação, você poderá sincronizar o produto novamente a partir do painel de administração de sua loja.

10. Se um anuncio está como finalizado ou pausado no Mercado Livre, ele é importado pela plataforma?

Não, somente são importadas os anúncios ativos. Caso queira sincronizar um anúncio pausado, será preciso reativá-lo ou adicionar estoque caso esteja sem.

11. Caso eu faça a alteração nas propriedades do meu produto, será alterado também no Mercado Livre?

Uma vez publicado o produto no Mercado Livre, as alterações realizadas na Nuvem Shop, como título, descrição e as demais propriedades (exceto estoque e preço), não serão atualizadas no MercadoLivre.

Produtos

1. Como funciona a sincronização dos preços dos meus produtos com o Mercado Livre?

Ao realizar a sincronização, você terá duas opções relacionadas ao preço dos seus produtos:

  • O preço do seu produto no Mercado Livre terá um adicional de acordo com a publicação escolhida
  • O preço do seu produto no Mercado Livre terá o mesmo que o do seu produto na Nuvem Shop

A  opção escolhida ao realizar a sincronização de alguns produtos, ser aplicada em toda sua loja. Por este motivo, ao atualizar o preço de algum produto será sincronizado de acordo com a opção selecionada.

2. Caso ocorra alguma modificação nos preços dos produtos da minha loja, os preços dos anúncios também são alterados?

A integração com MercadoLivre manterá sincronizado os preços dos seus produtos. Caso você modifique o preço em sua loja, o preço também será alterado em sua publicação no MercadoLivre.

3. Se meus produtos tiverem preços promocionais, como é feita a sincronização neste caso?

A sincronização de produtos feita pela Nuvem Shop, será sempre pelo preço de venda.

  • Se o produto em sua loja possui preço promocional, esse será o valor adotado pela publicação;
  • Se o produto em sua loja  não possuir preço promocional, será aplicado o preço parão do produto.

4. Eu consigo atualizar os preços dos produtos de forma massiva pela Nuvem Shop?

Sim, isso é possível! Temos uma funcionalidade que permite baixar um arquivo .CSV (planilha de Excel) onde você poderá atualizar os preços e subir novamente o arquivo para a plataforma, atualizando os preços tanto na Nuvem Shop quanto no Mercado Livre. Para saber como fazer isso, consulte o tutorial 👉 Tudo sobre importar e exportar produtos.

5. Caso as minhas vendas sejam feitas no exterior, como fica o preço dos produtos em outros países? 

O Mercado Livre exige que os produtos sejam publicados com o valor da moeda local. Neste caso, se a sua loja utiliza o dólar como moeda principal, será adotado o valor oficial de cada país (independentemente do cambio configurado no seu painel administrativo).

6. Caso eu possua valores diferenciados por variações, como funcionará a sincronização? 

Produtos com preços diferenciados por variações, serão adicionados ao Mercado Livre com o preço da variação principal (que é a primeira variação aplicada em seu produto). O Mercado Livre não permite cobrar preços diferentes para variações diferentes. Nesse caso, recomendamos que cadastre na Nuvem Shop um produto especial para essa variação com preço diferenciado.

7. Se eu zerar o estoque de um produto, o estoque do anúncio será zerado? 

Se a quantidade de estoque for atualizada manualmente para 0 (zero) pelo seu painel administrativo, essa alteração não será aplicada na sua publicação no MercadoLivre. A publicação não será dessincronizada e não será encerrada, permanecerá igual. Por isso, recomendamos que ao atualizar manualmente o estoque de um produto para 0, encerre ou pause o anúncio no Mercado Livre.

8. Caso a quantidade do estoque seja infinita, como será feita a sincronização?

Se a quantidade de estoque dos seus produtos em sua loja for infinita, a publicação no Mercado Livre será feita com apenas 1 unidade em estoque.

9. Posso sincronizar um produto cujo o estoque seja = 0 (zero)?

Se o estoque do seu produto for 0 (zero) o Mercado Livre não permitirá a sincronização do produto. É uma política do próprio Mercado Livre.

Vendas

1. Se o estoque na Nuvem Shop for alterado por uma venda realizada (não de forma manual), o estoque no anúncio do Mercado Livre também será alterado? 

Sim!

2. Se eu vender todo o meu estoque de produtos, o anúncio será encerrado?

Se o estoque se esgotar automaticamente mediante a uma venda, sua publicação no Mercado Livre será finalizada automaticamente. Nestes casos, será necessário sincronizar novamente o produto pelo painel de administração da Nuvem Shop, caso queira continuar anunciando o produto no Mercado Livre.

3. As notificações de vendas do Mercado Livre aparecem no painel da Nuvem Shop? Conseguimos desativar isso?  

Sim, chegam! No momento, não é possível desativar isso, pois essa é uma ação necessária para que os estoques permaneçam sincronizados. Todavia, as vendas do Mercado Livre não contam como venda realizada na loja, e você pode filtrar na Nuvem Shop para visualizar somente vendas da loja ou do Mercado Livre. Para tanto, siga os passos do tutorial 👉 Como filtrar os pedidos de acordo com a origem?.

4. No caso das vendas por promessa de depósito em conta, como funciona? 

O Mercado Livre avisa para a Nuvem Shop que uma compra foi feita mesmo que o pagamento não esteja confirmado, mas nesse caso o produto é pausado diretamente por eles e o estoque é baixado no mesmo momento da compra.

5. Eu tenho alguma vantagem no Mercado Livre ao vender pela Nuvem Shop?

Se você usar sua conta do Mercado Pago em sua loja, sim! Quanto maior o volume de vendas de sua loja usando o Mercado Pago, maiores as chances de se tornar um usuário profissional e adiantar o recebimento em menos dias sem custos adicionais e de ser elegível a receber créditos do Mercado Credits.

Isso também pode beneficiar a exibição de seus anúncios no Mercado Livre. Quanto mais serviços do Mercado Livre forem utilizados, maior será a evidência de seus anúncios.

Frete

1. Ao fazer a integração da minha loja virtual Nuvem Shop com o Mercado Livre, a opção do Mercado Envios é integrada? 

Não, será necessário eleger a forma de frete para os anúncios diretamente no Mercado Livre.

Basta selecionar os anúncios e clicar nas opções. Em seguida, clique na opção para mudar a forma de entrega, e escolha o Mercado Envios ou adicione uma forma de frete personalizada de sua preferência.

2. Como funciona o frete dos pedidos e como entram no painel da Nuvem Shop?

Quando o anúncio está marcado como frete grátis no Mercado Livre, o custo do frete não entra para o painel de administração de sua loja. Além disso, para todos os pedidos vindos do Mercado Livre, não é preciso inserir código de rastreamento na Nuvem Shop, pois o Mercado Livre gera o código pelo Mercado Envios diretamente.

O frete sempre aparecerá como a combinar no painel da Nuvem Shop, porque é possível que configure meios de envios diferentes dentro da sua conta do Mercado Livre.

3. Minha loja oferece apenas frete "Retirada em Mãos", como configurar isso em meus anúncios no Mercado Livre?

Para oferecer essa opção no seu produto dentro do Mercado Livre, é preciso apenas inserir essa informação a configuração de formas de entrega que estiverem abertos ao anúncio.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a nossa integração com o Mercado Livre.

💡 Dica: existe um canal de atendimento do Mercado Livre também, que pode ser útil para dúvidas mais específicas sobre os anúncios na plataforma deles. Você pode acessá-lo 🌎 clicando aqui.

Encontrou sua resposta?