Como configurar e utilizar a ferramenta de Carrinhos Abandonados?
Como ver os carrinhos abandonados e configurar os e-mails para convertê-los em vendas
Última atualização: 09/01/2021
Quando um cliente inicia um checkout e insere os dados de faturamento, mas não conclui a compra, após 6 horas de abandono da compra, o pedido irá para a lista de Carrinhos abandonados.
Nessa lista você poderá configurar o envio de um e-mail automático ao comprador, para tentar recuperar essa compra iniciada, ou até mesmo resgatar o link para o checkout e enviá-lo manualmente para seu cliente!
Para acessar a lista de carrinhos abandonados, no painel de administração de sua loja, siga pelo caminho "Vendas" > "Carrinhos abandonados".
Nesse tutorial, falamos sobre as seguintes condições:
- Se você ainda não teve carrinhos abandonados;
- Se você já teve Carrinhos abandonados;
- Como funciona a lista de Carrinhos abandonados?;
Vamos lá!
Se você ainda não teve carrinhos abandonados:
Se sua loja ainda não teve Carrinhos abandonados e você ainda não fez essa configuração, ao acessar a sua página de carrinhos abandonados você verá a seguinte tela:
Clique em "Configurar suas notificações" e escolha se quer enviar os e-mails automaticamente em 6 horas ou manualmente.
Se você já teve Carrinhos abandonados:
Se você ainda não fez essa configuração, mas sua loja já recebeu Carrinhos abandonados, por padrão, a loja ficará configurada para que você envie os lembretes manualmente. Basta clicar em "Configurar notificações" no topo da tela e escolher entre uma das opções, como mostramos anteriormenteComo funciona a lista de Carrinhos abandonados?
Você visualizará uma lista com todos os carrinhos, divididas em coluna.
Se você configurar suas notificações para enviar manualmente, verá também a coluna Ação.
Clicando no botão "Enviar e-mail agora", uma mensagem automática pré configurada será enviada para seu cliente.
Caso queira enviar uma mensagem personalizada por e-mail ou WhatsApp, clique no número da "Carrinho". Em seguida, será direcionado para uma página com o resumo da compra, além da URL que envia o comprador diretamente para o checkout.
Basta copiar o link e enviar um e-mail personalizado para o seu cliente, clicando no link e-mail ou WhatsApp em "Dados do comprador".
Caso tenha configurado o envio automático de e-mails, a coluna Ação não existirá, e a plataforma automaticamente enviará a mensagem pré configurada, sem depender de uma ação sua.
Pronto, agora você já sabe como configurar os Carrinhos abandonados e como enviar as mensagens para recuperar os pedidos!