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Como configurar e utilizar a ferramenta de Carrinhos Abandonados?

Como ver os carrinhos abandonados e configurar os e-mails para convertê-los em vendas

Última atualização: 06/09/2021

Quando um cliente inicia um checkout e insere os dados de faturamento, mas não conclui a compra, após 6 horas de abandono da compra, o pedido irá para a lista de Carrinhos abandonados.

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Os carrinhos abandonados somente são gerados quando o cliente já preenche o campo de e-mail. Se ele não tiver inserido um e-mail e abandonar o carrinho, ele não será gerado e não irá para a lista!

Nessa lista você poderá configurar o envio de um e-mail automático ao comprador, para tentar recuperar essa compra iniciada, ou até mesmo resgatar o link para o checkout e enviá-lo manualmente para seu cliente! 

Dica:

os e-mails enviados aos clientes apresentam um conteúdo padrão, mas este conteúdo pode ser personalizado. Consulte o tutorial 👉 Como personalizar o conteúdo do e-mail automático de Carrinho Abandonado? para saber mais detalhes.

Para acessar a lista de carrinhos abandonados, no painel de administração de sua loja, siga pelo caminho "Vendas" > "Carrinhos abandonados".

Se você ainda não teve carrinhos abandonados:

Se sua loja ainda não teve Carrinhos abandonados e você ainda não fez essa configuração, ao acessar a sua página de carrinhos abandonados você verá a seguinte tela:

Clique em "Configurar suas notificações" e escolha se quer enviar os e-mails automaticamente em 6 horas ou manualmente.

Dica: 

recomendamos que você utilize a opção "Enviar emails automaticamente 6 horas depois do cliente ter abandonado a compra", para automatizar o processo de recuperação dos Carrinhos abandonados. Porém, se você optar por enviá-los manualmente, a dica é sempre visitar esta tela, para não perder as oportunidades de carrinhos em aberto.

Se você já teve Carrinhos abandonados:

Se você ainda não fez essa configuração, mas sua loja já recebeu Carrinhos abandonados, por padrão, a loja ficará configurada para que você envie os lembretes manualmente. Basta clicar em "Configurar notificações" no topo da tela e escolher entre uma das opções, como mostramos anteriormente.

Como funciona a lista de Carrinhos abandonados?

Você visualizará uma lista com todos os carrinhos, divididas em coluna.

Se você configurar suas notificações para enviar manualmente, verá também a coluna Ação.

Clicando no botão "Enviar e-mail agora", uma mensagem automática pré configurada será enviada para seu cliente.

Caso queira enviar uma mensagem personalizada por e-mail ou WhatsApp, clique no número da "Carrinho". Em seguida, será direcionado para uma página com o resumo da compra, além da URL que envia o comprador diretamente para o checkout.

Basta copiar o link e enviar um e-mail personalizado para o seu cliente, clicando no link e-mail ou WhatsApp em "Dados do comprador".

Caso tenha configurado o envio automático de e-mails, a coluna Ação não existirá, e a plataforma automaticamente enviará a mensagem pré configurada, sem depender de uma ação sua.

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Atualmente não é possível excluir o carrinho abandonado manualmente, essa ação ocorre de forma automática após 30 dias da sua criação


O que acontece quando o meu cliente não aceita e-mail marketing?

De acordo com os direcionamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o cliente tem a opção de escolher se deseja receber e-mail marketing ou não.

Info

Para saber mais sobre os direitos dos seus clientes de acordo com a lei, basta acessar o nosso artigo 📝Quais são os direitos que a LGPD prevê para os consumidores da minha loja?.

No processo de compra do cliente na sua loja, aparecerá a opção "Quero receber ofertas e novidades por e-mail" selecionada.


Se o cliente desmarcar essa opção, vamos sinalizar na página de Carrinhos Abandonados. Na coluna de "E-mails promocionais" estará escrito "Não aceita".


A escolha de não receber mensagens promocionais também estará sinalizada na página de detalhes do carrinho. Junto das informações do cliente, estará escrito "Não quer receber mensagens promocionais".


Se o cliente não aceitar mensagens promocionais, a plataforma não enviará mais e-mails automáticos para essa pessoa. 

Porém, se você escolheu a opção de enviar e-mails manualmente, será a sua responsabilidade mandar ou não mensagens para o cliente. Neste caso, ao clicar em "WhatsApp" ou "E-mail", exibiremos uma mensagem lembrando que o cliente não aceita e-mail marketing.

Success

No arquivo CSV (Excel) que você pode exportar para enviar campanhas de e-mail marketing, aparecerão novas colunas, indicando em cada cliente se ele aceitou ou não receber comunicações e a última data de atualização desse campo. Nesse caso, para respeitar a preferência do cliente, é importante excluir os visitantes que não aceitaram quando você for enviar e-mails.


Warning

A opção de aceitar ou não comunicações de e-mail marketing ainda não está disponível para todas as lojas Nuvemshop. Estamos lançando a funcionalidade gradativamente durante o mês de maio/2021.

Pronto, agora você já sabe como configurar os Carrinhos abandonados e como enviar as mensagens para recuperar os pedidos!

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