Hoje, quando um cliente se inscreve para receber a newsletter da sua loja não significa que ele criou um cadastro para ter acesso ai painel do cliente. O mesmo acontece quando uma compra é realizada em sua loja virtual Nuvem Shop. Isso porque, não é obrigatório ter cadastro para concluir uma compra e se inscrever na newsletter não gera cadastro automático.

Então quando seu cliente realizar uma compra ou se inscrever na newsletter, você pode enviar um e-mail automático, através do seu Administrador Nuvem, para que ele ative a conta e finalize o cadastro.
 
Vale lembrar: que muitas vezes os clientes acreditam que perderam a senha e que não recebem o e-mail para recuperação da senha; mas na verdade eles não possuem cadastro ativo ainda, então é preciso enviar e-mail de ativação de conta e não recuperação da mesma.

Neste tutorial mostramos como ativar a conta para seu cliente e, caso ele já tenha cadastro e perdido a senha, como enviar o link de recuperação de senha para ele. Abaixo te mostramos como saber qual dessas situações o seu cliente se enquadra.

1. Acesse o seu Administrador Nuvem e clique na aba de Clientes > Meus clientes.

2. Você verá a lista de clientes que possui em sua loja.

Dentre eles, estão clientes que realizaram compras, que se inscreveram na newsletter e clientes que se cadastraram em sua loja. Encontre o nome do cliente em questão ou  escolha um dos clientes da lista e clique em cima do nome dele para saber qual é a situação da conta.

3. Você será redirecionado para a página de cadastro do cliente, onde você poderá ver se ele se inscreveu na newsletter e se realizou uma compra em sua loja ou não.

No canto superior direito da página, você verá um pequeno menu, que será diferente para um cliente com cadastro e para um cliente sem cadastro.
 

Cliente sem cadastro

Para ativar a conta de um cliente sem cadastro, é só clicar em "Enviar e-mail para ativar a conta".

Cliente com cadastro

Caso o cliente reclame que não está conseguindo acessar a conta dele, é só você clicar em "Enviar e-mail para alterar a senha".

Pronto! Assim que clicar nos botões, será enviado um e-mail padrão da plataforma e você receberá uma notificação no Administrador Nuvem informando que o e-mail foi enviado com sucesso.

Caso não saiba, esses dois e-mails, e outros e-mails enviados pela plataforma automaticamente, são editáveis. Então se quiser personalizá-los, é só acessar o tutorial Como alterar o conteúdo dos e-mails enviados  automaticamente e seguir o passo a passo.
 

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