Para ações de e-mail marketing ou apenas para conhecer melhor sua base de clientes, você pode baixar uma lista com todos os usuários que de alguma forma interagiram com sua loja.

Neste tutorial, vamos te ensinar a baixar o arquivo em .CSV com esta lista e explicar que tipo de informação você pode obter por ela.

Este tutorial está dividido em duas partes:

  • Baixando a lista
  • Informações que aparecem na lista de clientes

🌟 Importante: a lista de clientes apresentar todos os clientes que finalizaram um pedido em sua loja, clientes com um cadastro ativo e inscritos para receber newsletters. Os e-mails de clientes que abandonaram carrinhos não entram nessa lista, pois um e-mail é enviado automaticamente após 6 horas do abandono. Você pode conferir mais detalhes no tutorial 👉 Como configurar e utilizar a ferramenta de Carrinhos Abandonados?.

Vamos aos passos!

Baixando a lista

1. No painei de administração de sua loja, siga pelo caminho Clientes > Meus Clientes.


2.
No meu superior, clique em "Exportar lista de clientes".


2. Escolha se quer baixar para Windows ou Mac e clique em "Exportar".

O arquivo será baixado em formato .CSV, e pode ser lido e editado no Excel ou qualquer outro aplicativo de edição de planilhas.

🌟 Importante: caso sua base de clientes seja muito grande, o arquivo não será baixado imediatamente. A plataforma precisará gerar o arquivo e te enviará um e-mail contendo essas informações. O prazo para o e-mail chegar dependerá do tamanho de sua base.

Informações que aparecem na lista de clientes

Dependendo do seu layout ou da ação que o cliente fez em sua loja, a lista apresentará algumas informações diferentes. Abaixo, você confere essas características:

  • Nome completo - é o nome completo do comprador ou do visitante da loja inscrito para receber newsletters. Dependendo do layout que você usar em sua loja, o visitante pode ou não informar o nome completo. Caso o layout não tenha o campo do nome disponível, na lista aparecerá como Sem nome;
  • CPF/CNPJ - esse campo só estará com informações quando seu cliente tiver finalizado a compra de um produto em sua loja. Se o campo estiver em branco, ele pode ser um inscrito para receber newsletters ou um usuário registrado na loja;
  • E-mail - esse campo sempre estará preenchido, pois o e-mail é uma informação obrigatória para comprar na loja, se cadastrar como cliente e para finalizar um pedido;
  • Telefone de contato - já o telefone estará obrigatoriamente preenchido somente quando o cliente finalizar um pedido em sua loja. Quando ele se inscreve para receber newsletters não é necessário informar o telefone, e quando se cadastra como cliente, ele pode ou não informar o telefone, não é obrigatório nesse primeiro momento;
  • Endereço, Número, Complemento, Cidade, Bairro, Estado, CEP e País - assim como o telefone, estes campos estarão obrigatoriamente preenchidos somente quando o cliente finalizar um pedido em sua loja. Quando ele se inscreve para receber newsletters ou como cliente não é necessário informar estes dados;
  • Total Consumido - é o montante total que o cliente gastou em sua loja. Só aparecerá um valor quando um pedido tiver sido finalizado;
  • Número de compras - é o total de pedidos finalizados pelo usuário;
  • Última Compra - data do último pedido do usuário. Só aparecerá preenchido caso o usuário tenha feito alguma compra na loja;
  • Data - data em que o cliente fez a primeira ação em sua loja. Pode ser o primeiro pedido, o cadastro ou a inscrição para a newsletter;
  • Cadastro - se é um cliente cadastrado ou não. Sim significa que ele tem um cadastro em sua loja, mas pode ou não ter feito uma compra. Já Não significa que ele não em um cadastro, mas também pode ou não ter feito uma compra;
  • Inscrição para newsletter - se o cliente, cadastrado ou não e tendo feito uma compra ou não, está inscrito para receber newsletters. Se sim, aparece a data em que se inscreveu.

Pronto, agora você já sabe como baixar sua lista de clientes e que tipo de informações você consegue obter por ela!

📌 Observação: no momento, só é possível exportar a lista de clientes, ainda não temos a possibilidade de se importar uma lista de clientes de forma automática.

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