Como criar a minha loja no Facebook?
Passo a passo para adicionar o seu catálogo de produtos em sua página, usando a funcionalidade nativa do Facebook
Última atualização: 09/01/2021
O Facebook oferece uma funcionalidade que permitirá criar uma loja na sua fanpage usando o seu catálogo de produtos Nuvemshop. Através do Facebook Shop, você poderá contar com mais uma ferramenta para potencializar as vendas do seu negócio.
Neste tutorial, vamos te ensinar a habilitar esta funcionalidade em sua fanpage e a enviar o seu catálogo de produtos para o Facebook. Dividimos os passos em 3 partes:
- Habilitando a guia na fanpage
- Configurando a guia
- Enviando o catálogo de produtos
Habilitando a guia na fanpage
1. Na página inicial de sua fanpage, clique em "Configurações da Página".

2. Depois clique em "Modelos e guias".

3. Na seção "Guias", desça até o final da página e ative a opção "Loja".

4. Depois poderá ordená-las a seu gosto. Basta clicar sobre a guia e arrastá-las para a ordem que desejar, como no exemplo abaixo.

Pronto! A guia Loja está habilitada em sua fanpage!
Configurando a guia
1. Volte para a página inicial de sua fanpage e no menu superior, clique em "Loja".

2. Na tela que irá abrir, clique em "Go to Commerce Manager" para começar a configuração da loja.

3. Logo em seguida, o Facebook perguntará o método de finalização de compra. Como os pedidos serão feitos em sua loja, selecione a opção "Seu site" clique em "Começar".

4. Na tela seguinte, irá carregar a etapa de configuração da sua conta dentro do Gerenciador de Negócios dividas em 4 etapas:
👉 Escolher uma empresa:
Selecione a empresa que você irá vender e clique em "Avançar."

👉 Adicionar detalhes da conta:
Coloque o nome da sua conta para ser identificado dentro do Gerenciador de Negócios, selecione a sua conta do Gerenciador e clique em "Avançar".

👉 Escolher a visibilidade:
Neste etapa, selecione o local que a sua loja será criada e mostrará os seus produtos. Feito isso, clique em "Avançar".

👉 Adicionar itens:
Na última parte, crie um nome para o seu catálogo e clique em "Avançar".

5. Na etapa final, confira os detalhes da loja, caso precise modificar algo, clique no botão "Alterar" no canto superior no lado direito de cada seção.

6. Aguarde alguns segundos para o Facebook criar a sua loja e direcionar para dentro do Gerenciador de Negócios.

Clique em "Começar" e pronto! A sua loja foi criada.
Adicionando os produtos na loja do Facebook
Cadastrar um produto manualmente
Para configurar o catálogo de produtos, primeiro é necessário adicionar um produto de exemplo manualmente. Esse produto, que iniciará a criação do seu catálogo, deverá ser excluído posteriormente e servirá somente para habilitar a funcionalidade por completo.
1. Dentro do seu catálogo, vá no menu Visão Geral > Catálogo e clique em "Adicionar itens".

2. Na próxima página, selecione a opção "Adicionar manualmente" e clique em "Avançar".

2. Preencha o formulário com os dados de algum produto ou use dados falsos de um produto teste, já que ele poderá ser excluído depois. Feito isso, clique em Adicionar produto, igual o exemplo abaixo.

3. O Facebook exibirá uma nova janela, informando que o produto foi cadastrado. Todavia, é importante ressaltar que ele não aparecerá na guia Loja de imediado, pois todos os produtos são analisados pelo Facebook antes de serem publicados.

Gerando o feed de produtos
Após cadastrar o primeiro produto manualmente e liberar a funcionalidade de carregamento em massa no Gerenciador de Negócios, chegou a hora de sincronizar o catálogo usando o arquivo XML da sua loja Nuvemshop.
1. O primeiro passo é copiar o endereço do arquivo XML no painel de administração de sua loja. Siga pelo caminho Canais de venda > Facebook Shop.

2. Vá até o passo 3 e clique no botão Gerar catálogo de produtos, o sistema irá criar o endereço do arquivo XML. Quando o endereço aparecer, selecione e copie igual o exemplo abaixo.

Sincronizando o feed de produtos com o Gerenciador
1. Em seguida, acesse novamente o Gerenciador de Negócio clicando 👉 aqui, onde verá o catálogo de produtos que começamos a criar para a sua fanpage. Clique sobre ele para acessar as configurações do seu catálogo.

2. Na próxima tela, vá no menu Visão Geral > Catálogo e clique em "Gerenciar".

3. Depois clique em "Adicionar produtos" no canto superior.

4. Na próxima janela, selecione a opção "Usar o carregamento em massa" e clique em "Avançar".

5. Na tela seguinte, irá carregar a etapa de configuração do seu catálogo dentro do Gerenciador de Negócios dividas em 4 etapas:
👉 Escolher a opção de carregamento
Selecione a segunda opção para carregar um "Feed programado" e clique em "Avançar".

👉 Configurar feed
No campo "Insira a URL", cole o endereço do arquivo XML em copia e clique em Avançar".

👉 Programar atualizações
Neste seção, é possível definir quando o seu catálogo será sincronizado com o Gerenciador de Negócios. Recomendamos que deixe ele programado para sincronizar de hora em hora.

👉 Concluir as configurações
Na última etapa, coloque um nome no seu feed de produtos, altere a moeda padrão para Real e clique em Enviar para finalizar.

6. A sincronização dos produtos irá iniciar, basta esperar até finalizar o carregamento. É importante lembrar que quanto mais produtos, mais demorado será o processo.


Lembrando que se for algum erro nas Categorias do Google Shopping, consulte o tutorial 👉 Como configurar meus produtos e categorias para o Google Shopping? para saber como corrigir.
9. Finalizando o carregamento, você verá os produtos que foram sincronizados, clique na aba Produtos para conseguir visualizar.

Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook
1. Acesse o seu catálogo dentro do Gerenciador de Negócios clicando 👉 aqui, siga pelo caminho Configurações > Ativos comerciais.

2. Na seção "Origens de eventos", clique no botão "Conectar ao rastreamento".

3. Na próxima tela, selecione o Pixel e depois clique em "Salvar".

Confira a seguir como deverá aparecer em sua fanpage, acessada por dispositivos móveis.
