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Como criar meu primeiro anúncio no Google ADS?

Saiba como criar o primeiro anúncio da sua loja virtual Nuvemshop no Google Ads Inteligente para aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Última atualização: 08/02/2024

Table of Contents

Criar o cadastroCriar o anúncio

Antes de chegar em uma loja virtual, muitas pessoas pesquisam preços e ofertas na Internet. É fato que o Google é onde a maioria faz estas buscas e se você quer conquistar novos clientes é bem interessante conhecer o Google ADS.

Google ADS (antes conhecido como AdWords) é uma ferramenta de criação de anúncios. Estes anúncios aparecerão quando uma busca por uma palavra-chave for realizada no Google. É um investimento que vale a pena e você pode aprender mais visitando 🎓 Trilhas de Conhecimento da Nuvemshop e nosso 📃 Blog do E-commerce.

Modelo de anúncio pago do Google ADS no resultado de pesquisa do Google

Neste tutorial, te mostramos como a usar o Google Ads no modo especialista, para você criar seu primeiro anúncio de forma rápida e descomplicada.

Vamos aos passos! 

Criar o cadastro

1. Fazer o registro

1.1. Para criar uma conta no Google Ads, acessar o 🌐 site de registro de anúncios do Google Ads, em seguida, clicar em "Começar Agora". 


1.2.  Para criar o seu cadastro, é necessário gerar a primeira campanha, por isso você deve seguir as etapas de registro do Google ads fornecendo informações sobre sua loja como Nome da sua empresa, endereço do seu site, definir meta de publicidade, etc.. 


❗ Não se preocupa, nesse tutorial ensinaremos você a criar uma campanha com detalhes no modo especialista, por isso pode preencher os campos solicitados com qualquer informação e prosseguir até o final. 

Importante:

Uma das etapas para criar uma campanha no Google ads é efetuar o pagamento do orçamento. Nesse caso, basta selecionar a opção pagamentos manuais para gerar um boleto para pular essa etapa.



1.3. Assim que finalizar o cadastro da sua conta, você visualizará uma página igual o exemplo abaixo. Para prosseguir, basta clicar em "Explorar sua campanha".

Tela de confirmação da criação do cadastro no Google Ads


1.4. Na próxima tela, o Google Ads irá oferecer uma opção para você usar a medição de conversões para avaliar a eficiência com que os anúncios alcançam as metas. Clicar em "Ignorar por enquanto" para prosseguir.

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2. Mudar para o modo Especialista

Para que você possa criar suas campanhas de forma mais eficientes e gerar o código de acompanhado de conversão (snippet), é indicado mudar par ao modo Especialista do Google Ads.


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Success

Após mudar sua conta do Google Ads para o modo especialista, não será possível retornar para o modo Inteligente. Caso não tenha certeza, recomendamos continuar no modo inteligente. 


❗ Para saber mais sobre as diferenças entre o modo inteligente e especialista, consultar o artigo do Google 🌐 Sobre o modo Inteligente e o modo Especialista.


2.1. Agora se você deseja prosseguir, basta clicar em "Configurações >  Alternar para o modo Especialista".


2.2. Irá abrir um popup, para alterar o modo, clicar em "Alternar para o modo Especialista".

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Criar o anúncio

O Google Ads no modo Especialista oferecer diversas opções para que você possa criar suas campanhas. Por ser um modo avançado de configuração, para que você possa criar o anúncio corretamente, separamos essa etapa do tutorial conforme as telas do Google Ads

Para começar, na tela inicial do Google Ads, você deve clicar em "+ Nova campanha" para começar criar seus anúncios.

botão para criar nova campnha no Google Ads

Feito isso, siga os passos abaixo conforme as etapas na sua tela do Google Ads:

1. Qual é o objetivo da sua campanha?

1.1. Em Qual é o objetivo da sua campanha, você irá realizar as primeiras configurações da sua campanha. No primeiro passo, é necessário escolher a meta de publicidade. 


Ao todo são 7 ações:  Vendas, Leads, Tráfego, Consideração de produto e marca, Alcance e reconhecimento da marca, promoção de app e Visitas a lojas locais e promoções.

Tipos de campanhados do Google ads

1.2. Para esse tutorial selecionamos a campanha voltada à realização de uma ação na loja, ou seja, a compra de um produto, desta forma, clique na opção “Vendas”. Você pode escolher qualquer uma das metas conforme a estratégia do seu negócio. Feito isso, basta clicar em "Continuar".

Campanhas de vendas no Google Ads


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Info

Por padrão, o Google Ads irá selecionar uma meta de conversão como padrão em sua conta com objetivo de melhorar a estratégia de lances e o desenho da campanha.


1.3. Depois é necessário selecionar como os seus clientes visualizaram seus anúncios. Ao todo são 6 formas diferentes de campanhas:

Tipo de anúncios disponíveis no Google Ads para campanha de vendas


Pesquisar

Os anúncios aparecerão na lista de resultados de buscas no Google.

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Display

Os anúncios aparecerão destacados ao lado das listas de resultados.

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Shopping

Os anúncios serão exibidos na guia Shopping do Google. Para conectar a sua loja com o Google shopping, consulte a seção do 📂 Google shopping na nossa 👉 Central de Atendimento Nuvemshop

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Vídeo

Foco para quem usa anúncios em formato de vídeo.

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Smart

Para gerar anúncios automatizados que serão exibidos no Google, no Google Maps e em toda a Web.

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Discovery

Para gerar anúncios personalizados com apelo visual para Youtube, Gmail, no Discover e em outros produtos.

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1.4. Para esse tutorial, selecionamos o tipo de campanha Pesquisa" para que os anúncios apareça nos resultados de pesquisas do Google. Feito isso, clicar em "Continuar".


1.5. Em seguida, selecione como deseja alcançar a sua meta, basta escolher uma das 4 opções. Como o foco desse anúncio é gerar mais vendas na sua loja on-line, habilite a opção "Visitas ao site" e "insira o endereço da sua loja".

Exemplo de como adicionar o URL da loja na campanha do Google ads


1.6. Em seguinte, no campo "Nome da campanha", atribua um nome para a campanha que está criando. Assim ficará mais fácil localizá-la dentro do Google Ads. No exemplo abaixo, colocamos o seguinte nome Loja Nuvemshop Evento Black friday.


1.7. Para prosseguir, clicar em "Continuar".

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2. Lances

2.1. Em Lances, você irá definir a métrica que irá focar em sua campanha (clique, impressões, conversões ou visualizações). Como o nosso objetivo é melhorar a conversão da loja, selecionamos a opção "Conversões"
   


❗ Para saber mais como determinar uma estratégia de lances, consultar o artigo do Google 🌐 Determinar uma estratégia de lances com base nas suas metas.

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Info

Você pode definir um CPA (custo por Ação ou custo por Aquisição), basta marcar a opção "Definir um custo por ação desejado (opcional)"  e definir um custo, faz com que os lances possa gerar o maior número possível de conversões sem exceder o CPA que você escolheu. Para saber mais, consultar o artigo do Google 🌐 Sobre os lances de CPA desejado.


2.2. Feito isso, basta clicar em "Próximo" para prosseguir. 

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3. Configurações da campanha

Para que a sua campanha possa alcançar o público-alvo correto, é necessário definir as principais configurações da sua campanha. 


3.1. Em Redes, por padrão, o Google Ads deixará as opções de Rede de pesquisaRede de display selecionadas. Recomendamos que deixe essas opções marcadas para um melhor alcance do seu anúncio.


3.2. Em Locais, visualizará 3 opções para segmentar o anúncio: Todos os países / Territórios, Brasil ou Inserir outro local.



Todos os países/territórios e Brasil

Para as duas primeiras opções, todos os países/territórios e Brasil, não será possível segmentar por alguma localidade, já que elas selecionam um território por completo.

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Inserir outro local

3.2.1. Na opção Inserir outro Local permite selecionar um território (País, Estado, Cidade).


Exemplo de como segmentar campanha por local no Google Ads


3.2.2. E ao clicar em "Pesquisa avançada", o Google irá direcionar você para uma página que permite configurar a segmentação por Local ou Raio.


Tela para fazer uma pesquisa avançada ne local no Google AdsDelete


3.3. Ao concluir a segmentação por local, ao clicar em "Opções de local", é possível configurar a Meta e Excluir da segmentação. Indicamos que deixei as opções recomendadas pelo Google Ads selecionadas igual o exemplo abaixo:


Opções de local para definir o comportamento da campanha no Google Ads


3.4. Na seção Idiomas, selecione os idiomas que os seus clientes falam. Basta digitar o idiomaselecionar o idioma do público-alvo que a sua campanha deve alcançar.


3.5. Na seção Segmentos de público-alvo, selecionar o público-alvo de sua campanha usando as opções Pesquisar por termos (palavras-chave) ou Procurar conforme as sugestões do Google Ads de segmentação.

Veja como usar essa opção nos exemplos abaixo:


Pesquisa

Definir o público-alvo da campanha no Google Ads

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Procurar

Como procurar e selecionar o público-alvo na campanha do Google ads

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3.6. Em "Mais configurações", você pode incluir mais opções nas configurações da sua campanha. Abaixo explicamos como recurso extra funciona:

  • Rotação de anúncios: configurar o comportamento de quais anúncios devem gerar mais cliques ou conversões;

  • Datas de início e término: definir quando a campanha deve iniciar e terminar. Esse recurso é ótimo para campanhas sazonais (dias das crianças, black friday, natal, etc.);

  • Programação de anúncios: nesta opção, é possível configurar os dias da semana e o horário que seus anúncios serão exibidos;

  • Opções de URL da campanha: você pode adicionar um parâmetro de URL, permitindo rastrear o tráfego;
     
  • Configuração dos anúncios dinâmicos de pesquisa: permitir usar os URLs para criar automaticamente anúncios que correspondem às pesquisas das pessoas, podendo aumentar o alcance da sua campanha. Para saber mais, consultar o artigo do Google 🌐 Sobre os anúncios dinâmicos de pesquisa.


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4. Palavras-chave e anúncios

Nesta etapa, você irá criar grupos de anúncios, o que te ajudam a organizar os anúncios por tema, agrupando todos os anúncios e palavras-chave em um único produto ou serviço, melhorando o resultado da sua campanha.


4.1.  Em "Nome de grupo de anúncios" é necessário atribuir um nome ao grupo, caso contrário, o Google Ads não irá permitir que você publique o anúncio.



4.2. Em "Palavras-chave > Receber sugestões de palavras-chave", você pode buscar pelas palavras de duas formas.

Através do URL

4.1.1. No campo Insira um URL para buscar palavras-chave, basta adicionar o URL da página inicial do seu site ou de alguma página do produto, ou serviço que deseja anunciar. Feito isso, você deve clicar em "Receber sugestões de palavra-chave".

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Através do produto ou serviço

4.1.1. No campo Adicione produtos ou serviços, você deve adicionar os nomes dos seus produtos/serviços e depois clicar em "Receber sugestões de palavra-chave".



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❗ A forma que você irá buscar as palavras-chave para o seu anúncio irá depender da estratégia do seu negócio. Por exemplo, se você deseja anunciar apenas um produto/serviço, recomendamos adicionar o URL ou o nome do produto/serviço específico. Agora se for uma estratégia para gerar conversão para sua loja de um modo geral, indicamos o URL da página inicial do site ou nomes dos produtos/serviços que você comercializa


4.3. Após clicar em "Receber sugestões de palavra-chave", automaticamente as palavras será carregadas na seção "Inserir palavras-chave". No exemplo abaixo, usamos o URL da nossa loja teste e o sistema do Google Ads retornou com algumas sugestões.


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Info

Você também pode adicionar ou remover palavras-chave manualmente sempre que quiser. Basta clicar dentro do campo "Inserir palavras-chave" e fazer as edições. Se precisar de ajuda para localizar palavras-chave, é só usar o 🌐 Planejador de palavras-chave do Google Ads.


4.4. Feito isso, se aparecer a opção Adicone mais palavras-chave, basta cllicar em "Aplicar tudo" para adicionar.


4.5. Na seção Anúncios, é onde você irá adicionar as informações do anúncio, como ele deve aparecer nos resultados de pesquisas do Google. No campo "URL final", você deve adicionar o endereço da sua loja.


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Warning

O URL final é aquele que os usuários acessam depois de clicar no seu anúncio. Esse endereço precisa corresponder ao conteúdo que o anúncio promove. Se você usa um redirecionamento de vários domínios, insira-o em um 🌐 modelo de acompanhamento.


4.6. No campo Caminho de exibição, faz parte do URL de visualização em anúncios de texto expandido. Esse campo é utilizado pelo Google Ads para combinar o endereço de sua loja com o texto inserido para o URL de visualização.


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Success

O Google Ads não garante a exibição do desses campos, por esse motivo é uma configuração opcional. Para saber mais como funciona, consultar o artigo do Google Ads 🌐 Caminho.


4.7. Em "Títulos 0/15", insirir de 3 até 15 títulos com termos que estão relacionados diretamente com o seu produto ou serviço. Lembre-se de usar palavras-chave nos títulos, isso irá ajudar no desempnho do sua campanha.


4.8. No campo "Descrições ‪0/4", atribuir ao anúncio no mínimo 2 até 4 descrições.


4.9. Na opção "Sitelinks" pode adicionar adicionar de 4 ou mais links em seus anúncios que levam seus visitantes ou clientes para páginas específicas do seu site. Para incluir esses links, basta clicar em "+ Sitelinks", irá abrir uma janela na sua página com alguns campos (texto, descrição e URL) para seus sitelinks. 


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Info

Quer saber mais sobre Sitelinks? Consultar o artigo do Google 🌐 Sobre recursos de sitelink.


4.10. Em "Frases de chamariz", você pode adicionar uma frase para destacar ofertas promocionais em sua loja ou de recursos exclusivos que sua empresa oferece. Por exemplo: frete grátis, desconto de 10%, etc. Para incluir essas frases, basta clicar em "+ Frases de chamariz".


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Info

Quer saber mais sobre Frases de chamariz? Consultar o artigo do Google 🌐 Sobre os recursos de frase de destaque.


4.11. Na opção "Mais tipos de recursos", é possível fazer as seguintes configurações no anúncio:


❗ Esse recurso é opcional e não é obrigatório configurar.


Abaixo explicamos como cada opção disponível em "Mais tipos de recursos" funciona:

  • Promoções: essa opção irá agregar mais valor aos seus anúncios de texto da rede de pesquisa. Para saber mais clique 👉 aqui;
  • Preços: Você tem mais espaço para destacar seus produtos, serviços e os preços. Para saber mais clique 👉 aqui;

  • Chamadas: Com um recurso de ligação, as pessoas conseguem falar com você rapidamente. Para saber mais clique 👉 aqui;

  • Snippets estruturados: Nesta opçào, você tem mais espaço para destacar a natureza e a variedade dos seus produtos e serviços. Para saber mais clique 👉 aqui;

  • Formulários de leads: O formulário de lead desperta o interesse das pessoas quando elas estão pesquisando sua empresa ou seus produtos e serviços.Para saber mais clique 👉 aqui;

  • Aplicativos: A opção link para app, as pessoas podem acessar seu app e site. É possível clicar no link ou no título do anúncio para acessar o site. Para saber mais, clique 👉 aqui.


4.12. E em Opções de URL do anúncio, pode configurar o Modelo de acompanhamento ou Sufixo do URL final. Esse recurso é opcional, porém, se você usa um redirecionamento de vários domínios, é recomendado que faça a configuração do modelo de acompanhamento.


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Warning

Para saber mais como funciona o Modelo de acompanhamento ou Sufixo de URL final, consultar os tutoriais do Google 🌐 Modelo de acompanhamento: definição  e 🌐  Adicionar um sufixo de URL final.


4.13. Ao finalizar, basta clicar em "Concluido" em seguinte clicar no botão "Próximo" para continuar.

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5. Orçamento

5.1. Antes de finalizarção a criação da sua campanha, é necessário definir o valor de orçamento médio que deseja gastar por dia. O Google Ads irá oferecer um valor médio (recomendado), onde é possível visualizar a volume de cliques semanais, custo semanal, CPC médio (custo médio por clique)CPA médio (custo médio por clique).


5.2. Se preferir, também é possível escolher um valor de orçamento manualmente, basta selecionara opção "Definir orrçamento personalizado" e no campo "Defina seu orçamento diário médio para esta campanha" você pode adicionar o valor que deseja gastar. 


5.3. Ao finalizar, basta clicar em "Próximo".

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6. Revisar

6.1. Na última etapa, o Google Ads irá verificar se existe algum erro no anúncio criado. Dependendo da quantidade de informações que você adiconou, esse processo pode levar algum tempo. No final da verificação, o Google Ads irá apresentar uma tela igual o exemplo:


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Warning

Se alguma informação estiver incorreta, basta retornar na etapa que deseja alterar através do menu à esquerda na sua tela.


6.2. Se tudo estiver correto, basta clicar em "Publicar campanha"

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Info

Quer saber como gerar e vincular o código do Google Ads para medir suas conversões na Nuvemshop? Consultar o tutorial 👉Como vincular os códigos do Google Ads na minha loja?.

Pronto! 🙌

Seu primeiro anúncio no Google Ads foi criado com sucesso!

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