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Como enviar o catálogo de produtos para o Instagram Shopping?

Passos para criar seu catálogo de produtos no Facebook e poder marcá-los em suas publicações no Instagram

Última atualização: 09/01/2021

Depois de seguir os passos do tutorial 👉 Como configurar meus produtos para o Instagram Shopping? e garantir que seus produtos estão configurados corretamente, é hora de enviar o seu catálogo de produtos para o Facebook e assim, poder marcá-los em seus posts e stories do Instagram.

Observação:

após configurar seus produtos, é necessário aguardar até o próximo dia para que as novas informações sejam absorvidas pelo feed que será enviado ao Gerenciador de Negócios. Então, programe-se para configurar os produtos em um dia e enviar seu catálogo para o Instagram Shopping no outro.

Vale lembrar que, mesmo efetuando todas as configurações corretamente, a liberação da ferramenta para a sua conta depende completamente do Instagram, e pode demorar 2 ou mais semanas.

Importante

após alguns testes, vimos que as lojas que já configuraram a guia "Loja" do Facebook conseguem a liberação do Instagram Shopping mais rápido. Por isso, antes de seguir essas configurações, recomendamos que faça os passos dos tutoriais do índice:

👉 Como vender pelo Facebook?

Você consegue consultar os principais requisitos para liberação do Instagram Shopping acessando a seguinte página:

🌎 Requisitos de qualificação para Comércio

O tutorial de envio de catálogo está dividido em três etapas:

  • Criando um catálogo para o Facebook for Business
  • Inserindo uma fonte de dados de produto
  • Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook

Vamos aos passos!

Criando um catálogo para o Facebook for Business

O primeiro passo é criar o seu catálogo de produtos no Facebook. Para isso, além de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, é necessário ter um Pixel configurado.

Caso você ainda não tenha, consulte o tutorial 👉 Como utilizar o Pixel do Facebook? antes de prosseguir. Caso você já tenha, é só seguir os seguintes passos:

1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook. No menu principal, siga pelo caminho "Mais ferramentas" > "Configurações do negócio".


2. Na próxima tela, certifique-se de que a loja correta está selecionada (caso tenha mais de uma) e vá até “Fonte de dados > Catálogos".

3. Na página de catálogos, clique em “Adicionar” e selecione “Criar novo catálogo”. Em seguida, defina o nome do catálogo e o tipo de produtos que sua loja venderá e clique em “Criar novo catálogo”.

4. Na página seguinte, escolha um perfil de usuário que será responsável pela administração do catálogo no menu à esquerda e as atribuições desse perfil à direita. Feito isso, clique em “Atribuir”.

5. Na janela seguinte, selecione a opção "Carregar informações de produto". Insira o nome do seu catálogo e clique em "Criar".

Pronto! Seu catálogo está criado. Agora iremos importar os produtos de sua loja!

Inserindo uma fonte de dados de produto

Depois de criar o seu catálogo, é necessário adicionar os produtos carregados da sua Nuvemshop a ele. Para isso, siga os seguintes passos:

1. Com o catálogo recém criado selecionado, clique em “Adicionar itens”.

2.  Escolha a opção “Feed programado” e clique em “Avançar".

3. Na aba seguinte, insira a URL de sua loja Nuvem seguido do final “/fb_catalog.xml” e clique em "Avançar", exemplo:

"https://lojadeteste.lojavirtualnuvem.com.br/fb_catalog.xml"

4. Deixe a programação com as configurações padrões e clique em “Avançar”.


5. Por fim, escolha um nome para o seu feed de dados, escolha a moeda de sua loja e clique em "Enviar":

6. Feito isso, o seu feed estará pronto, e o catálogo irá realizar a primeira importação de produtos, que pode levar alguns minutos para ser concluída!


Observação

após concluir a importação do seu catálogo, o Facebook pode apresentar alguns avisos, informando que certos produtos estão com configurações pendentes. Isso não impedirá os produtos de serem marcados no Instagram, porém podem atrapalhar a segmentação dos seus anúncios no Facebook.

Caso queira visualizar os seus produtos, basta clicar em "Produtos" no menu do topo.

Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook

1. No menu lateral, selecione a opção "Contas" e depois "Grupos de ativos de negócios". Em seguida, clique em "Criar grupo de ativos de negócios".

 2. Selecione a opção que seja a mais adequada para o seu negócio:

3. Selecione o nome de seu ativo de negócios:

4. Na etapa "Adicionar ativos", selecione no menu à esquerda a opção "Pixels", no menu à direita escolha o Pixel correto:

5. Na última etapa, escolha um usuário de administrador e atribua as permissões necessárias:

6. Pronto! Seu catálogo estará atribuído ao Pixel e você poderá clicar em "Abrir no analytics" para configurar o painel.


Observação

Se for a primeira vez que conectou o Pixel ao catálogo, não irão aparecer eventos. Isso acontece porque pode demorar um tempo para o Facebook identificar os "gatilhos" do pixel e começar a registrar os eventos.

Isso também pode acontecer com sua loja se ela for nova e ainda não teve vendas.

Pronto, sua conta do Instagram está com as configurações completas para que você possa receber a nova funcionalidade!

Agora, é só aguardar o alerta, igual ao da imagem abaixo, para iniciar a marcação dos produtos em sua conta do Instagram.

Marcação dos produtos com variações

Se os seus produtos tem variações, elas serão apresentadas individualmente na lista de produtos para marcar. Isso acontece pois o Facebook não entende o conceito de variações. A ferramenta considera cada variação como sendo um produto único, e por isso todas elas aparecerão listadas no catálogo individualmente.

Dica

aproveite que você já fez as configurações do Instagram e, se ainda não tiver feito, prepare sua fanpage para também vender seus produtos pelo Facebook. Consulte o tutorial 👉 Como vender pelo Facebook? e saiba como prosseguir!

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