Como enviar o catálogo de produtos para o Instagram Shopping?
Passos para criar seu catálogo de produtos no Facebook e poder marcá-los em suas publicações no Instagram
Última atualização: 09/01/2021
Depois de seguir os passos do tutorial 👉 Como configurar meus produtos para o Instagram Shopping? e garantir que seus produtos estão configurados corretamente, é hora de enviar o seu catálogo de produtos para o Facebook e assim, poder marcá-los em seus posts e stories do Instagram.
Vale lembrar que, mesmo efetuando todas as configurações corretamente, a liberação da ferramenta para a sua conta depende completamente do Instagram, e pode demorar 2 ou mais semanas.
Você consegue consultar os principais requisitos para liberação do Instagram Shopping acessando a seguinte página:
🌎 Requisitos de qualificação para Comércio
O tutorial de envio de catálogo está dividido em três etapas:
- Criando um catálogo para o Facebook for Business
- Inserindo uma fonte de dados de produto
- Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook
Vamos aos passos!
Criando um catálogo para o Facebook for Business
O primeiro passo é criar o seu catálogo de produtos no Facebook. Para isso, além de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, é necessário ter um Pixel configurado.
Caso você ainda não tenha, consulte o tutorial 👉 Como utilizar o Pixel do Facebook? antes de prosseguir. Caso você já tenha, é só seguir os seguintes passos:
1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook. No menu principal, siga pelo caminho "Mais ferramentas" > "Configurações do negócio".

2. Na próxima tela, certifique-se de que a loja correta está selecionada (caso tenha mais de uma) e vá até “Fonte de dados > Catálogos".

3. Na página de catálogos, clique em “Adicionar” e selecione “Criar novo catálogo”. Em seguida, defina o nome do catálogo e o tipo de produtos que sua loja venderá e clique em “Criar novo catálogo”.

4. Na página seguinte, escolha um perfil de usuário que será responsável pela administração do catálogo no menu à esquerda e as atribuições desse perfil à direita. Feito isso, clique em “Atribuir”.

5. Na janela seguinte, selecione a opção "Carregar informações de produto". Insira o nome do seu catálogo e clique em "Criar".

Pronto! Seu catálogo está criado. Agora iremos importar os produtos de sua loja!
Inserindo uma fonte de dados de produto
Depois de criar o seu catálogo, é necessário adicionar os produtos carregados da sua Nuvemshop a ele. Para isso, siga os seguintes passos:
1. Com o catálogo recém criado selecionado, clique em “Adicionar itens”.

2. Escolha a opção “Feed programado” e clique em “Avançar".

3. Na aba seguinte, insira a URL de sua loja Nuvem seguido do final “/fb_catalog.xml” e clique em "Avançar", exemplo:
"https://lojadeteste.lojavirtualnuvem.com.br/fb_catalog.xml"
4. Deixe a programação com as configurações padrões e clique em “Avançar”.

5. Por fim, escolha um nome para o seu feed de dados, escolha a moeda de sua loja e clique em "Enviar":

6. Feito isso, o seu feed estará pronto, e o catálogo irá realizar a primeira importação de produtos, que pode levar alguns minutos para ser concluída!

Caso queira visualizar os seus produtos, basta clicar em "Produtos" no menu do topo.

Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook
1. No menu lateral, selecione a opção "Contas" e depois "Grupos de ativos de negócios". Em seguida, clique em "Criar grupo de ativos de negócios".

2. Selecione a opção que seja a mais adequada para o seu negócio:

3. Selecione o nome de seu ativo de negócios:

4. Na etapa "Adicionar ativos", selecione no menu à esquerda a opção "Pixels", no menu à direita escolha o Pixel correto:

5. Na última etapa, escolha um usuário de administrador e atribua as permissões necessárias:

6. Pronto! Seu catálogo estará atribuído ao Pixel e você poderá clicar em "Abrir no analytics" para configurar o painel.
Isso também pode acontecer com sua loja se ela for nova e ainda não teve vendas.
Pronto, sua conta do Instagram está com as configurações completas para que você possa receber a nova funcionalidade!
Agora, é só aguardar o alerta, igual ao da imagem abaixo, para iniciar a marcação dos produtos em sua conta do Instagram.

Marcação dos produtos com variações
Se os seus produtos tem variações, elas serão apresentadas individualmente na lista de produtos para marcar. Isso acontece pois o Facebook não entende o conceito de variações. A ferramenta considera cada variação como sendo um produto único, e por isso todas elas aparecerão listadas no catálogo individualmente.