🌟 Importante: após realizar alguns testes, constatamos que as lojas que já configuraram a guia "Loja" do Facebook conseguem a liberação do Instashop mais rapidamente. Por isso, antes de seguir os tutoriais que indicamos neste artigo, recomendamos que faça os passos dos tutoriais que apresentamos no índice 👉 Como vender pelo Facebook?. Se você já enviou seu catálogo para a guia "Loja", não precisa seguir com este tutorial. Ao vincular sua fanpage ao Instagram (como ensinamos no tutorial 👉 Como configurar a conta do Instagram para habilitar o Instashop?), ele já identificará automaticamente que o catálogo existe.

É válido lembrar que configurar tudo corretamente não garante que sua conta do Instagram terá essa funcionalidade liberada de imediato. Pode levar cerca de 2 semanas ou mais para que eles liberem a funcionalidade.

Para facilitar a criação do seu catálogo, a Nuvem Shop implementou uma tela informativa com as configurações necessárias para que você esteja apto a receber essa permissão do Instagram para marcar seus produtos no Instashop.

💡 Dica: antes de fazer os passos deste tutorial, é necessário fazer algumas configurações em sua conta do Instagram e em seus produtos. Consulte os tutoriais 👉 Como configurar a conta do Instagram para habilitar o Instashop? e 👉 Como configurar meus produtos para o Instashop? antes de prosseguir.

Conhecendo as instruções no painel de administração da Nuvem Shop

No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Canais de venda > Instagram Shop para visualizar as instruções, com links para os tutoriais oficiais do Facebook, sobre como configurar sua conta corretamente e habilitar a nova funcionalidade no Instagram.

Antes de fazer esses passos, é importante se assegurar de que seus produtos estão corretamente configurados.

💡 Dica: se você ainda não configurou seus produtos, consulte os passos do tutorial 👉 Como configurar meus produtos para o Instashop? e siga as recomendações.

📌 Observação: após configurar seus produtos, é necessário aguardar até o próximo dia para que as novas informações sejam absorvidas pelo feed que será enviado ao Gerenciador de Negócios. Então, programe-se para configurar os produtos em um dia e fazer as configurações recomendadas neste tutorial em outro dia.

🌟 Importante: o Instashop não aceita produtos cadastrados com o título e descrição em letras maiúsculas. Por isso, é importante garantir que os nomes e descrições estejam no padrão "primeira letra maiúscula, demais letras minúsculas" para que a integração dê certo.

Como criar o catálogo de produtos no Facebook

Para criar o catálogo, além de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, você precisa ter um Pixel configurado. Para ver como criar o Pixel, consulte o tutorial 👉 Como utilizar o Pixel do Facebook? antes de prosseguir.

1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook, e no menu principal siga pelo caminho Configurações > Catálogos.

2. Na próxima tela, clique em "Criar catálogo".

3. Em seguida, clique em "Comércio eletrônico" e em seguida em "Avançar".

4. Na janela que abrir, selecione a opção "Carregar informações de produto". Insira o nome do seu catálogo e clique em "Criar".

5. Na próxima tela, você receberá uma confirmação de que o catálogo foi criado.
Agora clique em "Visualizar catálogo".

Como adicionar meus produtos ao Catálogo de Produtos no Facebook

1.  Agora, no menu lateral selecione a opção "Fontes de dados do produto", depois em "Add Data Source" e "Adicionar novo produto".

2.  Na próxima janela, selecione a opção "Use Data Feeds" e "Next".

Como configurar o envio automático de atualizações dos produtos para o Gerenciador de Negócios

Na próxima tela, além de adicionar os seus produtos ao Catálogo, vamos configurar como ele será atualizado automaticamente sempre que você adicionar, alterar ou remover produtos de sua loja. O preenchimento das informações deve ser como nesse exemplo:

1. Selecione a segunda opção, Set a Schedule. Ativando essa opção, você poderá configurar a periodicidade em que o Facebook passará pela sua loja para absorver as informações dos seus produtos.

2. Neste campo, você deverá informar a URL do feed XML de seus produtos, gerado pela Nuvem Shop. Você poderá obter esse endereço pelo caminho Canais de venda > Instagram Shop, no passo 4. É só copiar e colar no campo.

3. Agora, você configurará a periodicidade com que o Facebook vai absorver as informações dos seus produtos. No exemplo, configuramos para que as informações sejam atualizadas diariamente, às 8h da manhã, no fuso horário de Brasília.

4. Informe o nome do banco de dados dos seus produtos. Pode ser o nome de sua loja ou outro de sua preferência.

5. Selecione a moeda de vendas da sua loja. Nesse caso, selecionamos BRL - Real Brasileiro.

6. Para iniciar a importação dos produtos, clique em Start Upload. A importação será iniciada, e você poderá acompanhar o andamento. É importante lembrar que quanto mais produtos, mais demorado será o processo. Após completada a importação, clique em "Done".

📌 Observação: após concluir a importação do seu catálogo, o Facebook pode apresentar alguns avisos, informando que certos produtos estão com configurações pendentes. Isso não impedirá os produtos de serem marcados no Instagram, porém podem atrapalhar a segmentação dos seus anúncios no Facebook.

Se quiser visualizar os seus produtos, basta clicar em "Produtos" no menu lateral, e o resultado será semelhante a este:

Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook

1. No menu lateral, selecione a opção "Fonte de dados de eventos" e depois "Conectar ao rastreamento".

 2. Na próxima tela, selecione o Pixel e depois clique em "Concluir".

Agora seu catálogo já está vinculado ao Pixel.

📌 Observação: Se for a primeira vez que conectou o Pixel ao catálogo, não irão aparecer eventos. Esse erro se refere a ausência de atividades no Pixel do Facebook. Isso acontece porque pode demorar um tempo para o Facebook identificar os "gatilhos" do pixel e começar a registrar os eventos. Isso também pode acontecer com sua loja se ela for nova e ainda não teve vendas.

Pronto, sua conta do Instagram está com as configurações completas para que você possa receber a nova funcionalidade! Agora, é só aguardar o alerta, igual ao da imagem abaixo, para iniciar a marcação dos produtos em sua conta do Instagram.

Marcação dos produtos com variações

Se os seus produtos tem variações, elas serão apresentadas individualmente na lista de produtos para marcar. Isso acontece pois o Facebook não entende o conceito de variações. A ferramenta considera cada variação como sendo um produto único, e por isso todas elas aparecerão listadas no catálogo individualmente.

💡 Dica: aproveite que você já fez as configurações do Instagram e, se ainda não tiver feito, prepare sua fanpage para também vender seus produtos pelo Facebook. Consulte o tutorial 👉 Como vender pelo Facebook? e saiba como prosseguir!

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