Muitas vezes, ao ver os relatórios do Google Analytics, é possível verificar algumas visitas  de bots e indexadores em sua loja virtual. Geralmente, essas visitas são originadas da Rússia e não são visitas reais, logo não interessam saber sobre elas.

Isso porque não representam visitas reais, com interesses reais em seus produtos, logo são visitas inexistentes e não deveriam sair no relatório da sua loja. Nesse tutorial vamos mostrar o passo a passo de como configurar um filtro para não sair esse tipo de visita no relatório de visitas da sua loja virtual Nuvem Shop.
 
Vale lembrar: para essa configuração, é preciso já ter Google Analytics configurado em sua loja. Caso ainda não o tenha feito, é só seguir os passos do tutorial Como configurar o Google Analytics em minha Nuvem Shop.

Separamos o tutorial em três partes:

  • Como identificar esse tipo de tráfego
  • Como criar o filtro
  • Exclusão de segmentos

 

Como identificar esse tipo de tráfego

Para detectar se sua conta possui visitas desses bots, basta acessar seu painel do Google Analytics, no menu do lado esquerdo, clique em Aquisição > Todo tráfego > Origem / Mídia.

Para identificar quais acessos são desses bots, basta procurar tráfego referral com nomes diferentes ou desconhecidos, vendo essas visitas você saberá quais são as que que visitam sua loja virtual frequentemente.
 

Como criar o filtro

Agora que você já identificou se há alguma visita "inexistente", vamos criar um filtro para que não seja contabilizada no relatórios.

1. Acesse sua conta do Analytics e, na última opção do menu do lado esquerdo, clique em Administrador > Visualizar Configurações, dentro da vista de propriedade que você quer criar o filtro.

2. Na página de configuração, role a página até encontrar a opção Filtragem de Bots e marque a opção "Excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos" e depois clique em "Salvar".

3. Agora, no menu do lado esquerdo, da vista de propriedade, não no menu principal, clique em "Filtros".

Agora, clique em "+ Adicionar novo filtro, no topo do formulário".

4. Abrirá um formulário a ser preenchido, mas antes, clique na opção "Personalizado" logo abaixo do título do filtro.

Agora preencha o formulário da seguinte forma:

  • Nome: coloque o nome que quiser
  • Campo de filtro: Referência
  • Padrão de filtro: .*darodar.com (com ponto na frente do asterisco mesmo) - isso porque é o nome do tipo de spam que vem da Rússia

Preenchido esses campos, não selecione mais nada e clique em "Salvar".

Pronto, filtro já criado.
 

Exclusão de segmentos

Você já identificou se sua loja possui spam, já aprendeu como fazer o filtro para excluir as futuras visitas à sua loja. Agora, vamos excluir o segmento para tirar essas visitas passadas do seu relatório.

1. Acesse seu painel do Analytics e clique em Publico > Visão Geral > Todos usuários > + Novo segmento.

2. Feito esse caminho, clique no botão vermelho "+Novo segmento", em seguida clique em Condições, no menu do lado esquerdo.

Agora, onde está escrito Incluir, clique na setinha e escolha a opção Excluir.

Em seguida, preencha as outras informações, exatamente dessa forma:

Especifique o nome do evento, no topo do formulário e depois clique em "Salvar".

Pronto, agora seu relatório já estará livre desse spam.

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