O Google Avaliações do Consumidor, também conhecido como o Google Pesquisas, permite que seus clientes avaliem a experiência de compra em sua loja, por meio de um e-mail enviado após a finalização do processo de compra.

Neste tutorial vamos te ensinar a configurar sua conta e ativar este serviço do Google. 

Dividimos o tutorial em 4 partes:

  • Como reivindicar meu domínio no Google Merchant Center
  • Como habilitar as Avaliações do Consumidor
  • Como habilitar no painel de administração da loja
  • Como funciona o programa

Vamos aos passos!

Como reivindicar meu domínio no Google Merchant Center

🌟 Importante: se você já reivindicou seu domínio para outras funcionalidades, como para habilitar o Google Shopping, não é necessário fazer esses passos novamente. Prossiga para a etapa Como habilitar as Avaliações do Consumidor deste tutorial.

1. Acesse o 🌎 Google Merchant Center e faça o cadastro da sua conta. Preencha o formulário com os dados da sua loja, aceite o termo e faça a verificação de propriedade do seu site. Escolha a opção Outras maneiras de verificar e reivindicar o URL do seu site > Tag HTML.


2. Depois, copie o código e mantenha essa aba do navegador aberta nesta mesma tela.

3. Em uma nova janela, acesso o painel de administração de sua loja e siga pelo caminho Configurações > Códigos Externos. No campo Verificação de propriedade da sua loja no Google cole o código. Em seguida, salve as alterações.

4. Espere alguns minutos, para a propagação da informação, e no Google Merchant Center clique em "Verificar URL".

Pronto, já sua loja já foi confirmada e reivindicada. 

Como habilitar as Avaliações do Consumidor

1. Na página principal do 🌎 Google Merchant Center, clique no menu "⋮", que fica na lateral superior esquerda da tela. Em seguida, clique em "Programas do Merchant Center".

2. Você poderá visualizar algumas opções. Na opção Avaliações do Consumidor, clique em "Participar".

O Google apresentará um Contrato, que recomendamos que leia com atenção antes de prosseguir. Após analisar o conteúdo, marque a opção que atesta que concordou com os termos e clique em "Salvar e continuar".

3. Na próxima tela, o Google Merchant Center apresentará algumas informações e códigos. Não se preocupe, você não precisa fazer nada com eles. Como desenvolvemos essa integração, essa parte já está pré-configurada em sua loja.  O que você precisa fazer é copiar o Código de Comerciante, que fica no menu da lateral esquerda da tela.

Pronto! Agora, o Google Merchant está configurado!

Como habilitar no painel de administração da loja

1. Acesse novamente o painel de administração de sua loja e siga pelo caminho Configurações > Códigos Externos. No campo Pesquisas do Google cole o Código de Comerciante que copiou na etapa anterior. Em seguida, salve as alterações.

Pronto, o serviço já estará disponível para seus clientes!

Como funciona o programa

A cada venda finalizada em sua loja, o Google enviará um e-mail ao seu cliente pedindo uma avaliação da experiência de compra.  O título da mensagem será "Como foi sua experiência de compra na loja (nome da sua loja), e diretamente no conteúdo o comprador poderá classificar a experiência como Péssima (1 estrela) ou Excelente (5 estrelas).

Você poderá visualizar essas estatísticas no 🌎 painel do Google Merchant Center.

🌟 Importante: o Google envia o e-mail cerca de 1 semana após o processo de compra estar completo. Por isso, mesmo que faça as configurações imediatamente, é normal as estatísticas aparecerem sem informações no Google Merchant Center.

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