Nas configurações avançadas de sua loja, mais precisamente seguindo pelo caminho Configurações > Códigos externos, você encontrará a seção Código de Conversão.

O que é esta seção?

Esta seção permite medir as conversões de sua loja, usando alguns serviços que realizam esse tipo de medição.

Como ela está dividida?

Essa sessão se divide em dois campos: Códigos de conversão para a página de finalização de compra e Códigos de conversão para a página de confirmação de compra. Dependendo do campo que você utilizar, as conversões serão medidas de diferentes formas.

Códigos de conversão para a página de finalização de compra

O primeiro já é exibido totalmente expandido, e serve para a adicionar códigos de conversão para a página de finalização de compra.

A página de finalização de compra é a última página do checkout exibida para o comprador (aquela que tem o final  /success/). 

Ao incluir os códigos neste campo, será considerada 1 conversão quando seu cliente finalizar o processo de compra na página do checkout. Isso significa que em meios de pagamento transparentes (aqueles em que o pagamento acontece no ambiente da loja) a conversão será considerada automaticamente.

Já em meios de pagamento não transparentes (aqueles em que o pagamento acontece em uma página do intermediador de pagamento ou em um pop-up) a conversão só será considerada se o comprador retornar à loja após concluir o pagamento.

Códigos de conversão para a página de confirmação de compra

O segundo campo, Códigos de conversão para a página de confirmação de compra, fica oculto e só é exibido após a opção Configurar um código de conversão para a página de confirmação de compra ser habilitada.

Neste caso, a conversão é considerada assim que o comprador clica em "Pagar através da" na etapa final do checkout. Abaixo, podemos visualizar um exemplo do Mercado Pago, mas o mesmo acontece com qualquer meio de pagamento habilitdo em sua loja.

Vantagens e desvantagens

Ambos os campos apresentam vantagens e desvantagens.

No caso do primeiro campo, Códigos de conversão para a página de finalização de compra, ele é mais assertivo, principalmente para quem utilizar somente meios de pagamento transparentes

Para quem usa meios de pagamento que não são transparentes e pagamentos personalizados, a medição pode não ser muito assertiva. Isso acontece pois, em casos de meios de pagamento não transparentes, o comprador precisa clicar para retornar à loja para que a conversão seja considerada. Caso o comprador somente feche a página com a confirmação do intermediador de pagamento na tela, a conversão não será considerada.

O mesmo acontece com pagamentos personalizados. Como não existe a efetivação do pagamento no momento da compra, a página para onde o comprador é direcionado é a com final /pending/, e por isso a conversão também não será considerada.

Já no caso do segundo campo, Códigos de conversão para a página de confirmação de compra, todas as compras serão consideradas, independente de o pedido ser bem sucedido ou não.

Como a conversão é considerada assim que o comprador clicar no último botão do processo, são considerados os pedidos com todos os intermediadores de pagamento, inclusive com pagamentos personalizados.

A desvantagem é que mesmo os pagamentos que não dão certo, ou aqueles em que o comprador não finalizada a informação dos dados no site do intermediador de pagamento também são considerados.

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