Neste tutorial, vamos te explicar como funcionam os e-mails enviados automaticamente pela sua loja, mais especificamente sobre a edição do conteúdo das mensagens.


🌟 Importante: não é possível adicionar ou remover mensagens do fluxo já estabelecido de e-mails, porém é possível personalizar o conteúdo das mensagens já pré-configuradas, para que elas fiquem com uma linguagem mais adequada ao perfil de sua loja.

Para explicar melhor como as mensagens funcionam, dividimos este tutorial em 4 partes:

  • Mensagens existentes
  • Tipos de mensagens
  • Como personalizar as mensagens
  • Qual versão meu cliente receberá?

Vamos às informações e passos!

Mensagens existentes

Os e-mails que a plataforma envia automaticamente aos compradores e visitantes e que podem ter seu conteúdo personalizado são:

  • Carrinhos abandonados
  • Ativação da conta para seus clientes
  • Mudança de senha de seus clientes
  • Boas-vindas aos seus clientes
  • Cancelamento de Compra
  • Confirmação de Pagamento
  • Confirmação de Compra
  • Confirmação de Envio

Tipos de mensagens

A plataforma dispara dois tipos de mensagem:

Mensagens em Texto

É o formato que vem habilitado por padrão. Nesse caso, seu cliente receberá mensagens em texto simples, sem formatação (negrito ou itálico, por exemplo) e sem imagens, como no exemplo abaixo:

Mensagens em HTML

É o formato com formatação avançada, que apresenta um layout diferente, com o logo da loja, como no exemplo abaixo:

Esse tipo de mensagem não está ativa para o envio por padrão, é necessário ativar para que o seu cliente receba mensagens com esse layout diferenciado.

Como personalizar as mensagens

1. No painel de administração da loja, siga pelo caminho Configurações > E-mails.

2. Você verá uma lista com as mensagens que podem ter seu conteúdo personalizável na plataforma. Para este exemplo, escolhemos a mensagem Boas-vindas aos seus clientes. Basta clicar sobre o nome da mensagem para prosseguir.

4. Esta tela será onde você poderá editar toda a mensagem.

🌟Importante: você notará que em diversas partes do conteúdo encontrará elementos entre chaves duplas, como nesse exemplo abaixo:

Esses elementos são a ligação entre as informações da sua loja e as mensagens. Isso significa que você pode alterar o conteúdo da mensagem, exceto esses elementos que entre as chaves duplas. Caso contrário, as mensagens não serão mais personalizadas de acordo com os dados individuais de seus clientes.

Título do seu e-mail

É o assunto da mensagem. Você pode personalizar da forma que achar melhor, e a alteração será válida tanto para a versão Texto quanto para a versão HTML da mensagem.

Corpo do seu e-mail

Essa é a versão em texto da mensagem. Assim como destacamos acima, você pode mudar todo o conteúdo, exceto o que está entre as chaves duplas.

E-mail em HTML

Por padrão, as mensagens em HTML estão desabilitadas. Para habilitá-las, clique em Habilite seu e-mail para enviar em HTML. Note que se expandirá também o campo de edição da mensagem, para que você possa editar o conteúdo, assim como acontece no formato Texto.

📌 Observação: recomendamos que o conteúdo das mensagens em HTML só seja alterado por usuários com conhecimentos avançados nessa linguagem de programação, para não prejudicar a experiência do cliente. Qualquer customização incorreta pode impedir o funcionamento desejado das mensagens.

5. Depois de completar as mudanças, é só clicar em "Salvar alterações" e as próximas mensagens serão enviadas nesse novo formato. 

Qual versão meu cliente receberá?

Ao ativar o envio da versão em HTML, a plataforma seguirá enviado a versão em Texto, em conjunto da versão em HTML. Fazemos isso por uma medida de segurança.

O que acontece é que alguns serviços de e-mail recebem somente e-mails no formato Texto, e por isso é necessário enviar as duas versões. 

Desta forma, a versão do e-mail de sua loja que seu cliente receberá depende mais do serviço de e-mail que ele usa do que do funcionamento de sua loja.

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