O certificado de segurança SSL garante ao visitante de sua loja que todos os dados que ele informar em qualquer tela, seja a de cadastro ou a do checkout, serão devidamente criptografados e mantidos sob sigilo absoluto.

Para o visitante, essa segurança é apresentada na barra de endereços, por meio do prefixo https://. Em alguns navegadores, também se faz presente o símbolo de cadeado, mostrando que os dados estão seguros.

Todos os domínios compartilhados da Nuvem Shop (aqueles que você recebe assim que cria a loja) já incluem um certificado SSL, por isso que se você digitar "sualoja.lojavirtualnuvem.com.br" o https:// aparecerá na frente.

Para que você tenha total segurança em sua loja, a Nuvem Shop também oferece o certificado SSL para seus domínios próprios, porém é necessário fazer a ativação do certificado.

Em alguns casos, essa ativação acontece de forma automática, mas em outros é necessário seguir alguns passos ou aguardar um prazo um pouco maior. Tudo vai depender da empresa onde você tem hospedado seu domínio. Daremos mais detalhes no decorrer deste tutorial!

🌟 Importante: o certificado SSL fica disponível para ativação após 24h da inclusão do domínio em sua loja.
Desta forma, se você vinculou seu domínio próprio e não puder acessar sua loja com https://, basta seguir os passos deste tutorial para entender o motivo e para ativá-lo corretamente.

🌟 Importante: tenha certeza de que no processo de checkout, todas as lojas da Nuvem Shop, com ou sem domínio próprio, estão 100% protegidas com o certificado SSL

Dividimos este tutorial em 2 partes:

  • Como vejo se meu certificado de segurança está ativo?
  • O que faço se meu Certificado de segurança estiver desativado?

Como vejo se meu certificado de segurança está ativo?

Depois de vincular seu domínio, você poderá conferir a lista de domínios ativos e também o status dos certificados de segurança.

1. No painel de administração da loja, siga pelo caminho Configurações > Domínios.

2. Nesse caminho, você verá uma lista de domínios, onde o primeiro será o compartilhado da Nuvem Shop (que sempre terá um certificado ativo), seguido pelos seus domínios próprios.

3. Na coluna "Certificado de Segurança SSL", você conseguirá ver o status do certificado.

  • Se estiver "Ativado", não é necessário nenhuma ação. Seu domínio já estará acessível com o https:// na frete.
  • Se estiver com o status "Desativado" ou tiver um botão "Ativar um certificado", continue lendo esse tutorial.

O que faço se meu Certificado de segurança estiver desativado?

Se o seu certificado não aparece como "Ativado", pode ser por algum dos problemas a seguir:

  • Certificado de segurança SSL "Desativado": seu domínio próprio foi só adicionado na loja, porém ainda não foi vinculado no site onde você o comprou. Consulte o tutorial 👉Como utilizar um domínio próprio? para saber como vincular seu domínio corretamente.
  • Aparece a opção de "Ativar um certificado": houve um erro ao vincular um certificado ao seu domínio automaticamente, terá que agregá-lo manualmente.

Neste caso, o problema poderia ser:

A. Sua loja possui alguns elementos, como imagens, que estão salvas com "http://" no código fonte do layout. Isso, geralmente, acontece se você tem o FTP aberto para a personalização do layout. Nesse caso, será necessário modificar os elementos do código que estão como "http://" para "https://" antes de prosseguir. Depois de corrigir, volte para a tela de Domínios e clique em "Ativar um certificado".

B. Seu domínio não está funcionando corretamente. Mesmo que na página de Domínios esteja marcando como "Ativo", pode ser que não esteja configurado corretamente dentro do seu provedor ou hospedagem. Por exemplo, se seu domínio estava ativo e depois foi alterado alguma configuração, o erro não será mostrado no Administrador Nuvem, mas sim na hora que for ativar o certificado SSL. O que fazer? Veja se seu domínio estão com os apontamentos exatamente iguais a esse:

  • A - Entrada: @ ou em branco / Destino: 52.200.197.31
  • CNAME - Entrada: www / Destino: sualoja.lojavirtualnuvem.com.br

Se estiver diferente disso, corrija os problemas e volte na página de Domínios do seu Administrador Nuvem e clique no botão "Ativar um certificado".

C. Outros erros: pode haver algum problema pontual para gerar um certificado, nos mande um e-mail para que possamos te ajudar melhor com isso.

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