Você fez a configuração do seu domínio e ele não está funcionando quando tenta acessá-lo com o WWW. Neste tutorial vamos te ensinar a resolver este problema.

Por que isso acontece?

Na maioria das vezes, a loja fica inacessível com WWW pois o apontamento do tipo CNAME não foi feito ou está incorretamente configurado. Assim que o apontamento CNAME for criado ou corrigido, a loja poderá ser acessada com o WWW.

🌟 Importante: se a sua loja não está funcionando sem o www, é só seguir os passos do tutorial 👉 Meu domínio não funciona sem WWW. O que fazer? para saber como resolver o problema.

Criando o apontamento CNAME

Para criar o novo apontamento do tipo CNAME, é só seguir os passos abaixo.

📌 Observações:

  • Os passos podem variar de acordo com o painel do serviço de hospedagem de domínios onde você adquiriu o seu;
  • Alguns serviços não dão a possibilidade de editar os apontamentos DNS. Nesse caso, é preciso abrir um chamado com a empresa que hospeda seu domínio (não a Nuvem Shop) para que eles façam o apontamento do tipo CNAME com entrada www e destino o endereço da sua loja virtual Nuvem Shop, com final "lojavirtualnuvem.com.br".


 1. Acesse o painel de administração do seu domínio ou hospedagem (Registro.br, GoDaddy, Locaweb, SuperDomínios ou qualquer outro onde seu domínio esteja hospedado).
 
 2. Entre na seção de Domínios, ou clique em cima do endereço do seu domínio para Configurar / Editar a zona DNS.
 
 3.
Na tela de edição ou configuração, você deve procurar pela opção que te permitira adicionar um novo apontamento, e escolha o tipo CNAME.

💡 Dica: a opção pode estar identificada como "um novo apontamento" ou "uma nova entrada" ou "criar um novo registro"

 
 4. Você deve preencher dois campos especificamente:

  • Entrada / Nome: preencha com www;
  • Destino / Endereço: preencha com o endereço compartilhado da sua loja virtual Nuvem Shop (aquele terminado em lojavirtualnuvem.com.br)

📌 Observação: como cada painel é diferente do outro, não colocamos imagem para não te confundir, mas esses são os caminhos básicos.

5. Tendo os campos preenchidos com as informações acima, é só Salvar / Finalizar / Criar / Adicionar o novo apontamento e pronto!
 
🌟 Importante: essa nova configuração poderá levar até 48 horas para funcionar corretamente, que é o prazo de propagação. Desta forma, sua loja poderá ficar com o acesso oscilante nos 2 dias seguintes às configurações.

Como saber se o domínio foi configurado corretamente

Caso após as 48 horas de propagação seu domínio ainda não funcione, recomendamos que reveja os passos e confira se os apontamentos foram feitos corretamente. Uma alternativa é consultar os apontamentos via WhoIs, que é uma ferramenta que detecta quais apontamentos do seu domínio estão ativos. O processo é simples:

1. Acesse o site do 🌎 WhoIs, digite o seu domínio e clique na lupa, para pesquisar.

2. Na página do resultado, clique na opção "DNS Records".

3. Agora, busque pelos apontamentos que você fez no painel do domínio. Eles estarão misturados junto de outros apontamentos:

Caso os apontamentos não apareçam na lista, entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio, para que possam te ajudar a entender o problema. Se os apontamentos aparecerem, faça novamente os passos deste tutorial, para reconfirmar se tudo está correto. Se estiver e mesmo assim não funcionar, acesse o tutorial  👉 Por que minha loja está fora do ar? para entender quais são os possíveis motivos dela estar fora do ar, além dos apontamentos DNS.

Encontrou sua resposta?