Em sua loja virtual Nuvem Shop você consegue utilizar os Correios como forma de entrega, para que seus clientes possam calcular o frete diretamente em sua loja sem precisar enviar uma mensagem para você perguntando qual o valor do frete.

💡 Dica: caso você não queira ou seus produtos não podem ser entregues pelos Correios, por limitações de peso ou medidas, é possível integrar sua loja com a transportadora Jadlog (consulte o tutorial 👉 Como configurar a Jadlog?), com a empresa de entregas expressas Loggi (veja como habilitar no tutorial 👉 Como configurar a Loggi?), ou criar fretes personalizados (seguindo os passos do tutorial 👉 Como configurar outra forma de frete?), baseados na tabela de outra transportadora ou em alguma outra forma de entrega própria.

A integração da Nuvem Shop com os Correios obtém as mesmas informações que estão disponíveis no site deles, ou seja, os resultados das consultas de frete, em relação aos preços e prazos, são os mesmos que você terá ao consultar as condições com os Correios diretamente. 

Nesse tutorial vamos te mostrar como ativar essa opção a partir do seu painel de administração da loja.

🌟 Importante: lembre-se que os Correios possui um limite de transporte de até 30 quilos e as dimensões da embalagem é limitada à soma de 200 centímetros.

  • Dimensões
  • Peso

Caso você siga os passos desse tutorial e o cálculo do frete não funcione em sua loja, consulte o tutorial 👉 Erro ao calcular o frete da minha loja. O que fazer?, onde apresentamos passos para que você consiga solucionar esta questão corrigindo algumas configurações em sua loja.

📌Observação: a Nuvem Shop não faz as entregas, então para realizar vendas você precisa obrigatoriamente ativar uma das opções de frete. Por padrão, os Correios são a primeira opção que se ativa em sua loja, pois essa configuração é essencial para que seus clientes consigam realizar compras em sua loja virtual.

Com essas informações mais claras, agora vamos ao passo a passo. O tutorial está dividido em 4 partes:

  • Modalidades disponíveis
  • Como ativar a integração com os Correios
  • Como ativar e configurar as modalidades de frete dos Correios que serão oferecidas na minha loja
  • Como vincular um contrato com Correios

Modalidades disponíveis

Para lojistas com e sem contrato direto com os Correios, as opções disponíveis para enviar os pedidos na Nuvem Shop loja são:

  • PAC - linha econômica para enviar os pedidos de seus clientes. Atende todo o território nacional porém com um período de tempo mais longo, devido ao baixo custo para postagem;
  • SEDEX - linha expressa para enviar os pedidos de seus clientes. Sua principal característica é o tempo menor na entrega, porém com valor mais elevado;
  • SEDEX 10 - linha expressa para o envio de mercadorias com entrega garantida até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem;
  • SEDEX 12 - linha expressa para o envio de mercadorias com entrega garantida até as 12 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem;
  • SEDEX Hoje -  linha expressa para o envio de mercadorias com entrega garantida no mesmo dia da postagem.

Você pode ativar uma ou todas essas opções dos Correios em sua loja, fica a seu critério quais dessas modalidades estarão disponíveis aos compradores

Como ativar a integração com os Correios

Para iniciar essa configuração, podemos encontrar dois diferentes cenários:

  • Nunca ativei nenhuma opção de frete em minha loja.
  • Já ativei os Correios anteriormente, porém desativei e quero ativar novamente.

A forma como você visualizará as telas para configurar o frete dependerá das ações que você já fez anteriormente. Nesta primeira parte, vamos orientar quem nunca ativou nenhuma forma de frete anteriormente.

1. Acesse seu painel de administração e siga pelo caminho Configurações > Frete.


2.
Você verá um campo para incluir o CEP do local de onde será feito o envio dos produtos de sua loja. Basta informar o CEP e clicar em "Aceitar".

3. Na próxima tela, você verá que a integração com os Correios estará ativada.

Como ativar e configurar as modalidades de frete dos Correios que serão oferecidas na minha loja

1. Nessa mesma tela, clique em "Editar", ao lado do nome dos Correios.

2. Nesta tela, você visualizará novamente o CEP informado na configuração anterior, caso queira alterar ou corrigir essa informação, e também todas as modalidades dos Correios que temos integradas ainda desativadas. Para ativar, basta clicar Permitir (modalidade) para fretes. Faça isso com aquelas que considerar as melhores opções para sua loja.

💡 Dica: muitas lojas optam por ativar somente o PAC e o SEDEX como opção de frete em um primeiro momento, e conforme as vendas aumentam ativam outras modalidades dos Correios.

3. Ao clicar em Permitir (modalidade) para fretes, você encontrará outras configurações adicionais:

A. Custo fixo adicional - se você quiser cobrar um valor adicional pelo frete, basta incluir o valor neste campo. Isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o preço cobrado pelos Correios + o preço que você quer cobrar a mais pelo envio.

B. Dias adicionais de demora - se você quiser aumentar o prazo de envio informado pelos Correios, basta incluir mais dias neste campo. Isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o prazo dos Correios + o prazo complementar que você quer incluir a mais no envio.

C. Permitir seu cliente escolher a modalidade quando o pedido tem frete grátis - ao oferecer frete grátis em sua loja, seu cliente precisa saber como ele receberá o pedido, mesmo que não seja cobrado pelo serviço de entrega. Ativando essa opção, seu cliente visualizará na loja que o frete daquele produto é gratuito, e que o produto será entregue pelos Correios.


4. Depois de configurar as modalidades, clique em "Salvar alterações" e pronto, o cálculo do frete via Correios estará ativo para seus clientes em sua loja!

💡 Dica:  se você já adicionou anteriormente os Correios em sua loja e desativou o serviço, mas quer ativar novamente, poderá fazer isso nessa mesma tela.

Na seção Para Brasil, clique em "Adicionar uma nova forma de frete".

Na lista de opções de frete, clique em Correios.


A partir daí, as configurações são semelhantes ao passo 2.

Como vincular um contrato com Correios

Se você possui contrato com os Correios, é possível vinculá-lo em sua loja virtual Nuvem Shop também.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Frete, e nos Correios clique em "Editar".

2. Clique no quadrado cinza que esta na frente da frase "Clique aqui se você possuir contrato com os Correios".

3. Abrirá um formulário para que você preencha com seus dados de contrato, entre outras informações que os Correios te passarão após a negociação do seu contrato.

🌟 Importante: a opção de SRO para rastreamento funcionará dentro do sistema dos Correios, o SIGEP- WEB, e não dentro do painel de administração de sua loja!

4. Após preencher com todos os dados é só clicar em "Salvar Alterações" e seu contrato com os Correios estará vinculado à sua loja virtual Nuvem Shop. 

💡 Dica: caso queira oferecer outras opções de frete em sua loja, sugerimos olhar o tutorial 👉 Quais formas de frete estão disponíveis para minha loja? e verá todas as opções de frete que a Nuvem Shop oferece atualmente.

📌 Observação: quando for enviar um pedido, é preciso pagar o frete aos Correios no ato da entrega. Você receberá o montante pago por seu cliente pelo frete junto com o pagamento da compra no intermediador de pagamento usado para pagar o pedido, no prazo configurado. 

Encontrou sua resposta?