O frete personalizado é uma opção para quem quer oferecer a entrega dos produtos por meios diferentes daqueles que temos integrados na plataforma. 

💡 Dica: a Nuvem Shop tem integração com diversas formas de frete além dos Correios, e caso ainda não as conheça, consulte o tutorial 👉 Quais formas de frete estão disponíveis para minha loja?, onde apresentamos todas as possibilidades ativas no momento. 

🌟 Importante: essa opção de frete funcionará com um preço fixo, então o preço que será apresentado ao seu cliente não será baseado no CEP de destino, e sim aquele que você estipular ao configurar o frete personalizado.

Se você está começando sua loja na Nuvem Shop, mas já tem um outro negócio e envia seus produtos pelos Correios ou por alguma das outras opções que temos integradas e esta opção te atende bem, você não precisa seguir com este tutorial

Vamos aos passos!
 

1. Acesse o painel de administração da sua loja virtual e clique em Configurações > Frete.

2. Na seção Para Brasil, clique em "Adicionar uma nova forma de frete".

📌 Observação: se não aparecer para você essa opção, você ainda não cadastrou nenhum CEP de remetente. Então, cadastre seu CEP antes de fazer a configuração.

3. Você visualizará a lista de integrações disponíveis para sua loja. Clique em  "Adicionar manualmente seu frete" para prosseguir.

4. Agora, veremos a tela de configuração do frete personalizado.


A. Nome da opção de frete - v
ocê pode preencher o nome do frete da forma que quiser, porém é importante que seja simples e direto para que seu cliente possa entender como você enviará o produto e quanto demorará a entrega. Abaixo listamos alguns exemplos de nomes que você poderia colocar:

  • Motoboy na cidade de São Paulo - até 6 horas 
  • Frete Grátis para todo Brasil - até 7 dias
  • Frete Express no estado do Rio - 1 dia
  • Grátis - Pedidos a partir de R$1000 - até 7 dias

B. Exibir valor do frete - você deve marcar esta opção se quiser apresentar o valor do frete na loja. Caso não esteja habilitada esta opção, não será exibida nenhuma informação sobre o frete na loja, somente o nome. É útil para se trabalhar com frete "A Combinar".

💡 Dica: se sua intenção é criar um frete desse tipo, consulte o tutorial 👉 Como configurar um frete personalizado "A Combinar"?.

C. Valor do frete -
informe o preço do preço desse frete.
 
💡 Dica: se sua intenção é criar uma promoção para oferecer o frete gratuito, você pode marcar a exibição do preço e deixar o valor com 0,00, que este será apresentado como frete grátis. Para mais detalhes, consulte o tutorial 👉 Como configurar um frete personalizado "Grátis"?.

D. Exibir prazo de envio - ao marcar esta opção, você poderá definir um prazo mínimo e máximo para a entrega dos produtos via esse frete personalizado. Caso não marque, nenhum prazo será exibido.

E. Mínimo e máximo de dias úteis - é o prazo de entrega. No primeiro campo, você deve colocar a partir de quantos dias após confirmado o pedido o produto será entregue, e no segundo campo o máximo de dias que o produto levará para chegar.

F. Permitir ao seu cliente escolher este meio de envio quando o pedido tenha frete grátis - ao marcar essa opção, você autoriza a plataforma a exibir essa opção mesmo quando o produto tem frete grátis. Neste caso, nenhum valor será cobrado do cliente pelo frete, mesmo que você adicione um valor na opção C.

G. Limitar esta opção segundo peso, preço e/ou região - basta clicar nesta frase, para outras configurações serem expandidas.


Você pode escolher limitar o frete personalizado de acordo com os seguintes critérios:

  • Faixa de peso
  • Faixa de preço 
  • Por região (cidade ou estado)

Abaixo, explicamos como configurar cada uma dessas opções:

Faixa de peso

Nessa opção, você consegue limitar o frete para que ele seja exibido somente para compras onde o total do carrinho se encaixa no intervalo de peso configurado. Essa é uma ótima opção para produtos bem leves, como cartas registradas, por exemplo.

No primeiro campo, preencha o peso mínimo que o carinho deve ter, e no segundo o peso máximo. Exemplos: 

  • Preenchendo os campos dessa forma, esse frete só será exibido para carrinhos onde a soma do peso dos produtos tem a partir de 10 quilos e até 15 quilos.
  • Já preenchendo desta forma, esse frete só será exibido para carrinhos onde a soma do peso dos produtos tem até 15 quilos, sem considerar um peso mínimo.
  • Neste último exemplo, esse frete só será exibido para carrinhos onde a soma do peso dos produtos tem a partir de 10 quilos, sem considerar um peso máximo

📌Observação: se a soma do peso dos produtos do carrinho do comprador não atender a nenhum desses critérios, ele nem saberá que esse frete personalizado existe, pois ele não será exibido nos resultados de cálculo de frete.

Faixa de preço

Você também pode limitar o frete personalizado de acordo com o preço total da compra. A criação dos intervalos funciona da mesma forma que para a faixa de peso, ou seja, colocando preços nos dois campos, o frete só será exibido no checkout quanto o total estiver dentro desse intervalo de preço. 

Se o primeiro campo estiver em branco e o segundo preenchido, o frete só aparecerá quando o total do carrinho tiver até o preço estipulado, e se for o contrário, o frete só aparecerá quando o total for maior que o preço do primeiro campo.

Essa configuração de frete é ideal para o tipo de promoção: "Frete Grátis em compras acima de R$150,00".

Por região (cidade ou estado)

Nessa opção de limitação, você pode estipular que o frete personalizado seja oferecido apenas para determinados Estados ou Cidades. No exemplo a seguir, clicamos no campo Aplicar em e selecionamos o Estado de São Paulo. Em seguida, selecionamos as cidades de São Paulo e Osasco. 

Desta forma, o frete será exibido somente quando um comprador consultar o frete usando um CEP destas cidades.

Se um comprador do Rio de Janeiro, por exemplo, tentar calcular o frete essa opção não será exibida, por ser exclusiva para essas cidades de São Paulo.

5. Para concluir a configuração, basta clicar em "Adicionar" e a opção de frete estará disponível em sua loja.


Pronto, agora você já sabe oferecer uma outra forma de frete em sua loja além das que já temos integradas.

Encontrou sua resposta?