Neste tutorial, ensinaremos como você deve realizar o envio dos seus produtos, de acordo com as configurações que já realizou em sua loja.

🌟 Importante: se você ainda não configurou o frete dos Correios em sua loja, consulte o tutorial 👉 Como configurar frete dos Correios? para saber como ativar essa opção.

Para lojistas com e sem contrato direto com os Correios, as opções disponíveis para enviar os pedidos na Nuvem Shop loja são:

  • PAC - linha econômica para enviar os pedidos de seus clientes. Atende todo o território nacional porém com um período de tempo mais longo, devido ao baixo custo para postagem;
  • SEDEX - linha expressa para enviar os pedidos de seus clientes. Sua principal característica é o tempo menor na entrega, porém com valor mais elevado;
  • SEDEX 10 - linha expressa para o envio de mercadorias com entrega garantida até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem;
  • SEDEX 12 - linha expressa para o envio de mercadorias com entrega garantida até as 12 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem;
  • SEDEX Hoje -  linha expressa para o envio de mercadorias com entrega garantida no mesmo dia da postagem.

Você deverá consultar pedido a pedido qual das formas de frete, dentre aquelas que ativou em sua loja, para saber qual seu cliente escolheu para receber o pedido.

📌 Observação: as etiquetas geradas na plataforma são apenas para facilitar o dia a dia, não tem valor para os Correios. Você deverá pagar aos Correios o valor pelo envio, e receberá o valor pago por esse serviço de seu cliente junto com o valor do produto, em sua conta do intermediador de pagamento.

Tanto para lojistas com e sem contrato, o processo no painel de administração da loja é o mesmo. Basta seguir esses passos:

1. Após a confirmação de que o pedido foi pago, você deve conferir qual foi a forma de frete utilizada por seu cliente. Para tanto, é só seguir pelo caminho Vendas > Minhas vendas.

2. Você verá uma lista com todos os pedidos de sua loja.

Os pedidos que já estiverem com a Ação recomendada "Marcar como embalado" já foram pagos. No Status do pedido, confira a forma de envio, se corresponde a algum dos serviços dos Correios (PAC ou um dos tipos de Sedex). 

Então, clique no número do pedido para visualizar mais detalhes.

3. Dentro do pedido, ao lado direito você verá todas as informações de seu cliente (nome do comprador, endereço, CPF/CNPJ, telefone, etc.).

Desça um pouco a página página e verá as ações recomendadas. Abaixo do ícone do caminhão, você verá novamente a opção de envio escolhida por seu cliente, além do botão para imprimir a declaração de conteúdo e também o CEP de destino e o peso total do pedido.


💡 Dica: para mais informações sobre a Declaração de conteúdo, confira o tutorial 👉 Como gerar a Declaração de conteúdo exigida pelos Correios?.

Nesse caso, sabemos que o pedido foi realizado via SEDEX.

4. Tanto na sessão de ações recomendadas quanto no topo da tela, você verá o botão "Imprimir recibo e etiqueta para envio". Clique no botão, para que uma nova janela seja aberta com essas informações.

Na janela, você verá inicialmente a etiqueta completa, porém temos outros modelos, que você pode usar para enviar como um resumo do pedido aos seus clientes.

💡 Dica: para mais informações sobre as etiquetas, confira o tutorial 👉 Como imprimir a etiqueta de envio?.

Note que o código de barras que aparece não é o que identifica o código de postagem. No momento da postagem, o funcionário do Correios que atendê-lo colocará a etiqueta com o código de postagem correto. 

📌 Observação: o código de barras aparecerá somente para lojistas que não tem contrato com os Correios. 

5. Assim que tiver o produto embalado e com a etiqueta colada, clique em "Marcar como embalado" e dirija-se aos Correios, para despachar os produtos.


Após marcar como embalado, o status do pedido mudará de Pronto para embalar para Pronto para envio.

Siga para a agência mais próxima dos Correios, faça o pagamento do frete e despache os produtos.

🌟 Importante: o preço do frete é baseado nas informações de peso e dimensões que você cadastra em seus produtos. Por isso, é de extrema importância que essas informações estejam corretas em seus produtos, pois caso contrário você pode ter que pagar para os Correios um preço diferente (maior ou menor) daquele pago por seu cliente no ato do pedido.


6. Quando voltar dos Correios, com o código de rastreio em mãos, você pode enviar este código para seu cliente automaticamente. Entre no pedido novamente e clique em "Notificar envio". Você pode clicar no botão verde ou no link que fica abaixo do tipo de frete escolhido, isso fica a seu critério.

Em seguida, insira o código da postagem que os Correios te passou no campo disponível, deixe marcada a opção "Enviar e-mail de notificação para o cliente" e clique em "Notificar envio".


Seu cliente receberá a notificação de postagem, já com o código dos Correios, e no pedido também constará a informação do código, caso seu cliente solicite novamente. 


📌 Observação:
para quem tem contrato com os Correios, o envio do produto pode acontecer de distintas formas. Por exemplo, o contrato pode contemplar o serviço de coleta dos envios na sua base de trabalho (sua empresa ou sua casa, por exemplo). Essa coleta é feita sob negociação com os Correios, podendo ou não ser tarifada.

Pronto! O processo de envio dos pedidos via Correios está concluído!

Como funciona o pagamento do envio via Correios

Quando seu cliente faz um pedido em sua loja, você recebe o valor bruto do pedido na conta do intermediador de pagamento ativo em sua loja. Ou seja, você terá disponível, no prazo que escolheu ao ativar sua conta com o intermediador, o valor do produto mais o valor do frete menos o valor das taxas do intermediador. 

Quando for aos Correios enviar o pedido, você deve pagar pelo envio.

O pacote será pesado, por isso é importante que você preencha corretamente as informações do peso dos produtos, para evitar ter prejuízos com o envio. 

Quando o intermediador liberar a retirada do pagamento, você receberá também o valor do frete, que já pagou aos Correios quando despachou o pedido.

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