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O cálculo do frete não funciona na minha loja. Por quê?

Principais dúvidas e explicações dos possíveis erros no cálculo de frete da sua Nuvemshop e instruções de como corrigi-los.

Última atualização: 29/11/2023

Neste tutorial, comentaremos alguns erros que podem acontecer no cálculo de frete da sua loja e explicaremos o que fazer para corrigi-los.

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Ainda não tem uma ferramenta de frete ativa na sua Nuvemshop? Escolha a melhor opção pelo tutorial 👉 Como escolher a ferramenta de frete perfeita para a minha loja?

Confira as informações a seguir:


Acabei de configurar uma nova forma de frete, devo fazer algum teste?

Sim, os testes são importantes para confirmar que o seu cliente não terá dificuldades em usar o site.

Sempre que você configurar uma nova forma de entrega no painel administrador Nuvemshop, recomendamos realizar testes de usabilidade para garantir que está tudo funcionando perfeitamente.

1. Teste na página do produto e carrinho de compra

Se irá oferecer a possibilidade do cliente consultar o valor de envio através da página do produto ou pelo carrinho de compras, inserir qualquer CEP e verificar se a calculadora retornará com o valor e prazo de envio, igual ao exemplo abaixo:

GIF de exemplo de teste da calculadora de frete no carrinho de compras
Caso não visualize o campo para incluir o CEP e realizar o cálculo, pode ser que não esteja habilitado na sua loja. Nesse caso, recomendamos o tutorial 👉 Como configurar e personalizar meu carrinho de compras?.

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2. Página de checkout (finalização da compra)

Para fazer esse teste, basta inserir um item no carrinho e prosseguir com ele até a etapa de finalização. Então, preencha com os dados (e-mail, nome, endereço, CPF/CNPJ) e na seção Frete e Pagamento as opções de envio disponíveis na sua loja deverão aparecer.

Trouxemos um exemplo no GIF abaixo:

GIF de exemplo de teste da calculadora de frete no checkout

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Você também pode fazer uma 👉 compra teste na sua loja, para conferir o funcionamento de todo o processo de compra.


Apareceu um erro no meu teste, o que eu faço?

Pode aparecer algum erro nas simulações que você fez ou, em situações reais, seus clientes encontrarem algum erro ao simular o cálculo do frete, como nos exemplos abaixo, onde vemos as mensagens: "Não há opções de envio para este endereço" ou "Não há frete disponível para o CEP informado".

Na página do produto

Visualização da mensagem de erro no cálculo de frete na página do produto

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No checkout

Visualização da mensagem de erro no cálculo de frete no checkout

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Para corrigi-los, você deve fazer as seguintes verificações:

🔴 Peso incorreto cadastrado nos produtos

Ao cadastrar um produto, é importante inserir o peso para que o cálculo do frete funcione. Principalmente em produtos com menos que 1kg, que normalmente geram uma confusão ao cadastrar o peso em gramas.

No exemplo abaixo, uma loja vende uma Camiseta Básica que pesa 45g. Neste caso, o campo deve ser preenchido com o valor 0,045.

Ao cadastrar o produto, foi inserido o valor 45 no campo. Desta forma, a plataforma entendeu que o produto pesa 45kg.

Portanto, basta alterar os valores para o número correto, salvar as alterações e realizar novos testes.

Exemplos de peso cadastrado incorreta e corretamente
Se tiver alguma dúvida de como converter o peso, siga os exemplos:

1 quilo
1,00kg
1 quilo e 500 gramas
1,500kg
300 gramas
0,300kg
25 gramas
0,025kg
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🔴 Dimensões incorretas cadastradas nos produtos

Também é necessário incluir as dimensões (comprimento x largura x altura) nos produtos. Esses dados não ficam visíveis na página do produto na sua loja, são somente usados para o cálculo do frete.

Dependendo da ferramenta de envio que você utiliza, existem algumas particularidades a serem consideradas:

Integração dos Correios

Se você usa apenas a integração com Webservice dos Correios, é preciso entender que o sistema dos Correios considera as dimensões como o tamanho da embalagem que chegará ao cliente, e não as medidas reais dos produtos.

Desta forma, se um cliente tentar comprar mais de 1 unidade do produto, ou mais de um item da sua loja no mesmo carrinho, é feito o cálculo de cubagem e o volume total pode ultrapassar o limite dos Correios que é de 200cm.

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Confira as limitações dos Correios através do link: 🌐 Limites de dimensões de embalagens.

Desta forma, recomendamos que você cadastre apenas o peso bruto do produto (produto + embalagem), pois é a informação mais relevante para os Correios.

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Warning

Se o seu produto for maior que as dimensões máximas que os Correios transportam, recomendamos usar alguma ferramenta de envio ou o frete personalizado. Para saber mais, consultar o tutorial 👉 Como escolher a ferramenta de frete perfeita para a minha loja?.

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Aplicativos de frete

Se você optou por usar alguma ferramenta 📱 Loja de Aplicativos (Mandaê, Melhor Envio, Frenet, Kangu etc.), é obrigatório que todos os produtos da sua loja tenham as dimensões e o peso cadastrados.

❗ Sem esses dados, a calculadora de frete não irá mostrar nenhuma opção de envio, apenas a mensagem: "Não há frete disponível para o CEP informado".

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Possui dúvidas de como cadastrar o peso e dimensões? Consultar 📝 Como adicionar peso e dimensões nos produtos da minha loja?

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Outros erros do cálculo de frete

Existem erros que acontecem e não estão ligados diretamente com as configurações dentro da sua loja.

Não aparece a opção PAC dos Correios

Nesse caso, pode não ser exatamente um erro da plataforma, já que é esperado que a modalidade PAC não esteja disponível para endereços próximos ao CEP do remetente, seja dentro da mesma região ou até dentro do mesmo estado.

Assim, recomendamos testar a calculadora de frete com um CEP de outra cidade ou estado para verificar se tanto a PAC quanto o SEDEX são apresentados.

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CEP não cadastrado na base dos Correios

Esse é um erro raro, mas possível de acontecer. Uma possível justificativa é que o sistema dos Correios de cadastro de endereços ainda não foi atualizado com o novo logradouro (rua, número, bairro). E também pode acontecer do cliente digitar algum número errado do CEP.

Exemplo de mensagem de CEP não encontrado no cálculo de frete


Para estes casos, recomendamos que você consulte o CEP através do 🌐 Busca CEP dos Correios.

Visualização da página Busca CEP dos Correios
Se na sua busca aparecer o resultado "Dados não encontrados", quer dizer que o CEP não está registrado na base dos Correios. Como a Nuvemshop usa o Webservice dos Correios, consequentemente as opções de envio não aparecerão ao cliente (mesmo que você utilize ferramentas de logística).

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Em uma situação assim, peça para o cliente usar outro CEP, de algum familiar, amigos, etc.

❗ Em alguns endereços, a prefeitura costuma atualizar o CEP por conta de mudanças no Plano Diretor, por exemplo. Se identificar que a causa do erro foi devido à mudança, o comprador precisará considerar o novo CEP para fazer a compra.

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Correios ou alguma ferramenta de envio indisponível

Como toda plataforma, pode acontecer dos Correios ou alguma ferramenta de logística ficar indisponível e apresentar instabilidades durante a consulta do cálculo de frete na loja.

Para que você não fique sem vender, basta habilitar um frete backup de valor fixo, que é apresentado no cálculo do frete quando não é possível obter as informações diretamente do WebService dos Correios ou de algum aplicativo de envio.

Recomendamos manter esse recurso configurado. Para isso, basta seguir o tutorial 👉 Correios fora do ar, e agora?.

Quando alguma ferramenta de frete ficar inoperante e o seu cliente tentar consultar o cálculo de envio de um produto, são essas informações que aparecerão na calculadora da loja.

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Warning

Caso identifique algum erro no cálculo do frete através de alguma ferramenta de envio, recomendamos que entre em contato diretamente com a empresa de logística para obter mais detalhes do que deve ser feito.

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