Sempre que você configurar uma forma de frete, recomendamos que realize alguns testes de usabilidade em sua loja.

Algumas vezes, pode acontecer de aparecer algum erro nesse teste ou até mesmo, em situações reais, seus clientes encontrarem algum erro ao simular o cálculo do frete. Neste tutorial vamos apresentar alguns dos possíveis erros de frete e como solucioná-los.

Principais erros

Para corrigi-los, você deve fazer as seguintes verificações em sua loja:

🔴 Os produtos estão com o peso cadastrado corretamente?
🔴 Os produtos estão com as dimensões cadastradas corretamente?
🔴 O CEP consultado existe na base de dados dos Correios?
🔴 O serviço dos Correios está disponível?

Conferindo e corrigindo essas questões, geralmente o cálculo do frete volta a funcionar.

Para te ajudar a fazer essas verificações, listamos as possíveis razões para esses e outros erros acontecerem e como corrigi-los:

Peso do produto cadastrado incorretamente

Ao cadastrar um produto, uma informação importante para o cálculo do frete é o peso. Principalmente produtos que não chegam a 1 kg tendem a apresentar erros, por alguma confusão ao cadastrar o peso em gramas.

No exemplo abaixo, uma loja vende uma pequena lixeira para carro, que pesa 45g. Neste caso, o campo deve ser preenchido com o valor 0,045. Ao cadastrar o produto, este empreendedor colocou o valor 45 no campo. Desta forma, a plataforma entendeu que o produto pesa 45Kg.

Desta forma, recomendamos que, como primeiro passo para investigar o erro, que você verifique como o peso está cadastro e, se necessário, corrija-o. Basta alterar os valores para o número correto, salvar as alterações e realizar novos testes.

Lembrando que:

  • 1 quilo = 1,00
  • 1 quilo e 500 gramas = 1,500
  • 300 gramas = 0,300
  • 25 gramas = 0,025

Medidas dos produtos estão atrapalhando

Quando ao criar o produto você cadastra as dimensões, o sistema dos Correios considera essas informações como o tamanho da embalagem onde seu cliente receberá o pedido, e não as medidas do produto em si. 

Desta forma, se um cliente tentar comprar mais de 1 unidade do produto, as medidas são calculadas ao cubo e podem acabar ultrapassando o tamanho máximo de entrega dos Correios que é de 200cm. Para entender melhor esta questão, consulte o 🌎 site dos Correios.

Como os Correios também consideram o metro cúbico para precificar o frete, então sempre que um novo produto é adicionado ao carrinho, o sistema deles soma o metro cúbico de todos os produtos, podendo superar a medida máxima dos Correios facilmente. 

Desta forma, recomendamos que você cadastre apenas o peso bruto do produto (produto + embalagem), que é a informação mais relevante para os Correios, mas se seu produto for maior que as medidas que os Correios informam no site deles, opte por uma transportadora ou por um frete personalizado para não ficar sem vender por conta disso.

💡 Dica: a Nuvem Shop tem integração com a JadLog. Para saber como ativar este serviço de frete, consulte o tutorial 👉 Como configurar a Jadlog?. Já se você tem uma outra transportadora de preferência, siga os passos do tutorial 👉
Como configurar um frete personalizado? para criar fretes de valor fixo.

CEP não cadastrado na base dos Correios

Esse é um erro raro, mas possível de acontecer. Caso o comprador resida em algum lugar onde os Correios não entregam, não será possível calcular o frete e aparecerá esse mesmo erro.

Então caso você já tenha verificado as duas possibilidades de erro acima e está tudo certo, pode ser que seja esse o caso. Recomendamos que você acesso o 🌎 Busca CEP, no site dos Correios, e verifique se o CEP consta na base deles. 

Se na sua busca aparecer um resultado semelhante ao da imagem abaixo, é sinal de que o endereço não consta na base e, consequentemente, não constará em nossa plataforma. Como temos integração direta com o sistema deles, se não funcionar lá, não funcionará na Nuvem Shop.

💡 Dica: em alguns endereços, a prefeitura costuma atualizar o CEP, por conta de mudanças no Plano Diretor, por exemplo. Neste caso, o comprador precisa considerar o novo CEP para fazer a compra.

Correios indisponível

Como toda plataforma, é possível que aconteça dos Correios estarem indisponíveis na hora do cálculo do frete. Se o sistema deles estiver fora do ar, a plataforma não conseguirá obter o preço e condições dos Correios em tempo rela. Para que você não fique sem vender, temos uma funcionalidade que te permite habilitar um frete backup fixo, que é apresentado na loja quando não é possível obter as informações diretamente da plataforma dos Correios. Para saber mais sobre essa configuração, é só acessar o tutorial 👉 Correios está indisponível. E agora?.

💡 Dica: a interface que faz a ligação entre nossa plataforma e os Correios é diferente daquela que apresenta as simulações de frete no site deles. Por isso, embora raro, é possível que o frete não funcione em sua loja e esteja normal no site dos Correios.

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