Recentemente, a Nuvem Shop fez uma análise das lojas que usam nossa plataforma, e encontramos um ponto em comum entre elas: aquelas que melhor convertem visitas em vendas, oferecem frete grátis. Aquelas que oferecem fretes com preços menores também tendem a obter resultados melhores que aquelas que não oferecem qualquer desconto.

Vantagens do frete grátis

Estudos apontam que 44% dos carrinhos abandonados são afetados diretamente pelos custos do frete. Desta forma, ter um frete gratuito poderá minimizar a taxa de carrinhos abandonados e aumentar a chance de conversões de sua loja, incrementando assim o faturamento e o lucro de seu negócio.

O que implica oferecer frete grátis?

Quando uma loja oferece frete grátis, isso significa que os custos com o envio do pedido são inteiramente do lojista. Desta forma, o melhor cenário é que a loja já tenha certo faturamento para que possa investir em oferecer essa vantagem aos seus clientes.

Quando oferecer frete grátis?

Sabemos que oferecer frete grátis é uma estratégia que deve ser bem pensada, de acordo com a realidade do seu negócio e, principalmente, de acordo com a realidade onde você quer chegar com ele.

Pela sazonalidade

Uma ótima oportunidade para se conquistar clientes oferecendo frete grátis são as datas comemorativas que fazem parte do calendário do e-commerce. Analise as datas que melhor estão relacionadas ao seu negócio e crie promoções para incentivar a compra de produtos.

💡Dica: a Nuvem Shop apresenta em seu blog o 📰Calendário do e-commerce 2018, com as mais relevantes datas para o comércio virtual brasileiro.

Somente para determinados produtos

Se não quiser oferecer frete grátis para toda a loja, uma boa alternativa é eleger alguns produtos para poder aplicar este tipo de promoção. Você pode considerar diversos fatores para escolher quais produtos terão frete grátis em sua loja, como aqueles que são o “carro chefe” de sua loja, aqueles que estão com baixo desempenho nas vendas e você precisa renovar o estoque, ou até mesmo pela margem de lucro do produto.

💡Dica: um fator que costuma ser determinante no preço do frete é o peso. Por isso, oferecer frete grátis para produtos leves e pequenos pode ser uma excelente saída!

De acordo com o Ticket Médio

O recomendável é que uma estratégia mais agressiva de frete grátis, ou seja, para todos os produtos e para todos os lugares, seja adotada por lojas que já tem um bom faturamento, ou seja, um bom ticket médio. 

💡 Dica: o ticket médio é o montante vendido mensalmente por sua loja dividido pelo número de clientes que fizeram os pedidos. O resultado dessa equação deve ser suficiente para cobrir o seus custos com o produto, com o envio e também para que você tenha lucro.

Por exemplo, se sua loja vendeu R$ 20 mil este mês e recebeu 400 pedidos, o ticket médio dela é de R$ 50.  

A primeira vista, podemos afirmar que lojas com ticket médio de R$ 50 dificilmente poderão oferecer o frete totalmente gratuito, mas isso depende do preço dos produtos e da forma de frete que você já usa em sua loja. Por exemplo, para uma loja que vende películas para unhas e as envia por carta registrada (em média R$ 8), pode valer a pena oferecer fretes fixos mais baratos, assumindo parte dos custos.

Já se o ticket médio for mais alto, vale a pena assumir integralmente o custo pelo envio de alguns produtos, ou acima de determinados valores totais do carrinho de compras.

Como posso oferecer e divulgar o frete grátis em minha loja ?

Preparamos 2 tutoriais especiais com diversas dicas e passos para que você possa oferecer o Frete grátis em sua loja e divulgá-lo aos seus clientes:

Esperamos que essas dicas sejam úteis e que ajudem sua loja a converter mais visitas em vendas! Sucesso!

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