Cadastrar uma forma de envio é essencial para sua loja funcionar. Sem frete, não será possível que seus clientes finalizem a compra, e por isso recomendamos que essa etapa seja feita imediatamente após os produtos serem cadastrados e os meios de pagamento ativados. 

Dúvidas Frequentes 

1. A Nuvem Shop fará a entrega dos meus pedidos?

Não. A Nuvem Shop não faz as entregas das suas vendas, nós disponibilizamos as integrações com os serviços de entrega.

2. Eu preciso pagar alguma taxa adicional aos Correios para usar os serviços deles em minha loja virtual?

Não, somente o valor do frete.

3. Quem paga o frete: minha loja ou o cliente?

Depende. Isso vai depender do tipo de promoção que você vai disponibilizar em sua loja e também do meio de frete que habilitar em sua loja.

Exemplos:

  • Se sua loja oferecer frete grátis, você deverá para aos Correios (ou outro serviço) para que o envio seja realizado.
  • Se sua loja oferecer o frete dos Correios, o comprador pagará para você o valor do frete, e você deverá repassá-lo aos Correios quando for despachar o pedido.
  • Se sua loja oferecer o frete do Envio Fácil, o comprador pagará para você o valor do frete, e você deverá comprar o frete no painel do PagSeguro, antes de despachar o pedido nos Correios.

4. Como eu faço para enviar os pedidos? Os Correios retiram na minha casa/meu centro de distribuição?

Depende. Para envios via Correios e Envio Fácil, você deve dirigir-se à agência dos Correios mais próxima e despachar o pedido.

Já para envios via Jadlog, você precisa se dirigir até a agência da Jadlog onde você fez seu contrato.

No caso da Loggi, um moto-entregador retirará o pacote na sua casa/centro de distribuições e entregará ao destinatário.

5. Eu posso ter mais de um endereço de origem para meus produtos?

Não. Atualmente, só é possível ter 1 endereço de origem para o cálculo do frete. Isso significa que todos os fretes de sua loja serão calculados tendo como base 1 único CEP de origem.

6. Eu não quero usar nenhuma integração da Nuvem Shop, pois tenho minha própria transportadora. É possível integrá-la à Nuvem Shop?

Ainda não. Estamos trabalhando em uma API que permitirá integras formas de frete externamente. No futuro, você poderá contratar um desenvolvedor e integrar uma transportador por essa API.

Por enquanto, é possível utilizar os fretes personalizados para criar fretes com as condições de sua transportadora.

7. Eu habilitei o cálculo do frete, mas a loja sempre mostra que "Não há frete disponível para o CEP informado". Por que isso acontece?

Quase sempre, este erro está relacionado a informações cadastradas incorretamente nos produtos. Confira principalmente o peso ( 500 gramas = 0,500 / 500 quilos = 500,00), pois os Correios entregam somente até 30 quilos, e também as dimensões. Você pode encontrar mais informações sobre esse tipo de erro no tutorial 👉 O cálculo do frete não funciona. Quais as principais causas de erros?.

8. O sistema dos Correios por vezes fica fora do ar. Minha loja não vai conseguir vender por isso?

Sim, conseguirá, mas é importante que você cadastre um frete backup para que seja possível completar o processo de compra. O frete backup é um preço fixo que você estipula para ser cobrado sempre que os Correios estiverem fora do ar. Por padrão, a plataforma informa o valor de R$ 50, mas você pode alterar para o valor que preferir. É só seguir os passos do tutorial 👉 Correios está indisponível. E agora? para saber como editá-lo.

9. Se eu tenho uma loja física, posso configurar para um comprador retirar pessoalmente?

Sim. Nesse caso, o frete sempre será gratuito. Ao cadastrar uma loja física, essa opção aparecerá para o comprador independente de qual cidade ele compra. Será possível escolher essa opção normalmente no checkout. Para saber como habilitar corretamente, consulte o tutorial 👉 Como configurar frete para retirar na loja física?.

10. Meu cliente pagou um frete mais barato do que quando eu entreguei o produto aos Correios. Por que isso aconteceu?

O frete é cobrado do seu cliente baseando-se nas informações que você cadastra em seus produtos. Por isso, é extremamente importante que você cadastre o peso e as dimensões (quando necessário) de forma correta. Se estes valores estiverem errados, a plataforma enviará aos Correios essas informações, e o valor que eles retornarão será diferente daquele que você vai pagar ao despachar o pedido.

Tutoriais

Agora, vamos te apresentar as possíveis formas de frete para sua loja e os tutoriais para você aprender a configurá-las. Para tanto, separamosem 4 partes:

  • Empresa integradas
  • Fretes personalizados
  • Frete internacional
  • Como colocar o cálculo de frete dentro da página do carrinho de compra 

Empresas integradas

Correios

Características principais

  • Produtos até 30Kg;
  • Comprimento, largura ou altura máxima de 105cm;
  • Dimensões somadas de até 200cm;
  • Atendem todo território nacional;
  • Não é obrigatório ter um contrato, mas a Nuvem Shop oferece a possibilidade de usar o seu, se você tiver um.
  • Modalidades integradas: PAC, SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX HOJE.

Para entender melhor como funciona a integração entre sua loja virtual Nuvem Shop e os Correios, consulte os tutoriais a seguir:

JadLog 

Características principais

  • Recomendada para produtos maiores e mais pesados;
  • Necessário ter um contrato.

Para entender melhor como funciona a integração entre sua loja virtual Nuvem Shop e os Correios, consulte o tutorial a seguir:

Loggi

Características principais

  • Envio realizado por moto entregadores;
  • Produtos até 20Kg
  • Limite de dimensões de 36cm de altura, 42cm de comprimento e 44cm de largura;
  • Disponível somente para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Se seu negócio não for de uma dessas cidades, não será possível utilizar a Loggi. Desta mesma forma, se seu negócio for de uma dessas cidades, mas seu comprador não, o frete da Loggi não aparecerá na consulta do frete.

Para saber mais sobre essa integração, é só acessar o tutorial abaixo:

 Envio Fácil

Características principais

  • Tem as mesmas características e limitações dos Correios;
  • É obrigatório ter o PagSeguro como meio de pagamento;
  • Custo do frete mais baixo do que o dos Correios (entre 15 e 30%)
  • Modalidades integradas: PAC e SEDEX

Para entender melhor como funciona a integração entre sua loja virtual Nuvem Shop e o Envio Fácil, consulte o tutorial a seguir:

Fretes personalizados

Caso não queira utilizar uma das integrações disponíveis na plataforma você também pode configurar um frete personalizado. Essa opção é ideal para quem possui alguma necessidade que não é atendida pelas transportadoras integradas ou pelos Correios, e tem uma alternativa própria.
 
📌Observação: essa opção de frete sempre apresentará um valor fixo, ou seja, os preços não serão calculados baseados no CEP consultado, como acontece com os Correios, por exemplo.

Abaixo, listamos tutoriais com diferentes estratégias e configurações que podem ser feitas por meio dos fretes personalizados:

 

Formas de envio internacionais

Atualmente, a Nuvem Shop não disponibiliza integrações com transportadoras internacionais.

Entretanto, para o caso de lojas virtuais que oferecem vendas internacionais, é possível configurar um frete personalizado e estimar um valor fixo por país ou conversar com uma empresa como Fedex, por exemplo, e pegar uma tabela de preços baseada em peso e país.

Como os Correios também tem serviços internacionais, você pode consultar sobre este serviço diretamente na página dos Correios e obter informações sobre custos deste serviço.
 
🌟Importante: para a forma de envio internacional não há calculo de frete automático, como nas outras formas. Quem o configura e estabelece as condições e valores do envio é você, com um frete personalizado.

Mas não se preocupe, pois no tutorial 👉 Como configurar o frete internacional? explicamos mais sobre isso e com mais detalhes.

 

Calculo de frete na página do produto e no carrinho de compras

Após configurar as opções de envio nacionais, seus clientes poderão saber o quanto pagarão pelo envio de um produto na página deste produto ou na página do carrinho de compras. 

Para isso, você precisa fazer duas coisas: 

  • Habilitar uma forma de envio nacional;
  • Cadastrar a informação de peso bruto em todos os seus produtos, incluindo as variações..

Abaixo, separamos tutoriais para você configurar estas duas opções em sua loja virtual Nuvem Shop:

Com todas essas informações em mãos, agora é a hora de colocar tudo em prática e começar a vender! 

Encontrou sua resposta?