Para se ter uma loja online e começar a vender, é preciso realizar algumas configurações básicas como cadastrar seu produtos, cadastrar uma forma de frete e ter uma ao menos um intermediador de pagamento ativo para que seu cliente consiga pagar para você pela compra do produto.

Nesse tutorial, te mostramos as principais informações sobre os meios de pagamento disponíveis em nossa plataforma. 

Dúvidas frequentes

1. Como meus clientes vão pagar pelas compras?

Você receberá os pagamentos dos pedidos de sua loja por meio de um intermediador de pagamento. Os intermediadores de pagamento são empresas que negociam diretamente com as operadoras de cartão de crédito (Visa e Mastercard, por exemplo), para que você não precise negociar individualmente com cada uma delas, tornando esse processo mais fácil e menos burocrático. 

Além de negociar com as operadores, essas empresas também negociam com o bancos para que você possa oferecer o débito online e também vendas por boleto bancário.

2. O que o comprador paga quando faz o pedido?

O comprador pagará para o intermediador de pagamento o total do pedido, ou seja, a soma dos preços dos produtos + o valor do frete. Após descontar as taxas pelos serviços de intermediação, o intermediador disponibilizará o valor para que você resgate.

3. Quais são as taxas que vou pagar para esses intermediadores de pagamento?

As taxas dependerão do intermediador que você escolher. Podem variar de 3% a 7% do valor total do pedido. No painel de administração de sua loja,  na aba Configurações >  Meios de pagamento, você encontra mais detalhes sobre essas taxas e demais condições.

4. Em quanto tempo eu recebo o dinheiro pago por meus clientes pelos produtos?

Isso depende também do intermediador de pagamento que você escolher. Geralmente, quanto menor o tempo de recebimento, maior será a taxa. De modo geral, os intermediadores oferecem o prazo de recebimento de 14 dias (taxas mais altas) e 30 dias (taxas mais baixas).

Esse prazo significa que quando o pagamento do pedido for confirmado pelo intermediador de pagamento, em 14 ou 30 dias (dependendo do que você escolher), o valor pago por seu cliente menos as taxas de intermediação estará disponível para sua retirada.

5. E como eu recebo?

Ao criar a sua conta com o intermediador de pagamento, você deverá informar seus dados bancários, para que eles façam o repasse do pagamento recebido do seu cliente para você após o prazo escolhido no momento da ativação. O processo de cadastro de sua conta varia de intermediador para intermediador. Busque mais detalhes nos sites dos intermediadores.

6. Quais intermediadores de pagamento eu devo escolher?

Em sua loja você encontrará as seguintes opções de intermediador: PagSeguro, Mercado Pago, Wirecard, PayPal, PayU, BCash, PagHiper, Cielo e Itaú Shopline. Mais abaixo apresentamos algumas peculiaridades desses intermediadores. Basta clicar sobre o nome do intermediador para que te direcionemos ao tutorial que te ensinará a ativá-lo.

🌟 Importante: alguns intermediadores de pagamento são exclusivos para certos tipos de planos e outras são liberadas para todos. Para conferir quais intermediadores ficam disponíveis somente em alguns tipos de plano, consulte nossa página de 🌎 Planos e Preços.

7. Caso eu não queira que os pagamento sejam processados por um intermediador de pagamento, posso receber de alguma forma diretamente do meu cliente, sem intermediador?

Sim, pelo 👉 Pagamento Personalizado. Você pode configurar seus dados bancários para depósito em conta e transferência, ou para receber no ato da entrega, por exemplo.

🌟 Importante: por questões de segurança, esse meio de pagamento só é liberado  após 3 meses da loja ativa.

8. Não encontrei o intermediador de pagamento que eu costumo usar entre as opções da Nuvem Shop. Como posso utilizá-lo?

Os pedidos processados pela plataforma somente podem ser pagos por intermediadores integrados. Caso o intermediador que você costuma usar não esteja na lista, não será possível realizar a cobrança automática pela plataforma. Uma alternativa é adotar o pagamento personalizado e enviar a cobrança ao seu cliente após a realização do pedido.

🌟 Importante: o recomendável é que você use um dos intermediadores integrados para poder receber por suas vendas. Aconselhamos isso para tornar sua experiência (e a experiência de seu cliente) mais completa e automatizada com a plataforma.

9. Usando um intermediador, como o meu cliente poderá realizar o pagamento em minha loja?

Você pode optar por trabalhar com um intermediador ou vários, depende de você. Mas se você escolher os intermediadores Moip, Pagseguro, Bcash ou Mercado Pago, o seu cliente poderá pagar por diferentes métodos, são eles:

  • Cartão de crédito - as bandeira aceitas mudam de intermediador para intermediador, mas as principais como Visa, Master, Dinners e Amex estão integradas com praticamente todos eles.
  • Débito online - depende do intermediador escolhido, alguns tem e outros não. Geralmente, disponível para os principais bancos e o seu cliente faria uma transferência online;
  • Boleto bancário - alguns intermediadores oferecem a configuração de desconto para esse tipo de pagamento e outros não, então fique atento.

Agora, se você optar por utilizar os outros meios de pagamento, como Cielo e Paypal, por exemplo, eles só oferecem pagamento com cartão de crédito, não existem outras formas. 

O Paghiper só oferece boleto bancário.

O Itau Shopline oferece transferência online apenas para quem for correntista do Itaú e boleto bancário. 

Agora, o Pagamento personalizado, você colocará as instruções que quiser. Muitos empreendedores utilizam para oferecer depósito em conta, mas você quem decide.

10. Fiz um teste em minha loja e notei que o boleto gerado pela minha loja não é do banco que eu tenho conta. Tem algum problema?

Não. Como o intermediador oferece a tecnologia para realizar as cobranças de sua loja, o banco que aparecerá no boleto será o banco do intermediador. O repasse do valor para sua conta não está relacionado ao boleto gerado em sua loja.

11. E quais são os tipos de chekcout disponíveis para esses meios de pagamento?

Atualmente, as integrações com a Nuvem Shop oferecem 3 tipos de checkout:
padrão, transparente e lightbox:

Padrão - o comprador é transferido para o ambiente do intermediador para finalizar o pagamento.

  • Pagseguro;
  • Mercado Pago;
  • PagHiper;
  • PayPal;
  • BCash;
  • PayU;
  • Cielo;
  • Itaú Shopline.

Transparente - o comprador finaliza o pagamento no próprio checkout da loja.

  • PagSeguro;
  • Wirecard.

Lightbox - abre um popup na tela, para que sejam informados os dados do pagamento.

  • PagSeguro;
  • Mercado Pago.

12. Preciso de um CNPJ para habilitar um meio de pagamento na minha loja?

Para a maioria, não. Apenas Cielo e Itaú Shopline, obrigatoriamente, pedem CNPJ. Os outros intermediadores exigem apenas o CPF.
 
💡 Dica: o que recomendamos é que dê entrada em um CNPJ assim que possível, para não comprometer a sua operação no futuro. Isso facilita a contabilidade de sua loja, além de ser obrigatório para emitir a Nota Fiscal para seus clientes.
 
🌟 Importante: não temos integração direta na plataforma com nenhum outro banco além do Itaú, então para oferecer pagamento direto em sua conta bancária o ideal é cadastrar um pagamento personalizado onde conseguirá cadastrar os dados bancários e descontos para quem utilizar essa opção de depósito, por exemplo.


Para acessar o tutorial que ensina a ativá-los, basta clicar sobre o nome do intermediador te redirecionaremos para a página.

Vamos lá! 

Intermediadores


Escolha qual intermediador quer usar em sua loja e clique no nome dele para abrir um tutorial ensinando a ativar essa opção em sua loja.

📝 PagSeguro 

  • Boleto bancário, cartão de crédito e transferência bancária.
  • Liberado para todos os planos.
  • Possui taxas diferenciadas para clientes Nuvem Shop.

📝 Wirecad 

  • Boleto bancário, cartão de crédito e transferência bancária
  • Liberado para todos os planos.
  • Possui taxas diferenciadas para clientes Nuvem Shop. No tutorial explicamos os passos para que você possa usufruir dessas taxas diferenciadas.

📝Mercado Pago

  • Boleto bancário, cartão de crédito e transferência bancária.
  • Liberado para todos os planos.
  • Permite usar o mesmo usuário de comprador ou vendedor do Mercado Livre, para concentrar os recebimentos em uma única conta.
  • Possui taxas diferenciadas para clientes Nuvem Shop.

📝PagHiper

  • Boleto bancário com registro - Liberado para alguns tipos de planos, com taxas diferenciadas para clientes Nuvem Shop.

📝BCash

  • Boleto bancário, cartão de crédito e transferência bancária - Liberado para todos os planos.

🌟 Importante: o Bcash agora é PayU, e por isso não está admitindo criações de novas contas. Com o tempo, todas as contas já existentes serão migradas para o PayU.

PayU

  • Boleto bancário, cartão de crédito e transferência bancária - Liberado para todos os planos.

📝Paypal

  • Cartão de crédito - Liberado para todos os planos vendas nacionais.
  • Para vender para o exterior é preciso ter um plano específico.
  • Possui taxas diferenciadas para clientes Nuvem Shop. As taxas são ativadas alguns dias após o vínculo da conta do PayPal com a Nuvem Shop, e por isso as primeiras vendas podem acontecer utilizando as taxas padrão. Para solicitar a ativação das taxas diretamente ao PayPal, pode escrever para nuvemshop@paypal.com.

📝Cielo

  • Cartão de crédito - Liberado para alguns tipos de plano.

📝Itaú Shopline

  • Transferências entre contas do Itaú e boleto bancário - Liberado para todos os planos


Pronto, agora que você já sabe como receber por suas vendas!

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