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Por que a minha venda foi cancelada?

Neste artigo você encontrará os motivos pelo qual seu pedido foi cancelado pelo meio de pagamento

Última atualização: 17/01/2022

Nesta tutorial, explicaremos como é o processo de venda e o que leva o meio de pagamento cancelar uma transação. Além disso, separamos algumas dicas que podem garantir que o processo de venda seja finalizado com sucesso.

Como funciona a finalização de uma venda na minha loja?

Após o cliente preencher o formulário na página de finalização, escolher o meio de pagamento e envio, uma parte desses dados é usado para compor o cadastro dele dentro da sua loja e restante é enviado para o meio de pagamento selecionado para concluir a compra.

Importante:

Não salvamos os dados dos cartões em nosso banco de dados, apenas repassamos direto para o meio de pagamento.

O que acontece após a venda ser finalizada?

Quando o meio de pagamento recebe as informações que enviamos, os dados do cliente passam por uma análise de risco e fraude. Essa etapa é muito importante para garantir total segurança dos pedidos que os lojistas recebem através da loja.

É importante ressaltar que esse processo é feito de forma externa pelo meio de pagamento e a Nuvemshop não possui permissão para alterar o status dessa análise.

Minha venda foi cancelada após análise, por quê?

Como todo  meio de pagamento, eles fazem uma análise de risco em toda venda recebida, isso é feito para garantir a segurança e proteger os vendedores e compradores.

Esta análise é feita de forma automática, em alguns casos, ela é encaminhado para um setor responsável de especialistas que fazem um contato por Telefone, E-mail ou SMS (Essa etapa não é uma regra e pode mudar de acordo com os créditos de cada parceiro).

Quando o pedido é encaminhado para o setor de análise e não conseguem o contato com o comprador, o sistema deles emitem o cancelamento do pedido e dentro da Nuvemshop, o status é atualizado como Pagamento rejeitado, igual o exemplo abaixo:


Para entender quais são os processos de antifraude de cada parceiro,  listamos alguns artigos dos meios de pagamento disponíveis:

 

Importante: 

Para os pedidos que foram rejeitados pelo meio de pagamento,  recomendamos que siga o fluxo de 👉 cancelamento da venda para que o item retorne ao estoque ou entre em contato com o cliente para combinar uma outra forma de receber pela venda.

O que fazer quando a venda é cancelada?

Quando um pedido é cancelado, não temos como identificar a origem desse cancelamento, no entanto, indicamos que antes de abrir algum chamado com o meio de pagamento, verifique se o comprador forneceu os dados abaixo de forma correta no formulário na página de finalização:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço;
  • CPF;
  • Dados do cartão;

Se as informações acima estiverem corretas, basta entrar em contato com o meio de pagamento responsável por processar a venda para entender a origem do cancelamento. Para ajudar com isso, separamos alguns artigos mostrando como entrar em contato com cada parceiro.

Estou recebendo um número alto de cancelamentos, o que poderia ser? 

Com o crescimento das vendas no e-commerce devido a crise do Covid-19, todos os meios de pagamento estão recusando mais, isso porque  o processo de análise de aprovação passou a ser mais rigoroso para garantir ainda mais a segurança dos vendedores e compradores.

Como posso continuar vendendo durante essa crise?

Recomendamos que tenha mais de um meio de pagamento ativo na loja, isso garante que o seu cliente possa efetuar a compra e se ocorrer do pedido ser cancelado, ele poderá refazer usando uma outra forma de pagamento. No tutorial abaixo você encontrará outras formas de receber pelas suas vendas.

Além disso, também indicamos que trabalhe com boleto bancário, pois é uma alternativa mais segura e que não requer uma análise tão profunda quanto às transações realizadas por cartão de crédito.

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