Como definir o idioma e a moeda oficial de minha loja?
Passo a passo para escolher novos idiomas para sua loja e outras moedas.
Última atualização: 09/01/2021
Dentro do painel de administração de sua loja é possível configurar 3 opções de idiomas e diferentes moedas, caso queira vender para o exterior.
As lojas da Nuvemshop podem ser visualizadas em 3 idiomas: Português, Espanhol e Inglês. Você poderá incluir bandeiras em seu layout e definir qual destes 3 idiomas será visualizado quando seu cliente clicar em cada bandeira.
Neste tutorial vamos te mostrar como fazer essas configurações e quais modificações elas fazem na usabilidade do painel de administração e da loja.
Este tutorial está dividido em 5 partes:
- Adicionando idiomas e moedas
- Definindo o idioma e a moeda padrões
- Definindo a taxa de câmbio
- Cadastrando o conteúdo da plataforma nos novos idiomas
- Cobrando e enviando os pedidos internacionais
Adicionando idiomas e moedas
- No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Idiomas e moedas.
- Na seção de Idiomas habilitados, você verá o idioma padrão de sua loja, que é o Português. São 3 as configurações nessa seção:
- Bandeira - qual bandeira será exibida no layout. A bandeira só é exibida quando a loja tem mais de 1 idioma habilitado.
- Moeda - qual moeda estará atrelada a essa bandeira.
-
Idioma - em qual idioma estarão os elementos da loja.
- Para adicionar um novo idioma, clique em Adicionar uma nova moeda.
Escolha a bandeira do país que você quer vender, a moeda e o idioma que serão exibidos quando a bandeira for clicada. Ao finalizar a configuração, clique em "Salvar alterações".
Após salvar as alterações, imediatamente serão exibidas as bandeiras em sua loja, como no exemplo a seguir:
Definindo o idioma e a moeda padrão
Depois de adicionar essas novas opções, você pode mudar o idioma e a moeda padrão de sua loja. Isso significa que ao acessar sua loja, seu cliente verá os elementos da loja no idioma que você definir como padrão.
- Ainda em Configurações > Idiomas e moedas, siga para a seção Idioma e moeda principal.
- Mude o Idioma principal e a Moeda principal e clique em "Salvar alterações".
Definindo a taxa de câmbio
Depois de definir os idiomas e moedas para sua loja, você deve configurar a taxa de câmbio.
- Ainda em Configurações > Idiomas e moedas, siga para a seção Taxas de câmbio. Você verá a seção dividida em 2 colunas:
- Idioma - serão mostrados nessa primeira coluna os idiomas da loja que não são o principal, e sempre 1 unidade.
-
Taxa cambial - serão mostrados nessa segunda coluna as taxas de câmbio na moeda principal da sua loja.
Você deve atualizar as taxas na segunda coluna.Depois de finalizar a definição das taxas de câmbio, clique em "Salvar alterações".
Cadastrando o conteúdo da plataforma nos novos idiomas
Quando tiver finalizado a configuração dos idiomas e moedas, você precisará cadastrar o conteúdo nos respectivos idiomas na plataforma.
No formulário de cadastro de produtos, nas páginas de conteúdo, categorias e em todos os outros elementos que podem ser traduzidos, você verá abas com os idiomas que habilitou (Português, Inglês ou Espanhol). Basta clicar sobre a aba e adicionar o conteúdo traduzido.
Cobrando e enviando os pedidos internacionais
No momento, só é possível cobrar pelos pedidos em moedas estrangeiras usando o PayPal como intermediador de pagamento. Para saber como ativá-lo em sua loja, consulte o tutorial 👉 Como ativar o PayPal?.
Já para enviar os pedidos, atualmente não temos integração com formas de frete internacionais. Você deve cadastrar manualmente o frete da transportadora que utilizará para enviar os pedidos, seguindo os passos do tutorial 👉 Como configurar frete internacional na minha loja?.