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Como preparar minha loja para a Black Friday?

A Missão Power Friday começou: saiba como deixar sua loja pronta para encarar essa missão chamada Black Friday

Última atualização: 12/05/2021

Esse ano não foi fácil, mas fomos fortes e chegamos até aqui! E daqui a pouco, vem a Black Friday: o momento de recuperar o fôlego e acreditar que tudo pode dar certo para o seu negócio.

Estamos aqui para te ajudar a dar um power em seu e-commerce, se organizar, aprender coisas novas e aproveitar benefícios especiais. A Missão Power Friday veio para te ajudar a aproveitar ao máximo da data mais importante do varejo!


Primeiro de tudo, é importante ter em mente que vende mais na Black Friday quem se planeja melhor. 🤓

E para que sua loja esteja pronta, separamos alguns conselhos sobre tudo o que você precisa fazer para deixar sua loja preparada para essa data tão esperada! 

Vamos lá?

1. Planeje e ajuste o estoque dos seus produtos

Para garantir que seu negócio aproveite de todo o potencial da Black Friday, é importante planejar o estoque da sua loja e se necessário, já garantir que você terá o suficiente para suprir a demanda. 

💡 Uma dica é investir em artigos com margens de lucros mais altas, para que seja possível aplicar descontos mais agressivos! 

💡 A ocasião também é ótima para separar os produtos que estão parados no seu estoque - pense em boas promoções e, até mesmo, combos para fazê-los circular! 

No tutorial 📝 Como administrar o estoque dos meus produtos? te ensinamos como adicionar, descontar, substituir e controlar o estoque dos seus produtos. 

E quem vende por outros canais? 

Se você também realiza vendas por outros canais, como o WhatsApp ou Instagram, você pode incluir manualmente as vendas concluídas fora da sua Nuvemshop ao seu painel de administração, garantindo mais controle sobre o estoque dos seus produtos. 

No tutorial 📝 Como criar pedidos manualmente em meu painel de administração? te contamos tudo sobre essa ferramenta. 

2. Defina descontos reais e dentro da suas possibilidades 

Na hora de definir o preço e o tipo de desconto que você quer aplicar, é importante ter em conta os gastos do seu negócio e margem de lucro que você quer ter. 

Além disso, seja transparente com o seu publico e crie promoções e benefícios reais: nada de promoções “pela metade do dobro”, ok?

A Nuvemshop oferece ferramentas que te permitem criar diferentes tipos de promoções e descontos. No tutorial 📝 Como oferecer promoções e descontos? te contamos sobre todas as ofertas que você pode oferecer em sua loja. Encontre a que melhor se adapta a realidade do seu negócio! 

3. Personalize o seu layout

Personalizar o layout da sua loja proporciona uma experiência visual diferenciada para os seus visitantes, além de ajudá-los a entrarem no clima da Black Friday! 

Crie banners especiais

Para que seus clientes saibam que você está oferecendo promoções durante a Black Friday, adicione banners especiais para a data comunicando suas promoções. 

💡 Existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar na criação desses banners, como o 🌏 Canva. No tutorial 📝 Como criar banners gratuitos para usar em meu layout? te contamos um pouco sobre a ferramenta. 

Crie uma categoria Black Friday

Você também pode criar uma categoria especial para o período, destacando todos os produtos que estarão em oferta e garantindo que seus consumidores os encontrem com facilidade.

No tutorial 📝 Como criar categorias e subcategorias? te ensinamos como criar e personalizar as categorias da sua loja. 

Faça todas as alterações no rascunho do seu layout

Para se planejar com antecedência e alterar a cara da sua loja somente no dia da Black Friday, você pode efetuar todas as alterações do seu layout em um rascunho sem impactar o seu layout atual, e publicá-las quando quiser. 

No tutorial 📝 Como utilizar um rascunho para editar o layout da minha loja? te ensinamos como usar a ferramenta. 

4. Prepare um atendimento ao cliente de qualidade

Assim como o tráfego e as vendas no período da Black Friday aumentam, as consultas dos consumidores poderão lotar suas caixas de entrada no e-mail, nas redes sociais e no WhatsApp.

Crie uma página de perguntas frequentes

Criar ou otimizar uma página de perguntas frequentes (FAQ) pode ajudar os clientes com suas dúvidas sem que seja necessário entrar em contato com seus canais de atendimento. 

No tutorial 📝 Como criar páginas de conteúdo? te ensinamos como criar páginas de conteúdo para sua loja. 

Quer ir um passo além?

💡 O Jivochat, um dos apps da nossa Loja de Aplicativos, pode te ajudar (e muito!) a responder seus clientes com mais agilidade. O app centraliza todos os seus canais de atendimento em uma só plataforma, além de oferecer muitas outras ferramentas para que sua loja ofereça um serviço de suporte ao cliente incrível. 

5. Comunique opções e prazos de entrega

O frete é sempre um dos grandes desafios de quem vende online e em tempos de Black Friday, é importante que sua loja esteja pronta para lidar com as expectativas de seus clientes em relação ao valor do frete e ao tempo de entrega. 

Diversifique suas formas de entrega

Oferecer mais de uma opção de entrega garante que seu negócio não dependa só dos Correios ou de uma só transportadora. Além disso, você oferece mais opções em relação à prazos e preços para os seus clientes, garantindo que eles encontrem uma forma de entrega que atenda as suas necessidades. 

No tutorial 📝 Como escolher a ferramenta de frete perfeita para a minha loja? te contamos tudo sobre as opções de frete disponíveis na Nuvemshop, suas diferenças e como escolher as ideais para o seu negócio. 

Ofereça frete grátis 

Dê um incentivo a mais para que seus clientes concluam suas compras. Com a Nuvemshop, você consegue criar diferentes tipos de frete grátis e regras para o benefício. 

No tutorial 📝 Como configurar um frete grátis na minha loja? te ensinamos como configurar um envio gratuito através dos Correios ou dos aplicativos de frete, com valor mínimo e limitações geográficas. 

Deixe claro o tempo de entrega

Por conta do grande número de compras online, pode ser que a entrega nessa época do ano seja mais demorada e ocorra atrasos. Para evitar clientes frustrados, estenda o tempo de entrega das suas vendas

No tutorial 📝 Como aumentar o prazo de entrega dos pedidos? te mostramos como colocar dias adicionais no prazo de entrega da sua loja.

6. Escolha quais canais de venda utilizar

Além da sua loja virtual, existem diferentes canais de venda que podem (e devem) complementar a sua loja virtual e ajudar a levar mais visitantes para a sua Nuvemshop. Assim, você garante mais presença para sua marca dentro do universo digital! 

Instagram Shopping

O Instagram Shopping hoje é uma das ferramentas que mais se destaca no mercado. Com ela, você consegue marcar os produtos da sua loja virtual nas fotos do Instagram da sua marca, tanto no feed como nos stories.  

No tutorial 📝 Como vender pelo Instagram? te ensinamos como conectar seu catálogo de produtos ao Instagram Shopping

Google Shopping

A boa notícia é que o Google Shopping lançou um feed gratuito para as lojas brasileiras. Conecte seu catálogo ao Google Shopping e garanta que seus produtos apareçam nas buscas da aba "Shopping" do Google. 

No tutorial 📝 Como vender pelo Google Shopping? você encontra todos os passos para realizar a integração. 

Loja no Facebook 

Com o objetivo bastante semelhante ao Instagram Shopping, a Loja do Facebook permite que os seus seguidores iniciem a jornada de compra a partir da rede social.

No tutorial 📝 Como vender pelo Facebook? te ensinamos como ativar a funcionalidade. 

7. Planeje suas ações de marketing e meios de divulgação

Para divulgar as promoções que você vai realizar durante a data, é importante planejar com antecedência suas ações de marketing. 

Existem diferentes ferramentas disponíveis dentro da plataforma e na nossa Loja de Aplicativos que podem aumentar as visitas da sua loja e potencializar suas vendas: desde uma funcionalidade de promoções e criação de cupons de desconto até ferramentas de email marketing e automação.

No tutorial 📝 Quais ferramentas posso usar para divulgar minha marca e aumentar minhas vendas? te contamos tudo sobre as ferramentas feitas para divulgar sua loja, atrair mais visitantes e convertê-los em compradores.

Tudo pronto para a sua Missão Power Friday? 🚀

Criamos esse conteúdo para te ajudar deixar sua loja pronta para a Black Friday e alavancar suas vendas durante a data mais importante do varejo. 

Mas, não se esqueça: independente de qual estratégia você irá adotar, é muito importante se planejar com antecedência! 

E se você quiser conhecer ainda mais conselhos e dicas para garantir uma missão bem sucedida, baixe nosso e-book gratuito com todos os passos necessários para uma Black Friday de sucesso:

A equipe Nuvemshop deseja a você uma Black Friday de muito sucesso! Boas vendas!

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