Ativando o módulo de Comércio Eletrônico no Google Analytics você conseguirá medir o número de transações e visitas que são geradas em sua loja. Também conseguirá visualizar informações sobre seus produtos, o ticket médio dos pedidos, a porcentagem de conversões de sua loja, e os funis de conversão desde a chegada do visitante até a finalização do pedido.

Neste sentido, os relatórios de Comércio Eletrônico e Comércio Eletrônico Avançado te apresentam informações muitos mais valiosas e precisas do que relatórios que usam metas de compra iniciada e finalizada. Por isso, te recomendamos medir as conversões desta forma, e neste tutorial vamos te mostrar como fazer essa medição.

💡 Dica: para outros tipos de relatórios que não sejam relacionados à vendas, como medir quantas vezes as pessoas se inscrevem para receber newsletters, pode usar as metas sem problemas.

Vamos aos passos!

1. Entre no site do 🌎 Google Analytics e acesse com seus dados. Em seguida, no menu da lateral esquerda, clique em "Administrador"

 2. Na coluna Vista, clique em "Configurações de comércio eletrônico".

3. Ative as opções Ativar comércio eletrônio e Ativar relatórios de comércio eletrônico avançado.

4. Na mesma tela, é necessário configurar os passos do funil de conversão, criando estes rótulos:

  • Informação de envio e faturamento
  • Meios de envio e pagamento

Basta clicar em "Adicionar etapa do funil", escrever os rótulos e logo em seguida clicar em "Salvar" para concluir a configuração.

💡 Dica: com a configuração realizada, você poderá visualizar os relatórios seguindo pelo caminho Conversões > Comércio eletrônico no menu lateral.

🌟 Importante: você deve aguardar a leitura das novas informações da sua loja virtual pelo Google, para conseguir observar os relatórios. Geralmente essa leitura acontece em cerca de 48h, e a partir daí o Analytics começará a registrar todos os dados.

Pronto, o Comércio Eletrônico está ativo em sua loja! Te sugerimos conferir um artigo criado diretamente pelo Google, onde terá mais informações sobre todos os tipos de relatórios que você terá acesso pelo Analytics. 🌎 Clique aqui para ler.

Encontrou sua resposta?