Para que possa estabelecer os objetivos do seu negócio e entender como seguir aumentando as vendas de sua loja, é importante medir todas as ações e campanhas que faz para saber seus resultados, o que funciona e o que não funciona.

Na seção de Estatísticas do painel de administração de sua loja, você encontrará alguns números que podem te ajudar a tomar decisões sobre o que deve melhorar ou manter em sua loja.

Leve em conta que são estatísticas básicas e que se quiser se aprofundar no que acontece em sua loja, te recomendamos integrá-la ao Google Analytics para mais informações.

💡 Dica: para saber como integrar sua loja ao Google Analytics, consulte o tutorial 👉 Como vincular o Google Analytics?.

Para começar, você pode selecionar o período que quer ver as estatísticas. Por exemplo, pode selecionar os últimos 7 ou 30 dias, o último trimestre ou ano. Se preferir, pode também selecionar outra data que quiser.

Adicionalmente, também pode filtrar por campanha, se tiver configurado a medição das conversões:

Para começar a medir suas conversões por campanha, é necessário configurar o pixel do Facebook. 

💡 Dica: para saber como criar e configurar o pixel, consulte o tutorial 👉 Como utilizar o Pixel do Facebook?.

Te contamos a seguir quais são as estatísticas que poderá visualizar em seu Administrador Nuvem:

Dados globais da sua loja

Visitas únicas

São os usuários únicos que acessaram qualquer página de sua loja. É importante dizer que se um visitante acessa diversas vezes a mesma página de sua loja, só será considerado um acesso. Por exemplo, ao atualizar a página, a segunda visita não será contada.

Esta métrica te ajuda a entender quando teve mais ou menos tráfego, para poder entender melhor as ações que geraram mais acessos em sua loja. Por exemplo, se fez campanhas no Facebook, pode entender quando gerou mais visitas ou quais foram as que geraram mais tráfego. 

Faturamento

Indica o montante total de dinheiro que entrou pelas vendas pagas em sua loja. Inclui as vendas que foram feitas por sua loja no Facebook e dos produtos sincronizados no Mercado Livre. Não inclui os pedidos cancelados ou recusados. Entretanto, é importante levar em conta que as informações podem demorar algumas horas para serem atualizadas.

Quantidade de pedidos pagos

Relacionado ao item anterior, mostra a quantidade de pedidos efetivamente feitos pela sua loja, pelo Facebook e pela sincronização com o Mercado Livre. Não inclui os pedidos cancelados ou recusados.

💡 Dica: leve em consideração que as taxas de conversão do mercado atualmente variam entre 0,5 a 1,5%; isso quer dizer que, de 100 pessoas que visitam sua loja, aproximadamente 1 delas vai realizar uma compra. Esta é uma estatística que pode varia de acordo com o segmento, mas é útil para entender como está o desempenho de sua loja.

Aquisição por canais

Aqui pode ver a partir de onde se realizaram diversas ações (como as visitas da loja, o faturamento e a quantidade de pedidos): pela sua loja no Facebook, por Smartphone, pelo computador, ou pelo Mercado Livre, em alguns casos.

Seus produtos em números

Produtos com baixo estoque

Esse é um aviso para que possa ver os produtos com uma quantidade baixa em estoque. Pode mudar quantas unidades em estoque devem ter os produtos para que apareçam nessa área.

Produtos mais vistos

Indica os três (3) produtos com mais visitas em sua loja. Esta informação pode ser útil para saber o que interessa para seus clientes, e assim poder expor mais esse produto ou realizar alguma promoção com cupons de desconto para ele.

Produtos mais vendidos

Mostram o número de pedidos dos três (3) produtos mais vendidos de sua loja. Assim como o ponto anterior, essa informação pode te ajudar a tomar decisões em relação àqueles produtos com maior popularidade  para fazer promoções.

Produtos de maior receita

Permite que saiba o montante vendido pelos três (3) produtos que te geram maior receita. Essa informação também pode te ajudar a tomar decisões de marketing para esses produtos pontualmente.

Conversão do processo de compra

Funil de vendas

Mostra quantas pessoas vão se perdendo no processo de compra.
Poderá ver quatro passos onde, naturalmente, o número vai diminuindo.

  1. Carrinho criado: seu cliente adiciona ao menos um produto ao carrinho
  2. Início compra: quando clica em "Finalizar compra" no carrinho, e é levado ao processo de "Checkout"
  3. Endereço preenchido: nos passos do checkout, completar os dados do endereço é primordial
  4. Pedido criado: quando seu cliente completa todo o checkout da Nuvem Shop e clica em "Pagar...", momento em que envia os dados ou é direcionado ao intermediador de pagamento. É importante considerar que ter um pedido criado não significa que o pedido foi pago.

Este funil te ajuda a saber em que passo do processo estão se perdendo mais pessoas e ver se pode fazer melhorias nesse ponto.

Taxa de conversão do checkout

Relacionado ao funil de vendas, a taxa de conversão te permite saber a porcentagem de pessoas que chegaram até a página de finalização de compra ("Página de agradecimento" ou "Thank you page"). Este cálculo é feito com base na quantidade de usuários que realizaram uma ação no primeiro passo, "Carrinho criado".

Por exemplo: temos 100 pessoas que fizeram a ação de adicionar produtos ao carrinho, mas somente 10 delas chegaram na última fase (pedido criado). Isso significa que a taxa de conversão é de 10%.

É importante lembrar que isso não significa que tenham feito o pagamento dos pedidos, já que muitas vezes ele é feito no intermediador de pagamento.

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