O Google Analytics é uma ferramenta que permite medir o tráfego de acesso de sua loja e a eficácia de suas campanhas de marketing online. Em outras palavras, é o que você precisa para entender o comportamento das pessoas que visitam sua loja, e assim se preparar estrategicamente para recebê-las.

Por esse motivo, é importante ter uma conta no Google Analytics e vinculá-la em sua loja. 


💡 Dica: antes de seguir os passos deste tutorial, recomendamos que faça o curso online gratuito 🎓 Google Analytics básico para lojas virtuais, que disponibilizamos em nossa  🎓 Universidade do E-commerce.

Agora que você já sabe o que o Google Analytics trará de benefícios para a sua loja virtual, neste guia te mostramos as configurações importantes a serem realizadas e como acompanhar as métricas.

Como criar uma conta no Google Analytics

Para saber como criar sua conta e vincular o Google Analytics à sua loja, basta seguir os passos do tutorial a seguir: 

Como excluir referências Spam dos relatórios

Para saber como excluir essas referências Spam do relatório, consulte o tutorial abaixo:

Como ativar o Comércio Eletrônico

Para saber como ativar a funcionalidade de Comércio Eletrônico no Google Analytics, siga os passos do tutorial a seguir:

🌟 Importante: você deve aguardar a leitura das novas informações da sua loja virtual pelo Google, para conseguir observar os relatórios. Geralmente essa leitura acontece em cerca de 48h, e a partir daí o Analytics começará a registrar todos os dados.

💡 Dica: separamos alguns artigos sobre Google Analytics que vão te ajudar a configurar e entender melhor o funcionamento, além de como essa ferramente pode ser útil para seu negócio. Consulte os artigos 📰 Utilizando URLs parametrizadas para medir campanhas no Google Analytics e 📰 Como aproveitar os funis de conversão do Google Analytics para mais informações!

Encontrou sua resposta?