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Como criar filtro de exclusão de spam no Google Analytics?

Passo a passo de como excluir visitas de spam do seu relatório do Google Analytics.

Última atualização: 14/10/2021

Muitas vezes, ao ver os relatórios do Google Analytics, é possível verificar algumas visitas de bots e indexadores em sua loja. Como não são visitas reais, logo não interessam saber sobre elas.

Nesse tutorial, explicaremos como configurar um filtro para não sair esse tipo de visita no relatório de visitas da sua loja através do Google Analytics.

Como identificar esse tipo de tráfego?

Para detectar se sua conta possui visitas desses bots, é preciso analisar algumas métricas como por exemplo: tempo médio em uma página, taxa de rejeição, número de visitas de uma página, de quais país geram tráfego dependendo do seu público alvo, etc.

Através desses dados, você pode comparar e identificar se sua loja/site recebe um tráfego de origem de bots, podendo assim poderá criar e configurar filtros para excluir alguns desses dados.

Também recomendamos que faça uma análise na seção Referência (Referral), isso ajudará a detectar spam com nomes diferentes ou desconhecidos.

Como criar um filtro de exclusão para spam?

1. Acesse  sua conta do 🌎 Google Analytics.

2. Na última opção do menu do lado esquerdo, clique em "Administrador" e siga pelo caminho "Vista > Configurações da Vista da propriedade", dentro da Vista de propriedadeque você quer criar o filtro.


3. Role a página até encontrar a opção Filtragem de Bots e marque a opção "Excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos" e depois clique em "Salvar".

4. No menu do lado esquerdo, você verá as opções da Vista de propriedade, clique em "Filtros".

5. Dentro de Filtros, clique no botão + Adicionar novo filtro".


6. Abrirá um formulário, no campo Nome do Filtro, adicione o nome para o seu filtro. 

7. Em seguida, escolha o tipo de filtro clicando na opção "Personalizado".

8. Irá expandir algumas opções, selecione a opção "Excluir"

9. Em Excluir, você verá duas opções: 

Campo de Filtro

Dentro desse campo, é possível selecionar o tipo de origem do tráfego a ser excluído. Ao clicar na seta, abrirá um menu suspenso com todas as opções disponíveis dentro do Google Analytics.


No exemplo abaixo, selecionamos a opção Referência (Referral) apenas para ilustrar a explicação desse tutorial.


Delete

Success

Caso você não saiba a origem do seu tráfego, recomendamos que faça uma análise ou consulte um especialista no assunto para que ele possa te ajudar.

Delete

Padrão de filtro

No campo filtro, você deve preencher com o domínio que contenha a origem do tráfego que gera o Spam em sua loja.


No exemplo abaixo, incluído um domínio que sua origem é um tráfego de Referência (Referral) apenas para ilustrar a explicação desse tutorial.


Delete

Success

Caso você não saiba a origem do seu tráfego, recomendamos que faça uma análise ou consulte um especialista no assunto para que ele possa te ajudar.

Delete


10. Preenchido esses campos, não selecione mais nada e clique em "Salvar".

Filtrando a exclusão de spam no relatório

Você já identificou se sua loja possui spam, já aprendeu como fazer o filtro para excluir as futuras visitas à sua loja. Agora, vamos excluir o segmento para tirar essas visitas passadas do seu relatório.

1. Acesse sua conta do 🌍 Google Analytics

2. E siga pelo caminho "Publico-Alvos > Visão Geral".


3. E depois clique em  "+ Adicionar segmento".

4. Feito esse caminho, clique no botão vermelho "+Novo segmento",

5. Em seguida clique em "Condições", no menu do lado esquerdo.


6. Dentro da opção Condições, onde está escrito Incluir, clique na setinha e escolha a opção Excluir.

7. Você terá que preencher a Ação do evento, o que o evento Contém e incluir o domínio da origem do tráfego gerado do spam.

No exemplo abaixo, usamos as mesmo informações quando criamos o filtro de spam no passo anterior, veja:


8. Especifique o nome do evento, no topo do formulário e depois clique em "Salvar".

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