Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Configurações Configurações avançadas Códigos externos Google Analytics

Como vincular o Google Analytics na minha loja?

Passos para criar sua conta no Google Analytics e vinculá-la em sua loja.

Última atualização: 14/10/2021

Neste tutorial, mostraremos como vincular o "ID de acompanhamento" no painel administrativo de sua loja.

Com sua conta do Google Analytics criada e o ID de acompanhamento em mãos, é hora de vinculá-lo em sua loja,
 

1. Acesse o painel Administrador Nuvemshop

2. Siga pelo caminho "Configurações > Códigos externos" e procure pela seção Google Analytics.  


3. O próximo passo é cola o ID de acompanhamento da propriedade Google Analytcs no campo Google Analytics, igual o exemplo abaixo:


Para obter o ID de acompanhamento, siga os passos abaixo:

Não possuo ID de acompanhamento

1. Se você ainda não possui um ID de acompanhamento, primeiro é necessário criar sua conta no Google Analytics. Para isso siga os passos do tutorial 📝 Como criar uma conta no Google Analytics?.

2. Com a conta cria, retorne para esse tutorial  e siga os passos para vinculá-lo no painel de sua loja

Delete

Já possuo ID de acompanhamento

1. Se já possui uma conta no Google Analytics com uma propriedade Universal Google, acesse sua conta do 🌍 Google Analytics.

2. Dentro do painel da sua propriedade, no menu do lado esquerdo, Clique em "Administrador".


3. Na próxima tela, procure pelo da sua propriedade dentro da sua conto e acesse-a.


4. Dentro da propriedade, vá em "Informações de acompanhamento", abrirá mais opções, clique em "Código de acompanhamento".


5. Na próxima tela, você verá o ID de acompanhamento, basta copiar.


6. Com o ID em copia, continue seguindo os passos desse tutorial para vinculá-lo em sua loja.

Delete


4. Em seguida, procure pela seção "Como você vai medir suas conversões?". Nela, você deverá escolher qual ação representará uma conversão para sua loja e selecionar entre uma das seguintes opções:

  • O pedido tiver o pagamento confirmado
  • O checkout for concluído


Importante: 

se você selecionar a opção "O checkout for concluído", as estatísticas no Google Analytics serão diferentes daquelas que você visualiza na página de Estatísticas da Nuvemshop. Isso acontece porque consideramos como receita suas vendas pagas, e não a quantidade de checkouts concluídos.


4. Por fim, role até o final da página e clique no botão "Salvar Alterações".
5. No final, irá aparecer a mensagem que os dados do Google Analytics foram salvos:


Pronto, a integração de sua loja com o Google Analytics está concluída!

Importante: 

você deve aguardar a leitura das novas informações da sua loja virtual pelo Google, para conseguir observar os relatórios. Geralmente essa leitura acontece em cerca de 48h, e a partir daí o Analytics começará a registrar todos os dados.

O artigo ajudou você?