Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Meios de pagamento Informações gerais

Como funciona o processo de compra online?

Quais os passos para concluir uma compra, na visão do cliente e do vendedor

Última atualização: 23/11/2021

Para entender como funciona o processo de compra para o cliente e você (lojista), organizamos esse tutorial em duas partes: A venda para o lojista e o processo de compra para o cliente.

A venda para o lojista

1. Você receberá um e-mail da Nuvemshop, notificando que houve uma nova compra em sua loja virtual. 

2. Para ver essa compra, acesse o painel administrador Nuvemshop.

3. Siga pelo caminho "Vendas > Lista de Vendas" 

4. Uma vez dentro, você verá a lista de pedidos, na coluna Status do pedido poderá visualizar os seguintes status: 

  • Aguardando confirmação de pagamento
  • Pagamento rejeitado
  • Pronto para embalar
  • Pronto para envio
  • Pago e enviado

4. Para os pedidos com o status Aguardando confirmação de pagamento em até 72 horas, ou antes, você receberá um e-mail por parte do intermediador de pagamento, informando o status de pagamento dessa venda e dentro do painel, o status do pedido mudará para "Pronto para embalar".


Delete

Warning

Se a transação foi feita por algum outro meio, você deve fazer a análise de risco. Para te ajudar com essa análise, recomendamos o App CleaSale. Para saber mais, consulte o tutorial 📝 Como instalar o aplicativo ClearSale Total?.


5. Após isso, você Embalar, Enviar e notificar o envio do pedido ao o cliente. Para te ajudar na gestão dos pedidos, recomendamos a leitura do tutorial  📝 Como administrar os pedidos em minha Página de Vendas?. Caso precise de ajude para gerar etiquetas e recebidos, consulte o tutorial 📝 Como imprimir etiquetas e recibos para o envio dos pedidos?.

Delete

Success

Lembre-se que, o quanto antes você conseguir fazer isso mais rápido o cliente irá receber.


O processo de compra para o cliente

1. O cliente acessará sua loja 

2. Selecionará todos os produtos que ele deseja comprar. Depois confirmará os produtos no carrinho de compras e completará o checkout com os os dados para o pedido (nome, sobrenome, e-mail e telefone) depois dados de envio (caso seja necessário).

3. No mesmo momento, ele receberá um e-mail por parte da loja com a confirmação do pedido. Em até 72 horas ou antes, receberá um e-mail por parte do intermediador de pagamento (Caso a compra não seja feita via Intermediador a própria loja deverá enviar esse e-mail) com o comprovante de pagamento

4. Recebe o produto em sua casa (se não for para retirar em algum local, claro!).

O artigo ajudou você?