Como adicionar coleções na loja do Facebook e Instagram?
Saiba como você pode usar a nova funcionalidade das lojas do Facebook para destacar produtos específicos e organizá-los por coleções.
Última atualização: 09/01/2021
Após configurar a loja e vincular o catálogo de produtos no Facebook e Instagram, você poderá criar e destacar coleções que ajudam seus clientes a localizar com mais facilidade os itens dentro da loja.
O que são coleções?
O Facebook possui uma ferramenta chamada "Facebook shops" com a qual você pode configurar sua própria loja para Instagram e Facebook, proporcionando uma melhor experiência de compra para seus clientes e trazer mais tráfego para sua loja Nuvemshop.
Uma parte da ferramenta "Facebook shops" é justamente a possibilidade de organizar os seus produtos, para que os usuários que visitam o seu perfil possam saber o preço e outras especificações, para que seja possível iniciar uma compra a partir desse canal de venda.
Por outro lado, você também poderá criar coleções ou categorias de itens, organizando a sua loja do Facebook e Instagram. Essas coleções ajudam os visitantes do seu perfil a navegar com mais facilidade pelo catálogo de produtos e permitem que você personalize sua loja com imagens de capa e cores mais alinhadas com sua marca.
Cada coleção permitirá inserir:
- Um nome;
- Uma descrição;
- Uma capa;
- Entre 6 e 30 produtos.
Como criar uma coleção?
Abaixo explicamos o passo a passo para aproveitar essa nova funcionalidade:
Criar coleção
1. Acesse o Gerenciador de Negócios, na opção Gerenciador de Comércio, selecione a sua conta que deseja trabalhar.2. Na seção Visão geral, selecione a opção "Criar uma coleção".
3. Clique no botão azul "Criar coleção".
4. Na próxima etapa, você deverá definir o nome, a descrição e adicionar uma foto de capa para sua coleção. Assim que todas essas informações forem preenchidas, clique em "Avançar".
5. Em seguida, você poderá selecionar os produtos de seu catálogo que farão parte da coleção.

7. Na última etapa, verifique se todas as informações inseridas estão corretas e, por fim, pressione o botão "Confirmar".
8. Assim que a coleção for confirmada, ela estará em estado de "rascunho" (ou seja, ainda não foi publicada no Facebook ou Instagram). A próxima etapa é adicionar a coleção à loja para que possa ser publicada. Para isso, clique em Ir para o Configurador de loja.
Personalizando a loja e publicando a coleção
1. Na próxima tela, irá aparecer uma janela de boas-vindas, clique em "Começar" para fechar.
Dentro do Configurador de Loja, você verá são duas seções: Design e Estilo, a partir das quais poderá editar e finalizar a configuração da coleção criada.
👉Layout
Nesta seção, você será capaz de:
-
Destacar uma coleção - para ser exibido no topo da loja.
Nesta opção, você poderá escolher entre as coleções que criou, quais ficarão em destaque. Na visualização à direita você poderá visualizar a mudança na loja (do Facebook e / ou Instagram).
- Organize as coleções em uma seqüência - Com esta opção, você poderá escolher uma ou mais coleções para adicioná-las abaixo do estoque da loja, formando uma sequência.
👉 Estilo
Nesta opção, você será capaz de:
-
Editar - o texto e botões das coleções.
-
Altere a cor do botão de compras - para refletir a cor da sua marca.
2. Todas as alterações feitas serão salvas automaticamente.
E o design permanecerá no formato de rascunho.
Basta clicar em Editar novamente e e depois em Publicar atualizações