Para apresentar informações complementares aos seus cliente, você pode criar páginas de conteúdo em sua loja.

É possível criar páginas contendo diversos tipos de conteúdos, tanto em texto como incorporando códigos externos, que podem enriquecer suas páginas com vídeos, galerias, uma página externa, entre outros.

É importante ter esse tipo de página para ajudar seu cliente a entender melhor o processo de compra, conhecer sua marca e seus produtos, além de apresentar informações sobre sua política de privacidade, entre outros.

💡 Dica: se você já tem todas as páginas criadas, é importante organizar a apresentação delas em seu layout. Para saber como fazer isso, acesse o tutorial 👉 Como organizar minha barra de navegação? e coloque as páginas no menu principal da sua loja para ajudar a navegação de seus clientes.

🌟 Importante: as páginas das categorias e subcategorias são criadas automaticamente pela plataforma, você não precisa criá-las manualmente. Para saber como criar as categorias e subcategorias, consulte o tutorial 👉 Como criar categorias e subcategorias?.


Agora, te mostramos o passo a passo para criar essas páginas.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Layout > Páginas.


2
. Em seguida, clique em "Adicionar nova página", no canto superior direito.

Na janela que abrir, você deverá escolher o tipo de página que quer criar: 

Você pode escolher entre as seguintes opções:

  • Página em branco - é uma página onde você pode inserir qualquer informação que considere relevante para seu cliente;
  • Quem somos - onde você pode contar a história de sua empresa, o motivo de sua existência e seus objetivos dentro da sociedade;
  • Como comprar - passo a passo para que seu cliente realize uma compra em sua loja;
  • Trocas e Devoluções - políticas para que seu cliente possa fazer a troca. Recomenda-se colocar o prazo, em que condições o produto deve estar para que ocorra a troca, quem pagará o frete, etc;
  • Perguntas frequentes - recomendado criar após um período onde a loja já receba pedidos e dúvidas - iguais ou parecidas -, assim seu cliente não precisará esperar por você para ter a resposta.

 📌 Observação: com exceção da página em branco, todas as páginas possuem um modelo ou explicação em texto para te orientar a criar sua página de forma completa. Você pode seguir o exemplo ou excluir todo o conteúdo, criando o seu texto totalmente personalizado. 


Assim que escolhida qual tipo de página quer é só clicar em  "Criar página".

3. Agora é hora de editar o conteúdo da página. Veja abaixo a estrutura de edição de uma página:

  • Título -  aqui você coloca o nome da página. Recomendamos títulos curtos como: Catálogo, Nossa História, Depoimentos e assim por diante. Para quem tiver a opção de Loja Internacional com outro idioma configurado, aparecerá do lado a opção de dar o nome para a página em Inglês e em Espanhol;
  • Conteúdo - no campo de conteúdo é onde você escreverá as informações para seu cliente Você pode incluir textos, imagens e códigos de incorporação de terceiros, como vídeos do YouTube, áudios do Soundcloud, PDFs do Issuu, entre outros.

🌟 Importante: o editor de conteúdo não aceita emojis, por isso recomendamos que não adicione esse tipo de imagem nas páginas de conteúdo.

💡 Dicas:  se você quiser incorporar um vídeo, é só seguir os passos do tutorial 👉 Como colocar um vídeo dentro de uma página?. Já se quiser incorporar um blog ou uma página de um site externo, é só seguir os passos do tutorial 👉 Como vincular meu blog à minha loja virtual?.

Como funciona a barra de edições?

A barra de edição funciona mais ou menos como a barra do Word, e ajudará na formatação do conteúdo. 

💡 Dica: a formatação da página seguirá o padrão do layout da loja. Isso significa que se você criar o texto da página no Word e formatá-lo, por exemplo, ao copiar e colar o conteúdo na página, a formatação não será obedecida. Para que isso seja possível, é necessário ter conhecimentos mais avançados e CSS e HTML, e customizar o layout para os padrões que desejar exibir os conteúdos.

Adicionando outros recursos visuais

No campo de conteúdo, é possível adicionar outros elementos para enriquecer a sua página. Consulte os tutoriais a seguir para saber mais detalhes:

Edição do código-fonte da página

Para adicionar os recursos mencionados anteriormente, será necessário utilizar a funcionalidade de edição do código-fonte da página. Por essa funcionalidade é possível incorporar diversos outros elementos à página, porém recomendamos que a opção Código-Fonte seja utilizada apenas por quem tem conhecimentos intermediários à avançados de HTML. Customizações erradas podem desconfigurar a página.

Publicando a página

Após inserir todo conteúdo desejado, você precisará escolher se essa página será pública ou apenas um rascunho.

Feitas todas essas configurações, é hora de salvar, clicando em "Criar página".

E pronto, página criada! 

💡 Dica: você pode criar quantas páginas quiser, inclusive páginas específicas para serem exibidas apenas no menu do rodapé. É importante ressaltar que as páginas criadas podem ou não serem adicionadas ao menu principal da loja. Para saber como configurar o menu principal, acesse o tutorial 👉 Como organizar a barra de navegação? e para saber como configurar o menu do rodapé, consulte os passos do tutorial 👉 Como adicionar um menu no rodapé?.

Recursos para criar páginas de conteúdo completas

Página "Quem Somos"

Essa é uma página muito importante para sua loja. Além de dar um toque mais pessoal, ajuda a seus clientes se identificarem com o conceito e história de sua marca. Compartilhamos abaixo alguns exemplos de páginas "Quem Somos" de lojas da Nuvem Shop:

Página "Como comprar"

Apesar de ser bem intuitivo, você pode criar uma página explicando o processo de compra de sua loja. Compartilhamos abaixo um exemplo de página "Como comprar" de uma loja da Nuvem Shop:

Página "Política de trocas"

É altamente recomendável incluir um política de trocas e devoluções em sua loja, para gerar mais confiança em seus clientes. Você deve informar como será feita a coleta para a devolução, entre outros detalhes operacionais de sua loja. Compartilhamos abaixo alguns exemplos de páginas "Política de trocas" de lojas da Nuvem Shop:

Página "Perguntas frequentes"

Incluir uma seção de FAQs pode te ajudar a responder as dúvidas comuns de seus clientes de forma rápida e completa, sem a necessidade de um contato por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. 

Página "Política de privacidade"

Esta página é importante e exigida por alguns serviços que você poderá querer agregar à sua loja, como a Loja do Facebook ou o Google Shopping. Assista ao vídeo a seguir para saber como criar o conteúdo desta página:

Compartilhamos abaixo alguns exemplos de páginas "Política de privacidade" de lojas da Nuvem Shop:

Encontrou sua resposta?